É como muita tristeza que divulgo a morte do músico Rico Rodriguez, conhecido em São Luís pelas músicas Jungle Beat (trilha de abertura do programa Bumba Beat, de Otávio Rodriguez) e Africa, de 1977. A morte da lenda do reggae foi confirmada nesta sexta-feira, 4, pelo cantor Dennis Alcapone.
Rico suavizou as melodias do trombone, bastante utilizadas no Ska, adaptando o instrumento para o reggae. Seu nome de batismo é Emmanuel Rodriguez, mas o mundo o conhece por Rico Rodriguez. Aprendeu a tocar trombone na memorável escola Alpha Boys School e, assim como muitos que passaram por lá, era órfão.
Nasceu em 17 de outubro de 1934 em Kingston, Jamaica, mas seguiu carreira para a Grã-Bretanha onde começou a tocar com as bandas de reggae inglesas, tornou-se popular e ganhou reconhecimento.
Meu amigo Greg Fernandes (da You And Me On A Jamborre) que conheceu o artista em 2013, em São Paulo, afirmara que o cantor já nesse ano encontrava-se debilitado e nem tocou seu trombone no show, sendo substituído por outro músico. A causa da morte foi um colapso pulmonar, além de outras infecções. Ele tinha 81 anos.