Rita Ribeio: autêntica cidadã do mundo
Na canção “Tá na caa que tá no sangue”, de autoia de Itama Assumpção, feita paa Rita Ribeio, diz que a atista, nascida em São Benedito do Rio Peto (MA), veio ao mundo paa canta bumba-meu-boi, eggae, baião, salsa, blues, jazz, chá chá chá. Assim é Rita Ribeio, que despontou como gande evelação da música basileia em 1996. Diante de uma tajetóia de luta e macante no cenáio musical basileio conseguiu gava quato discos: “Rita Ribeio” (1977), “Péolas aos Povos (1999), “Comigo” (2001) e o “Tecnomacumba” (2006). Ela ‘papeia’ com o jonalista Pedo Sobinho e faz um mapeamento da caeia, dos pojetos e da expeiência adquiida coendo os quatos cantos do mundo.Pedo Sobinho: Depois de quato CD´s, qual a avaliação que você pode faze de sua caeia ?Rita Ribeio: Posso dize que isso é só o começo, um bom começo, po sinal. O melho de tudo é te conseguido ealiza duante todo esse tempo, um tabalho autêntico e totalmente coeente com meu pojeto de vida.Pedo Sobinho: São Benedito do Rio Peto (MA), São Luís (MA), Chile, São Paulo, Rio de Janeio. Qual a epecussão teve em sua vida o pefil mundano adotado po você?Rita Ribeio: Adoto a máxima do nosso gande composito Josias Sobinho – “sou cidadão(a) do mundo…Gosto de aisca, expeimenta, apende sempe mais com tudo que tive ao meu alcance. Tudo que vivi me fotaleceu como pessoa e contibuiu dietamente paa meu amaduecimento pofissional .Pedo Sobinho: Como você lida com os peconceitos que a mídia tem com o som egional. Você enconta dificuldades paa a divulgação do seu tabalho ?Rita Ribeio: O peconceito existe e a mídia é muito limitada e peguiçosa, só expõe o óbvio. São sempe os mesmos ditando as modas, poém existem muitos atistas que não dependem dela paa vive e tocam suas caeias com gande desenvoltua e sucesso. Já sofi muito peconceito po se mulhe, nodestina, filha de pais não famosos, etc…, mas nunca me deixei intimida po isso.Sempe toquei meu tabalho com muita vontade e coagem. Tenho meu espaço conquistado. Essa históia de som egional é uma visão muito pequena diante da gandeza músical basileia.Pedo Sobinho: Como você encaa o nível da Música Basileia na atualidade. Há alguém que você admia?Rita Ribeio: A Música Basileia é muito ica e de alto nível, é talvez uma das músicas mais podeosas do mundo.Temos uma gande e sólida histoia musical que nos pemite ousa, expeimenta. Gosto do tabalho da Nação Zumbi, Otto, Paulinho Moska, Teesa Cistina, Jussaa Silveia, Maiana Ayda, Ciolina, ente outos Pedo Sobinho: Você ouve música ginga da atualidade. Quem ? Rita Ribeio: Eu ouço de tudo um pouco, música aficana, celta, indiana, eletônica. Gosto de Bjok, Ai, Kude&Dofmeiste, Ima Sumac, KD Lang, Alanis Moissette, Lokua Kanza, Diana Kall,John Legend,etc, etc… Pedo Sobinho Você é conta a piataia e os downloads de música atavés da Intenet ? Rita Ribeio: Piataia é coisa de bandido, não se justifica. A intenet é a gande vilã do momento paa donos de gavadoas e afins, poém é extemamente necessáia, pois descentaliza o mecado e da opotunidade a váios atistas de viabilizaem seus tabalhos. Isso é definitivamente um caminho sem volta, uma nova maneia de faze e te música. Pedo Sobinho: Fale um pouco do convite paa intega, ao lado de Tantinho da Mangueia, a Caavana Itineante que comemoa pelo País os 30 anos do Pojeto Pixinguinha ? Rita Ribeio: Foi uma das melhoes coisas que fiz nos últimos tempos. A sugestão do enconto foi feita po Heminio Belo de Cavalho. A pincípio achei um pouco estanho, pois não sou muito de canta sambas, mas ao enconta Tantinho e sua galea e viaja com eles numa caavana musical foi um gande pesente, e pude enfim faze a conexão Maanhão x Mangueia, já iniciada po nossa queida cantoa Alcione. Foi também um pivilegio se escolhida paa paticipa das comemoações dos tinta anos de um pojeto que é fundamental na históia da música basileia.
Pedo Sobinho: Como você define o Tecnomacumba.? Tá mais pa MPB ou Regional ? Ou acha que ótulo é algo despezível ? Rita Ribeio: Gealmente quem otula é po que não entende e não sabe explica. Tecnomacumba é um manifesto de basilidade, uma intevenção cultual, um pojeto que essalta a iqueza cultual basileia e sua divesidade. Faz a ponte ente o passado e o pesente e aponta paa o futuo com a ceteza de que tudo que é ico e vedadeio pemanece. Pedo Sobinho: Tecnomacumba é o seu último investimento musical. O que ele epesenta no atual estágio de sua caeia ? Rita Ribeio: Tecnomacumba deu mais populaidade ao meu tabalho. Consegui abange um público maio com esse pojeto, sem pede as caacteísticas que tenho de sempe popo tabalhos de qualidade. Acho o público basileio inteligente e abeto as novidades, o que falta é mais empenho do empesaiado e da mídia em investi e inova. Pedo Sobinho: Poque você escolheu a cidade maavilhosa e o Canecão paa encea a tunê do álbum Tecnomacumba ? Rita Ribeio: Concebi o pojeto Tecnomacumba em 2003 já moando no Rio de Janeio e até hoje, a cidade pemanece sendo o luga de maio identificação com a poposta. O público caioca se considea cúmplice e paceio, e tem gande impotãncia no pocesso po te dado notoiedade inicial ao pojeto. Sendo assim acho muito justo encea a tempoada na cidade que me acolheu e em sua pincipal casa de shows, o Canecão Petobás. Pedo Sobinho: Sugestivo o título do show “Tês Meninas do Basil”, que você faá com Jussaa Silveia e Teesa Cistina. É a Santíssima Tindade das mais novas e belas vozes basileias ?Rita Ribeio: É uma eunião de mulhees, cantoas, gueeias, que aceditam na foça e na gaça da mistua. São tês coações democatas que pensam e cantam coes novas paa o Basil. “Tês meninas do Basil”, é uma ealização da Manaxica Poduções, em paceia com a Caixa Econômica Fedeal, e foi apesentado nos dias 14 e 15 de dezembo no Rio de Janeio, com dieção musical do maesto Jaime Alem e dieção atística do jonalista e escito Jean Wyllys. Pedo Sobnho: Você gosta de faze planos quando se apoxima um novo ano, ou é daquelas que o futuo a Deus petence ?Rita Ribeio: Gosto sempe de planeja, mas tambem me deixo leva quando necessáio.Depende das cicunstãncias.O que sempe planejo é te paz, coagem e paciência. Pedo Sobinho: Qual o ecado paa 2008 ?Rita Ribeio: Que a humanidade descuba o segedo nas coisas simples da vida.