Morre Ronnie ‘Bop’ Williams, aos 78 anos

0comentário

No dia 18 de abril, aos 78 anos de idade, faleceu o renomado guitarrista, compositor e produtor jamaicano Ranford Williams, conhecido artisticamente como Ronnie ‘Bop’ Williams. A notícia do seu falecimento só foi divulgada recentemente, em 10 de julho, pelo jornalista Nicholas Jennings.

Ronnie ‘Bop’ Williams sucumbiu devido a complicações do diabetes e infecção generalizada, após ser internado. Nascido em Spanish Town, Jamaica, em 8 de novembro de 1942, ele deixou uma marca indelével na história da música ao contribuir para a evolução e popularização do reggae em todo o mundo.

Sua carreira musical foi marcada por colaborações significativas, incluindo trabalhos com ícones como Bob Marley, Jimmy Cliff, Johnny Nash e Toots And The Maytals. Além disso, ele desempenhou um papel crucial nos estúdios, trabalhando para figuras proeminentes como Duke Reid, Bunny Lee e Lee Perry, assim como para gravadoras notáveis, incluindo Trojan e Treasure Isle. A guitarra de Ronnie ‘Bop’ Williams fez parte de várias composições de sucesso, notavelmente em músicas como “Small Axe”, “Kaya”, “Trenchtown Rock”, “Sun Is Shining” e “Don’t Rock My Boat”, de Bob Marley.

Seu legado musical também se estendeu à icônica faixa “The Liquidator”, de Harry J All Stars, que se tornou um hino do futebol inglês. Em São Luís, suas contribuições foram aclamadas, com singles como “Cecilia”, “Tenderness” e “Little Boy”, presentes na coletânea “I Can’t Resist Your Tenderness”, de Ginger Wiiliams, com sua assinatura.

Até sua partida, Ronnie ‘Bop’ Williams residia em Toronto, Canadá, junto com sua esposa e cinco filhos. Sua influência perdurará através de sua música e das marcas que deixou na cena musical global.

sem comentário »

“Reggae Agarradinho” pode virar Patrimônio Cultural Imaterial do Maranhão

0comentário

Há quatro décadas atrás, Bob Marley, já considerado sem esperança pelos médicos, regressava da Alemanha para a Jamaica, visando passar seus derradeiros momentos ao lado da família. No entanto, em seu percurso de regresso, ele acabou sendo hospitalizado de forma urgente em um centro médico de Miami, onde veio a falecer em 11 de maio de 1981, aos 36 anos, vítima de um câncer.

No contexto brasileiro, o dia 11 de maio foi designado como o Dia Nacional do Reggae, uma homenagem à memória do músico. Desde os anos 1970, a música reggae originária da Jamaica influenciou diversos estilos musicais, comportamentos e estéticas por várias regiões do país. Entre essas localidades, São Luís do Maranhão é frequentemente comparada à “Jamaica brasileira”, devido à concentração de espaços onde se ouve o ritmo jamaicano e se pratica a dança em par, conhecida como “agarradinho”.

A tradicional dança do reggae no Maranhão, um aspecto distintivo da cultura local, está em vias de ser reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial. No Dia Nacional do Reggae, o Museu do Reggae do Maranhão apresentou a proposta para o tombamento dessa tradição no Livro de Registro das Formas de Expressão, conforme previsto na Lei nº 10.514, datada de 05 de outubro de 2016.

A avaliação da proposta caberá ao secretário de Estado da Cultura, Anderson Lindoso, que decidirá se a encaminha para aprovação junto ao governador Flávio Dino. Lindoso ressaltou que o estilo de dança do reggae no Maranhão é autêntico e fortemente enraizado na identidade maranhense.

A relação de São Luís com o reggae teve início na década de 1970, quando marinheiros traziam consigo discos da Jamaica, os quais acabavam sendo distribuídos nas zonas de prostituição como forma de pagamento pelos serviços. Além disso, a sintonização de ondas de rádio do Caribe também contribuiu para a difusão desse gênero musical. Com o passar do tempo, o reggae conquistou território na periferia da cidade e ganhou uma base fiel de adeptos. Durante a década de 1980, São Luís já contava com uma considerável quantidade de clubes, salões e programas de rádio dedicados exclusivamente a esse ritmo. A influência jamaicana também deixou sua marca no modo de falar e no vestuário das pessoas.

sem comentário »

Rusty Zinn mostra em live a grandeza de “She Comes From Nothing” no formato voz e violão

0comentário

Durante o sombrio período da pandemia, Rusty Zinn e Clinton Fearon trouxeram um pouco de entretenimento ao público através de uma live no Instagram, onde o foco principal foi a música reggae.

Durante a transmissão, que teve duração de aproximadamente uma hora, Rusty encantou a audiência com uma versão voz e violão de seu maior sucesso em São Luís, “She Comes From Nothing”.

Em uma breve conversa, Rusty expressou a importância de cuidarmos de nós mesmos e deu permissão para compartilhar o vídeo em meu perfil. Para conferir, acesse aqui.

sem comentário »

Paramount Pictures anuncia diretor da cinebiografia de Bob Marley

0comentário

A Paramount contratou o cineasta Reinaldo Marcus Green (que comandou o inédito King Richard para a Warner Bros.) para dirigir a cinebiografia de Bob Marley em desenvolvimento no estúdio.

Ainda sem título, o projeto tem apoio da família do cantor e produção de Rita, Cedella e Ziggy Marley através da empresa jamaicana Tuff Gong.

“Estou muito animado por trabalhar no compartilhamento do legado do nosso pai. É uma responsabilidade incrível que assumimos com Reinaldo e a equipe da Paramount para contar a história de uma forma que realmente o honre e ao mesmo tempo que irá entreter, iluminar, elevar e inspirar seus fãs e públicos ao redor do mundo. É como abrir uma janela que nunca foi aberta antes”, disse Ziggy Marley.

O filme gira em torno da vida e obra de Marley, grande embaixador do reggae. O próximo passo é partir em busca de um ator para o papel.

O estúdio não anunciou uma data de estreia para o longa.

Bob Marley é considerado o maior expoente do estilo. Sua música simboliza protesto, a emancipação e a busca pela liberdade. O “rei do reggae” vendeu mais de 200 milhões de álbuns em todo o mundo. Ele morreu em Miami, em 11 de maio de 1981, aos 36 anos de idade.

sem comentário »

“Deeper Pocket” é o novo single de Carl Malcolm!

0comentário

No final de fevereiro, o cantor e compositor Carl Malcolm lançou o single “Deeper Pocket”. A parceria com o produtor musical Willie Lindo, da “Heavy Beat Record”, está disponível nas plataformas digitais.

A canção é uma prévia do próximo álbum, ainda sem data de lançamento.

As letras próprias e bem-humoradas do artista tornaram-se bastante populares na Jamaica e no Reino Unido. Entre elas, estão “Fattie Bum Bum”, “No Jestering” e “Miss Wire Waist”.

“Eu escrevi mais de 1000 canções e nunca parei de gravar meu próprio material. Acho que essa é a única maneira de contribuir com a difusão da cultura”, disse Malcolm.

Você pode ouvir a nova música de Carl Malcolm nos programas Reggae Point e Reggae Vibe, da Mirante FM.

djwaldiney

sem comentário »

Junior Holt compartilha detalhes do novo álbum e a homenagem a John Holt no podcast com DJ Waldiney

0comentário

O podcast apresenta uma entrevista exclusiva com Junior Holt, o filho do lendário John Holt, ícone do reggae jamaicano. Nessa entrevista, Junior fala sobre a regravação da música “Wild Fire” e compartilha detalhes interessantes sobre o álbum “Tributo A John Holt” e outros tópicos inéditos. Para obter mais informações, sintonize-se agora mesmo com o DJ Waldiney e aproveite a conversa em poucos minutos. Acesse aqui para conferir!

sem comentário »

Satta Massagana, do grupo The Abyssinians, completa 50 anos!

0comentário

“Satta Massagana,” escrita pelos jamaicanos Bernard Collins, Donald Manning e Linford Manning, celebra seu quinquagésimo aniversário neste ano de 2021.

Embora tenha sido gravada pela primeira vez em 1969, a música só foi lançada em 1971 pelo Studio One, de Coxsone Dodd. Além de se tornar um hino para os adeptos do movimento rastafári, essa composição também se destacou como um dos grandes sucessos do gênero reggae.

O jornal “The Guardian” incluiu “Satta Massagana” em uma lista de músicas que todos deveriam ouvir antes de morrer. A música foi descrita como “uma das músicas que transcendeu todas as fronteiras” e se tornou uma referência devido à sua importância e beleza clássica.

