Morre U Roy, mestre do reggae e pioneiro do estilo toasting
Ewart Beckford, mais conhecido como Daddy U-Roy, o renomado vocalista jamaicano e pioneiro do toasting, faleceu no Hospital Universitário das Ilhas Ocidentais, na Jamaica, nesta quarta-feira, 17. Infelizmente, ele sofreu três paradas cardíacas após uma cirurgia na bexiga e não resistiu.
Nascido em Jones Town, Kingston, Jamaica, U-Roy é reconhecido como um dos primeiros MCs da história, sendo um dos pioneiros na técnica de toasting. Essa técnica envolve improvisações vocais sobre bases instrumentais, algo semelhante às rimas do rap, mas com um estilo de canto falado.
Devido ao seu profundo amor pelo reggae, U-Roy era carinhosamente chamado de “The Godfather of Reggae” e “The Originator”. Em sua visita ao Brasil em 2001, ele se apresentou no Maranhão Roots Reggae Festival, onde cantou sucessos como “Wear You To The Ball”, “Runaway Girl” e “Natty Rebel”, sendo muito elogiado pelo público.
Ele lançou cerca de 20 álbuns ao longo de sua carreira, colaborou com artistas como Lee Perry e Peter Tosh, e em 2004 participou do álbum “True Love” do grupo Toots & The Maytals, que ganhou um Grammy. Seu legado na música jamaicana foi tão importante que ele recebeu a “Ordem de Distinção” do governo jamaicano em 2007.
Seu álbum mais recente, “Pray Fi Di People”, foi lançado em 2012. Com sua partida, a música perdeu um verdadeiro mestre. Descanse em paz, U-Roy