A Organização das Nações Unidas (ONU) divulga, nesta sexta-feira (27), a versão preliminar do quinto relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), o painel do clima da ONU.
Tudo indica que as projeções da mudança climática não serão relacionadas ao aumento de temperatura, mas, ao aumento do nível do mar.
O quarto relatório projetava, em 2007, um aumento de 18 cm a 59 cm.
O próximo pode anunciar uma margem entre 28 cm e 89 cm de aumento até 2100.
Uma mudança da escala de dezenas de centímetros na projeção não é pequena. A margem de erro para o cenário mais pessimista chega a quase um metro de altura, o que afetaria áreas habitadas por algumas dezenas de milhares de pessoas.
O Uniblog já havia falado no assunto, anteriormente, ao comentar previsões feitas pelo climatologista Carlos Nobre, do Ministério de Ciência Tecnologia, sobre o relatório do IPCC. Ele alertou para o problema do aquecimento global e dos oceanos por causa da emissão de gases como o Gás Carbono.
Carlos Nobre alertou que quem está nascendo agora, ou tem até 10 anos, viverá, em 2050, em um planeta em que o Continente Ártico ficará sem gelo no verão.
Divulgação/Folha de SP Online\Nasa/France Presse