Neste atípico 2021, os blocos carnavalescos tiveram que se reinventar, buscando novas formas de se conectar ao público, longe das ruas. Sem poder arrastar multidões como tem feito nos últimos 8 anos, o Kaya na Gandaia, bloco paulistano de reggae, se dedicou a gravar seu disco de estreia.
Após lançar o clipe do samba-reggae “Te Ver Bailar” no último dia 12, véspera de Carnaval, o bloco paulistano libera nesta sexta, dia 19, mais um single do seu primeiro disco. “São Paulo” é uma música poderosa, que já nasce hit nas vozes de Lei Di Dai, rainha do dancehall brasileiro e vocalista do bloco, e o cantor britânico Pato Banton, conhecido em todo o mundo por sucessos como “Go Pato” e “Groovin”.
“Essa música, que é de co-autoria da Lei Di Dai com o Pato Banton, realizou muitos sonhos nossos ao mesmo tempo. Além da honra de gravar com um artista como o Pato, a gente conseguiu incluir na música um riddim do Toots (Hibbert, jamaicano líder de Toots and The Maytals, falecido em 2020), então foi uma forma de homenagear ele também. Pra completar, outro sonho antigo do bloco foi resgatado, que era tocar um ritmo nyabinghi (ritmo ancestral conectado ao movimento rastafari) com a nossa batucada de carnaval”, conta Digo Amazonas, um dos fundadores do Kaya na Gandaia.
O álbum “Abrindo Os Caminhos Pro Meu Carnaval”, que será lançado no final deste mês, conta também com participações de importantes figuras da cena musical brasileira, como Roberto Barreto (BaianaSystem) e Afoxé Amigos de Katendê (fundado por Môa do Katendê e Mestre Plínio), entre outros.