Novo CD e 77 anos de muita Fuzarca

0comentário

O mais tradicional e antigo bloco carnavalesco de São Luís, os Fuzileiros da Fuzarca comemoram, no dia 11 de fevereiro, seus 77 anos de existência com o lançamento do CD “Fuzarca 2013”. Este ano a folia promete ser bastante animada na sede da agremiação (Rua Afrânio Peixoto – Madre Deus), a partir das 14 horas, porque a data de fundação do bloco ocorrerá na segunda-feira Carnaval.

fuzileirosdafuzarca510Segundo adiantou a presidenta dos Fuzileiros da Fuzarca, Maria da Graça Viana, a programação para os festejos de 77 anos de fundação do bloco será simples, com um bolo alusivo a data e uma apresentação dos batuqueiros. “E terá como ponto alto o lançamento oficial do nosso disco”, completa ela, acrescentado que quem quiser obter o CD, pelo preço de R$ 10,00, já poderá adquiri-lo na sede do bloco ou nos ensaios que acontecem aos domingos, às 16h.

O CD dos Fuzileiros da Fuzarca traz doze músicas, entre as canções inéditas e sucessos do bloco como Sandália de Prata, entre outras. Os intérpretes e compositores são os cantores Zé Pivó e Betinho que, juntamente com parte da Bateria da Fuzarca e vocalistas, dão o tom nostálgico das antigas melodias dos carnavais. “Esse é o objetivo do CD, mostrar que ainda há espaço para o ritmado balanceado do samba, que agrada não apenas aos, digamos assim, os mais experientes, mas também aos jovens, turistas… quem gosta do bom samba”, afirma Zé Pivó.

Composto por cerca de 100 componentes (ritmistas e pastoras), o bloco Fuzileiros da Fuzarca foi fundado em 11 de fevereiro de 1936 por poetas e compositores apaixonados por samba e carnaval – o último bloco sobrevivente dos grupos tradicionais da década de 1940. Cristóvão Colombo da Silva, o popular “Alô Brasil”, Sandoval Silva, Mané Caju, Pedro Pantaleão, Astrogildo Silva, Carlos Moreira, José João foram os iluminados menestréis que deram vida a uma das mais puras tradições da cultura popular do Maranhão.

O ritmo cadenciado, produzido pelas ritintas, taróis-de-mão e duas-por-uma, instrumento de percussão cobertos com couro de bode e carneiro, além do preto e do branco, cores usadas e da estrela nas confecções das fantasias, são as marcas inconfundíveis dos Fuzileiros da Fuzarca.

Sem comentário para "Novo CD e 77 anos de muita Fuzarca"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS