Zeca Baleiro no disco “Luas de Gonzaga”

2comentários

O cantor e compositor maranhense Zeca Baleiro participa do disco que revela valsas e choros secretos de Luiz Gonzaga, reunindo quinze composições do rei baião entre os anos 40 e 50, numa produção de Gereba Barreto.

zeca510Zeca Baleiro escreveu a letra para a valsa “Mara”, assim batizada por Gonzaga nos anos 1940. Em uma coincidência, essa música é o nome da mulher de Baleiro – a musa inspiradora de Gonzaga rendeu as estrofes para a musa de Baleiro: “Se as estrelas me ouvissem/ Eu pedia o amor de Mara/ Amoras no caminho/ Ó vida tão amara”. A letra é acompanhada pelas sanfonas de Dominguinhos.

“Foi uma honra sem tamanho tornar-me parceiro do Lua (apelido de Luiz Gonzaga), ainda que postumamente. Espero que, lá de onde ele está agora, tenha aprovado minha letra sem restrições”, deseja Baleiro.

Além de Baleiro, o disco, que reverencia o centenário de vida de Luiz Gonzaga, conta, ainda, com as vozes de Gilberto Gil, Fagner, Lenine, Margareth Menezes, Elba Ramalho, Lirinha, Dominguinhos, Jorge Vercílio, entre outros convidados por Barreto para ingressarem no projeto.

Os achados, gravados em disco 78 rotações e perdidos no acervo do sítio em Exu, cidade pernambucana onde há 100 anos nasceu Gonzaga, acabam de virar o álbum “Luas do Gonzaga” (Gravadora Tratore), lançado em Salvador (Bahia). Sai de cena o arrasta pé e entram 15 músicas inéditas, criadas entre os anos 1941 e 1953, que tocam outra praia do sanfoneiro até então preservada do grande público.

Gereba Barreto, amigo de Gonzaga, conta que a semente do projeto foi plantada em 1985, durante a festa de 73 anos de Luiz Gonzaga (que durou 4 dias).

2 comentários para "Zeca Baleiro no disco “Luas de Gonzaga”"


  1. Zeca Baleiro participa com Fagner, Gilberto Gil e outros de disco “Luas de Gonzaga” » Waldemar Ter

    […] O cantor e compositor maranhense Zeca Baleiro participa do disco que revela valsas e choros secretos… […]

    • Pedro Sobrinho

      Valeu professor Waldemar Ter pelo auxílio no texto..Abs. Feliz 2013

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS