Falta humildade no trânsito

0comentário

Presenciei um ato de violência no trânsito, na noite de sábado (5/11), que me fez deixar São Luís chocado com a tamanha selvageria provocada pela imprudência e irresponsabilidade. Fiquei triste quando vi o jovem Ubiraci Silva Nascimento Filho, de 13 anos, no chão. Mesmo sem conhecê-lo a fundo, a minha reação foi de dor como se estivesse diante do meu único filho. Próximo ao jovem estava a tia dele, Solange Maria Cruz Coelho, de 42 anos, que também morreu atropelada pelo jovem Rodrigo Araújo de Lima, de 22 anos.

Para um jornal local, Rodrigo, originário de uma classe média que emerge financeiramente e na ignorância com a mesma proporção, principalmente, quando não carrega como conhecimento de vida o conceito de formação ética e cidadã, relata que iria fazer um lanche com um amigo.

E já que havia saído de casa com esse objetivo, o natural é que estivesse sóbrio e relaxado. Só que na versão dos familiares das vítimas, apresentava sinais de embriaguez, além de estar dirigindo em alta velocidade e com os faróis do seu ‘ super’ Corola desligados o que teria provocado a tragédia.

Um outro detalhe é que se fosse apenas uma simples colisão não teria derrubado um poste com uma armação de ferro. O impacto foi grande que o poste caiu e atingiu um outro veículo que estava estacionado.

Infelizmente, as leis do trânsito no Brasil facilitam para essa impunidade que está aí, onde duas vidas custaram R$ 6 mil como fiança, para deixar em liberdade o suposto agressor.

[Eu] no lugar do jovem Rodrigo dormiria com a consciência pesada. Preferia ter a humildade em aceitar o erro e ter a consciência que é preciso assumi-lo. Afinal de contas, saber que tirei a vida de duas pessoas, seja de maneira culposa, dolosa, ou qualquer a classificação do crime, me tiraria a paz de espírito e jamais seria a mesma pessoa.

O respeito ao outro é um dos primeiros valôres a ser ensinado em casa pela família. É como eu falei em post anterior neste Blog: “a crise está na ética”.

Sem comentário para "Falta humildade no trânsito"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS