O selo Zeca PagoDiscos, do sambiste Zeca Pagodinho, traz 24 faixas de sambas clásssicos de várias épocas, tudo sob o comando do maestro, arranjador e gaitista Rildo Hora.
O trabalho reúne um animado show, com sambistas novos (Casuarina, Tereza Cristina, Revelação e Diogo Nogueira), veteranos e consagrados (Elton Medeiros, Alcione, Nelson Sargento, Arlindo Cruz e Sombrinha) e os “estranhos no ninho” vindo dos pop rock (Chorão, Gabriel O Pensador, Erasmo Carlos, Nando Reis), da MPB (João Bosco, Luiz Melodia, Seu Jorge e Ivan Lins) e do axé (Cláudia Leite e Ivete Sangalo).
A mistura de estilos e a união dos artistas resultou em uma festa, gravada em setembro deste ano na Cidade do Samba, na Gamboa (atual QG das escolas de samba cariocas) e resultou em 18 faixas do CD e 25 do DVD.
Nesse formato de duo exigido pelo trabalho, Zélia Duncan e Lenine dividem “Bebete Vãobora”, de Benjor, com muita energia. A estrela global Marjorie Estiano surpreende com uma interpretação segura de “Chiclete com Banana” (Gordurinha) ao lado do ministro Gilberto Gil. Roberta Sá, ex-Fama, brilha ao lado do quase xará Roberto Silva, o ‘príncipe do samba’, em “Falsa Baiana” (Geraldo Pereira), um dos sucessos dele.
Faixa a faixa, o clima muda. Num dos momentos samba-rock, Erasmo Carlos e Nando Reis cantam “De Noite na Cama”, de Caetano Veloso. Algumas duplas parecem óbvias, como Luiz Melodia e Seu Jorge (Diz que Fui por Aí”, de Zé Keti), Dona Ivone Lara e a cavaquinhista Nilze Carvalho (“Acreditar”, de Dona Ivone), e outras surpreendem totalmente, como Pitty e Marcelo D2 (“Edmundo”, versão bem-humorada de Aloysio de Oliveira para “In the Mood”, clássico das big bands). Alguns duos funcionam muito bem, como João Bosco e Daniela Mercury (“De Frente pro Crime”, dele), Ivan Lins e Mariana Aydar (“Desesperar”, dele), outros nem tanto, como Walter Alfaiate e Negra Li (“Jura” (Sinhô).