Nesta quinta-feira, (19), a partir das 19h, no Sebo do Chiquinho, localizado na rua São João, nº 389 – Altos (esquina com rua dos Afogados), tem Papoético com a exibição do vídeo Terra Sem Chuva e bate papo sobre “Loucura e Lucidez”, com Marcelo Antunes, professor do Curso de Filosofia da UFMA e May Guimarães, professora aposentada da UFMA, formada em Psicologia e Pedagogia, com pós-doutorado em Educação e Saúde Mental, além de autora de três livros na área de Psicologia.
O vídeo “Terra Sem-Chuva” completa 21 anos em 2012. Está entre os vídeos maranhenses mais vistos até hoje. Somente pelo projeto “Vídeo Escola”, já foi visto por mais de 4 mil pessoas. O vídeo “Terra Sem-Chuva” é dirigido pelo jornalista Jorge Macau, hoje radicado em Brasília, co-realizado pela TV Mirante, e tem como ator principal o performista Uimar Jr. interpretando um louco.
Este vídeo participou em 1991 do Festival Guarnicê de Cine-Vídeo, em São Luís do Maranhão, levando a Placa de Prata (Categoria Maranhão) – Troféu Vídeo-Escola, da Fundação Roberto Marinho. Foi premiado pela melhor trilha sonora adaptada (júri técnico) e pelo júri popular: melhor vídeo nacional e melhor vídeo maranhense. Recebeu ainda Menção Honrosa no Guarnicê, na Categoria Maranhão.
Apoiado em citações do filósofo Friedrich Nietzsche, de várias de suas obras, o vídeo aborda questões fundamentais da vida humana como a loucura e a lucidez. Neste trabalho, um louco foge do manicômio em busca da lucidez da cidade e percorrendo-a depara-se com a verdadeira locura que lhe aparece como um “sonho” que as pessoas são obrigadas a viver, no dia a dia.
Por fim, o louco acaba retornando ao manicômio, onde poderá viver sua vida em bases mais concretas e mais acertadas. Um aspecto interessante é que o vídeo mostra aspectos da dura realidade do Lixão do Jaracati, onde hoje está construído o São Luís Shopping Center, além de outros pontos a cidade: Rua Grande, Hospital Psiquiátrico Nina Rodrigues, Viaduto do Palácio dos Leões; casa de Dona Terezinha Jansen.