
O guitarrista, compositor e produtor jamaicano Ranford Williams, conhecido no meio artístico como Ronnie ‘Bop’ Williams, morreu no dia 18 de abril, aos 78 anos de idade. No entanto, a notícia só foi dada nessa segunda-feira (10). A informação foi confirmada pelo jornalista Nicholas Jennings.
Ronnie morreu em decorrência de infecção generalizada e de complicações do diabetes após ser internado.
Nascido em Spanish Town, Jamaica, em 8 de novembro de 1942, Bop contribuiu com centenas de gravações que ajudaram a moldar o reggae e popularizá-lo em todo mundo.
Ele tocou com Bob Marley, Jimmy Cliff, Johnny Nash e Toots And The Maytals e, ainda, trabalhou para proprietários de estúdios famosos, como por exemplo, Duke Reid, Bunny Lee e Lee Perry, além das gravadoras Trojan e Treasure Isle.
Sua guitarra está presente em várias composições de sucesso, como “Small Axe”, “Kaya”, “Trenchtown Rock”, “Sun Is Shining” e “Don’t Rock My Boat”, de Bob Marley.
Ronnie também colaborou com o sucesso de “The Liquidator”, de Harry J Allstars, que se tornou um hino do futebol inglês.
Em São Luís, o ex-mebro do grupo The Supersonicsfez sucesso com os singles “Cecilia”, “Tenderness” e “Little Boy”, presentes na coletânea “I Can’t Resist Your Tenderness”, de Ginger Wiiliams, assinada por ele.
Ronnie Williams morava em Toronto, no Canadá, com a esposa e mais cinco filhos.
(Foto: Belo Roots)