São Luís recebe reconhecimento nacional como Capital do Reggae

0comentário
Bar do Nelson

O reggae fez sua entrada em São Luís no início da década de 70 e gradualmente se tornou parte integrante da cultura maranhense. Inicialmente, encontrou um lar na periferia da cidade, onde desenvolveu características distintas na versão nacional, incluindo a dança coladinho e a sonorização pelas potentes radiolas (conhecidas como soundsystem na Jamaica).

Após mais de 50 anos desde sua chegada, São Luís conquistou oficialmente o título de Capital Nacional do Reggae, graças à promulgação da Lei 14.668, que foi publicada no Diário Oficial da União em 12 de setembro.

O reggae, originário da Jamaica no final dos anos 60, é conhecido por seu ritmo alegre e dançante, bem como por suas letras que abordam temas como discriminação racial, religião, problemas sociais, política e amor. Essas influências chegaram aos maranhenses através das ondas curtas das rádios caribenhas e por meio dos marinheiros que desembarcavam no Porto do Itaqui.

A história do reggae em São Luís é rica em detalhes fascinantes, muitos dos quais compartilham semelhanças com o país caribenho, principalmente em relação à sua origem africana.

É importante destacar que São Luís abriga uma próspera cadeia produtiva relacionada ao reggae, e a esperança é que esse reconhecimento oficial beneficie positivamente aqueles que realmente dependem desse movimento. Atualmente, muitas vezes, não se recebe o apoio necessário para fortalecer o movimento em sua totalidade.

djwaldiney

sem comentário »

São Luís se prepara para o 12º Tributo a Gregory Isaacs: Homenagem ao Papa do Reggae

0comentário
Gregory Isaacs

São Luís já começa a se preparar para o evento anual que homenageia o lendário cantor jamaicano Gregory Isaacs, tão adorado na “Jamaica Brasileira” quanto o icônico Bob Marley, o rei do reggae. Indiscutivelmente, Gregory Isaacs é o cantor de reggae mais celebrado nas festas e nas rádios do Maranhão. Este ano, a 12ª edição do Tributo a Gregory Isaacs: Homenagem ao Papa do Reggae está marcada para o dia 12 de novembro e terá como palco a Choperia Marcelo, localizada no bairro da Forquilha. O evento disponibiliza uma camiseta personalizada que exibe imagens emblemáticas do cantor em diferentes fases de sua vida, bem como representações de singles que o consagraram em nossa região, acompanhadas das cores simbólicas do reggae. As camisetas já estão disponíveis para compra, e mais informações podem ser encontradas aqui.

O Tributo a Gregory Isaacs já deixou sua marca em algumas das casas de reggae mais icônicas da ilha e, este ano, encontra sua nova morada na Choperia Marcelo. Prometem-se 12 horas de homenagens ao “Cool Ruler” do reggae, com um repertório recheado de clássicos jamaicanos de outros artistas. O evento tradicional está agendado para começar às 14 horas e contará com a presença de atrações de destaque, incluindo DJ Waldiney, Dread Silver, Sandra Marley e a estreia no palco do Tributo Oficial das equipes de DJs: Super Memory Vinil e os Irmãos Metralhas. Uma estrutura de grande porte será montada para receber o público, que tem comparecido fielmente em todas as edições e contribuído para elevar ainda mais o status das homenagens ao artista jamaicano. O Tributo a Gregory Isaacs já contou com grandes atrações, como a extinta equipe Mega Vibes, Capital Roots e até mesmo o filho de Gregory, Kevin Isaacs.

Gregory Isaacs nos deixou aos 59 anos, após uma batalha de um ano contra o câncer de pulmão. Suas letras românticas o destacaram como uma figura proeminente no mundo do reggae. Iniciando sua carreira de gravação na adolescência, ele alcançou a fama nos anos 1970 com sucessos como “Love is Overdue” e “All I Have Is Love”.

Em 1982, lançou uma de suas maiores músicas, “Night Nurse”, que até ganhou uma versão pelo grupo “Simply Red”. Durante sua carreira, Isaacs enfrentou problemas legais devido ao vício em cocaína, uma droga que ele descreveu em entrevistas como “uma grande escola, mas que cobra o preço mais alto”.

Isaacs deixou um legado impressionante na cena do reggae, gravando dezenas de álbuns ao longo de sua carreira, com seu último lançamento em 2008, o álbum “Brand New Me”.

Seu último show em São Luís foi em 2009, ao lado de John Holt.

djwaldiney

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/reggaepoint/wp-admin/
Twitter Facebook RSS