São Luís comemora 396 anos. Uma data que merecia um grande festejo patrocinado pelo Poder Público Estadual, Municipal ou até da iniciativa privada. No dia de seu aniversário, a cidade é um silêncio profundo.
A temperatura é favorável. Por conta disto acreditei em uma mobilização de algum político, empresário, governante. Portanto, acordei cedo para ler os jornais locais, acessar os portais, para saber se havia alguma programação com a grandeza da ilha Patrimônio da Humanidade, chamada por alguns de Atenas Brasileira, Jamaica Brasileira. Ao conferir a agenda de eventos da cidade, e como opção lá estava uma programação evangélica na Praça Maria Aragão, o show da dupla sertaneja Vitor e Léo, na Expoema, a Mostra Regional de Artesanato Nordeste Criativo, com uma divulgação tímida, e da lembrança do aniversário de São Luís, de dois em dois anos, no horário eleitoral gratuito no rádio e na TV.
Como é que pode minha gente, uma cidade com uma fotografia belíssima, uma história cheia de lendas e mistérios, romântica, um povo pacato e trabalhador, ainda ser vítima de um descaso que beira ao Teatro do Absurdo !!!
É Pedrinho… comemorar 396 anos? Por que? Realmente, é um absurdo… passei o fim de semana em Alcantara, propositalmente isolado de notícias… quando retorno no dia 8, aniversario da minha cidade… NADA! Aliás muita propaganda política… fiz minha festa em casa, louvei minha cidade e amaldiçoei todos o que querem fazer dela uma teta pra botar a boca e chupar. Sanguessugas chupadores e covardes!