O trio “The Abyssinians” continua ativo, realizando shows que atraem grandes multidões. Em 2017, eles se apresentaram em várias cidades brasileiras como Recife, São Paulo, Aracaju e Salvador. Os shows do grupo receberam aplausos tanto do público quanto da crítica. Mesmo sem lançar um novo álbum nos últimos anos, os músicos estão ansiosos para voltar aos palcos e entoar seus grandes sucessos.

@djwaldiney

sem comentário »

Kaya na Gandaia lança single com Lei Di Dai e o astro britânico do reggae Pato Banton

0comentário

Neste atípico 2021, os blocos carnavalescos tiveram que se reinventar, buscando novas formas de se conectar ao público, longe das ruas. Sem poder arrastar multidões como tem feito nos últimos 8 anos, o Kaya na Gandaia, bloco paulistano de reggae, se dedicou a gravar seu disco de estreia. 

Após lançar o clipe do samba-reggae “Te Ver Bailar” no último dia 12, véspera de Carnaval, o bloco paulistano libera nesta sexta, dia 19, mais um single do seu primeiro disco. “São Paulo” é uma música poderosa, que já nasce hit nas vozes de Lei Di Dai, rainha do dancehall brasileiro e vocalista do bloco, e o cantor britânico Pato Banton, conhecido em todo o mundo por sucessos como “Go Pato” e “Groovin”.

“Essa música, que é de co-autoria da Lei Di Dai com o Pato Banton, realizou muitos sonhos nossos ao mesmo tempo. Além da honra de gravar com um artista como o Pato, a gente conseguiu incluir na música um riddim do Toots (Hibbert, jamaicano líder de Toots and The Maytals, falecido em 2020), então foi uma forma de homenagear ele também. Pra completar, outro sonho antigo do bloco foi resgatado, que era tocar um ritmo nyabinghi (ritmo ancestral conectado ao movimento rastafari) com a nossa batucada de carnaval”, conta Digo Amazonas, um dos fundadores do Kaya na Gandaia. 

O álbum “Abrindo Os Caminhos Pro Meu Carnaval”, que será lançado no final deste mês, conta também com participações de importantes figuras da cena musical brasileira, como Roberto Barreto (BaianaSystem) e Afoxé Amigos de Katendê (fundado por Môa do Katendê e Mestre Plínio), entre outros. 

sem comentário »

Morre U Roy, mestre do reggae e pioneiro do estilo toasting

0comentário

Ewart Beckford, mais conhecido como Daddy U-Roy, o renomado vocalista jamaicano e pioneiro do toasting, faleceu no Hospital Universitário das Ilhas Ocidentais, na Jamaica, nesta quarta-feira, 17. Infelizmente, ele sofreu três paradas cardíacas após uma cirurgia na bexiga e não resistiu.

Nascido em Jones Town, Kingston, Jamaica, U-Roy é reconhecido como um dos primeiros MCs da história, sendo um dos pioneiros na técnica de toasting. Essa técnica envolve improvisações vocais sobre bases instrumentais, algo semelhante às rimas do rap, mas com um estilo de canto falado.

Devido ao seu profundo amor pelo reggae, U-Roy era carinhosamente chamado de “The Godfather of Reggae” e “The Originator”. Em sua visita ao Brasil em 2001, ele se apresentou no Maranhão Roots Reggae Festival, onde cantou sucessos como “Wear You To The Ball”, “Runaway Girl” e “Natty Rebel”, sendo muito elogiado pelo público.

Ele lançou cerca de 20 álbuns ao longo de sua carreira, colaborou com artistas como Lee Perry e Peter Tosh, e em 2004 participou do álbum “True Love” do grupo Toots & The Maytals, que ganhou um Grammy. Seu legado na música jamaicana foi tão importante que ele recebeu a “Ordem de Distinção” do governo jamaicano em 2007.

Seu álbum mais recente, “Pray Fi Di People”, foi lançado em 2012. Com sua partida, a música perdeu um verdadeiro mestre. Descanse em paz, U-Roy

@djwaldiney

sem comentário »

Cantor Johnny Clarke revela os bastidores de seus maiores sucessos em entrevista exclusiva

0comentário

No podcast desta quinta-feira, você poderá ouvir uma entrevista exclusiva com o cantor Johnny Clarke, conduzida pelo DJ Waldiney. Nesta entrevista inédita, Clarke aborda sua turnê pelo Brasil e discute suas primeiras músicas de sucesso, incluindo “My Desire” e “None Shall Escape The Judgment”. Não perca essa oportunidade e clique aqui para acessar o podcast.

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/reggaepoint/wp-admin/
Twitter Facebook RSS