Brigas judiciais, ações e dinheiro envolvem o legado de Bob Marley

3comentários

Na semana passada, outra briga pelo controle do uso comercial da imagem de Bob Marley (nome, letras e tudo associado com o maior nome do reggae) aconteceu envolvendo membros da própria família. Esta luta é apenas a mais recente de uma longa lista de batalhas judiciais que envolve Rita Marley, filhos e um ex-cunhado. O problema é que o cantor não deixou nada escrito mesmo sabendo que estava morrendo, pelo menos um ano antes de falecer. A fé rastafari não o permitiu criar um testamento, o que acarretou ao seu legado, em anos posteriores, um longo processo judicial diante às leis jamaicanas.

No mês passado, a família de Bob Marley abriu um processo contra um meio-irmão do cantor que estaria usando seu nome para vender uma série de produtos. De acordo com o sites TMZ e Jahblemmuzik, Rita Marley (viúva do cantor) e nove de seus filhos processaram Richard Booker, irmão de Bob por parte de pai, por violação de marca e uso não autorizado da imagem da lenda do reggae. De acordo com o processo, Booker registrou a marca “Mama Marley” para vender vários produtos de peixes, aves, bebidas energéticas e álcool. Ele também estaria utilizando a imagem e o nome do cantor para divulgar um festival anual em Miami chamado 9 Mile Music Festival. Ironicamente, Stephen, Damian e Julian Marley estão escalados para tocar no festival 9 Mile no próximo ano (2012).

Pensa que acabou? Um esquema de fraude foi descoberto por ex-administradores de Marley e revelou que os advogados de Rita forjaram documentos importantes que lhe dariam controle geral sobre a herança deixada pelo seu marido, Bob Marley. Em defesa, ela alegou que seguiu apenas conselhos dos seus advogados. No final, muita gente foi indiciada por falsificação de documento.

No ano que completou 30 anos sem o maior ídolo do reggae de todos os tempos, que contribuiu para a difusão da paz no mundo através de suas canções, tais brigas e processos por causa da posse do seu legado nos levam a questionar: será que o Rei do Reggae ficaria satisfeito com o que está acontecendo?

DJ Waldiney

3 comentários para "Brigas judiciais, ações e dinheiro envolvem o legado de Bob Marley"


  1. rasta

    Com certeza não…alguém que pregava a paz e a união em suas músicas, não gostaria de ver a sua propria familia brigando assim, envolta de processos pela posse da imagem e memória dele. Uma pena!!!

  2. DIEGO FERREIRA

    LOGICO Q NAO GOSTARIA DE VER SEUS FAMILIARES BRIGANDO EMTRE SI POR DINHEIRO, O REI NUNCA CONCORDARIA COM TAL FATO..

  3. Juniel de Oliveira Colho

    Eu adorei muitíssimo, não deixou herança para ninguém eu faria o mesmo, ainda mais sendo idiotas como são, aposto que bob marley ficaria feliz, ainda mais depois de terem tentado burlar para recebimento de herança, seria uma bela alternativa doar toda a grana para alguma instituição que garanta o uso legal deste dinheiro para beneficiar a milhões de seres humanos, que deveria de ser pessoas de sua região/país/cidade.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS