Morre o vocalista Leonard Dillon, líder do grupo The Ethiopians
Morreu nesta quarta-feira (28) aos 68 anos, o cantor jamaicano Leonard Dillon, líder do lendário grupo The Ethiopians. Segundo informações, Dillon vinha lutando contra um tumor no cérebro, diagnosticado no início deste ano. De acordo com Patrice, filha do cantor, seu pai havia se submetido a uma cirurgia em fevereiro para a retirada desse tumor. Aparentemente estava muito bem. Porém, 4 meses depois a doença voltou a se manifestar e com maior intensidade, afetando também os pulmões e a próstata. Após um período internado em um hospital municipal, sem mais nenhuma chance de recuperação, Leonard passou os últimos dias na casa da filha em Kingston, na Jamaica, onde faleceu.
Em meados da década de 60, Dillon conheceu Stephenson Taylor e Aston Morris e formaram o grupo The Ethiopians. Juntos gravaram nas décadas de 60 e 70 seus maiores sucessos: “Train To Skaville, “Everything Crash”, “The Whip”, “No Baptism”, “Pirate” e “Good Ambition”.
Com a morte de Stephen Taylor em 1975, o grupo se dividiu. Posteriormente, Dillon gravou alguns de seus principais álbuns, os famosos “Open The Gate of Zion” – para o produtor Alvin Rangling, “Dread Prophesy” – parceria com a banda The Gladiators, “On The Road Again” e seu último trabalho, “Tuffer Than Stone”.
Líder de um dos grupos mais importantes e influentes do período de transição do ska para o rocksteady, ele será sempre lembrado pelos fãs da música jamaicana.