A novidade do Maranhão Roots Reggae Festival: a tenda roots
Se formos descrever todas as motivações que tornam viável a realização de um evento de reggae – que congregue artistas, bandas nacionais e internacionais, além de, radiolas e equipes de DJs – poderíamos começar por razões bastante amplas, tais como culturais e também econômicas. Mas nada seria possível sem a presença dos idealizadores, aqueles que com ideias tímidas e informais tornam possíveis grandes acontecimentos.
O Maranhão Roots Reggae Festival não foge à regra. Este evento é resultado de décadas de permanência e atualização do ritmo na ilha. Você sabe quem o idealizou?
O cantor e compositor Fauzy Beydoun tinha como objetivo realizar um evento de Reggae no Maranhão, como vistas a oferecer à população maranhense o que atualmente se produz de melhor no mundo, em termos de reggae. Além disso, existia o interesse em constituir um atrativo turístico aos amantes da arte musical de Bob Marley, a qual marcou uma geração por todo o mundo.
Assim, Fauzy e Neto Franco (integrante do Sistema Mirante de Comunicação) reuniram suas ideias e as colocaram em prática para a construção deste grande festival. Durante as três edições já realizadas (2001, 2003 e 2005) vários atrativos foram apresentados, como telão, dois palcos, merchandising, camarotes, etc.
Este ano o Festival trará um elemento que já faz parte de outros eventos pela ilha: a tenda roots. De modo específico a sua origem remonta do ano de 2007. Neste ano, a expectativa já era grande para mais uma realização do Festival. Eu assumira a locução do Reggae Point e comandava as noites da capital com a equipe Mega Vibes, junto com meu parceiro Henrique Chaves. Era o ano do projeto “Na Ponta da Agulha / Reggae Solidário” – espaço que reuniu dezenas de colecionadores de vinis de reggae e recebeu um público cativo com o objetivo de arrecadar donativos a famílias carentes. O sucesso levou-me a pensar que era possível realizar algo simultâneo aos shows. Eu havia batizado de “Espaço Reggae Point”. Mas para o meu desânimo não foi realizado o Festival naquele ano. Todavia não desanimei e externei para Henrique Chaves a vontade de apresentar a proposta no Sunsplash Reggae Festival 2009 (encontro de John Holt e Gregory Isaacs). Fomos até o Deputado Pinto Itamaraty – que não hesitou ao ouvir o que tínhamos a falar. Afirmou ser muito interessante e inusitado e, atendendo ao pedido, logo batizou o projeto de Tenda Roots.
A Tenda Roots, portanto, teve seu marco inicial no dia 15 de novembro de 2009, com a presença de base da equipe Mega Vibes e grupos de colecionadores – direcionada por Tarcísio Selektah.
A novidade ganhou até as cidades de Fortaleza e Belém nos últimos anos.