A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou, nesta quinta-feira (8), o Mestrado em Recursos Aquáticos e Pesca, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).
O objetivo é formar profissionais em recursos aquáticos e pesca, engajados na docência e na pesquisa científica relacionadas à bioecologia dos recursos pesqueiros e às formas de monitoramento, manejo e educação ambiental, direcionados para os recursos aquáticos e pesca.
A sociedade será beneficiada com profissionais especializados em avaliação e gestão de recursos pesqueiros marinhos e estuarinos; conservação e controle de qualidade do pescado; estudos de impacto ambiental de iniciativas de pesca; e educação ambiental para comunidades pesqueiras.
As três linhas de pesquisas são “Biomonitoramento e gestão de recursos pesqueiros”, Produção pesqueira e educação ambiental em comunidades de Pescadores” e “Bioecologia de recursos aquáticos e qualidade do pescado”.
O quadro de 10 professores vem de cursos da Uema, do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Do quadro de colaboradores do Mestrado, dois professores do Programa de Pós-graduação em Recursos Pesqueiros e Aquicultura, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, e do Programa de Pós-Graduação em Biologia Ambiental (Campus de Bragança), da Universidade Federal do Pará.
O corpo docente é composto pelos professores Audalio Rebelo Torres Junior, Carlos Riedel Porto Carreiro, Débora Martins Silva Santos, Elmary da Costa Fraga, Erivania Gomes Teixeira, Maria Claudene Barros, Nivaldo Magalhães Piorski, Péricles Sena do Rego, Raimunda Nonata Fortes Carvalho Neta, Rosangela Paula Teixeira Lessa, Thales Passos de Andrade, Zafira da Silva de Almeida.
resultado CAPES – aprovacao Mestrado em Recursos Aquaticos e Pesca