Com uma visão bastante otimista, Gian Giardelli, da ESPM, afirmou que as redes sociais servem para derrubar a demagogia e falsidade do mundo. Ele apresentou dados sobre a enorme quantidade de informações postadas nestas plataformas. Ele também diz que estimativas apontam que em 2014, cerca de 95% do conteúdo da internet será em vídeo.
Engajamento – Mais que tal um paradoxo interessante para reflexão dessas ferramentas com uma enorme demanda de informação e acessos. Somos o país que mais passa tempo online, então porque nada acontece? “Por que conseguimos, ainda, influenciar timidamente na vida política e social do país ? Os atos de corrupção, a violência urbana, o desesrespeito aos direitos humanos, comentados no facebook e no Twitter não fazem cócegas, pois não percebo quase mobilização. Enfim, os problemas continuam.
Ao acesssar as redes sociais tenho a sensação que pouco se vê postagem em que o olhar crítico de questões que envolvem o bem comum. Parece até que essas redes sociais foram criadas para uma juventude de alma virtual, que só deve falar abóboras, anunciar qual a próxima balada e para brincadeira com o outro, ten que às vezes usar da violência. É como se essa ferramenta de comunicação fosse idealizada para uma sociedade de pessoas fúteis e com valôres invertidos de cidadania. Lógico, que a descontração e o lazer são atitudes saudáveis e tampouco devemos generalizar. Temos que saber separar o joio do trigo. No meio ao conteúdo de informações desvirtuadas por alguns internautas , devemos usar o veículo em defesa de uma sociedade que idealiza um mundo mais saudável e respeitoso.
Triste Realidade – Em São Luís, mais um caso envolvendo adolescentes, a internet e o sexo. Um triângulo perfeito para ocupar as páginas da editoria de Polícia. Três rapazes são acusados de violentar sexualmente três meninas estudantes do Colégio Paulo VI, na Cidade Operária, e resolveram postar o vídeo gravado durante a atitude covarde, insana e sociopata dos acusados, que utilizaram como ferramenta para divulgação o facebook.
Denúncia – Inconformado com a atitude dos rapazes, o tio de uma das vítimas do estupro resolveu botar a boca no trombone e denunciou na última terça-feira, dia 1º, o trio de estupradores. Um deles ligou para a casa da família da vítima, por volta das 19h da última segunda-feira (31), dizendo: “vocês só pioraram as coisas, agora vão morrer”, revoltado por elas terem denunciado o estupro e o constrangimento que passaram ao vê-las expostas de maneira desesrespeitosa na internet.
Punição – O caso já é de conhecimento da polícia. As investigações já estão sendo feitas na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). É mais um imbróglio envolvendo adolescente, internet e sexo. E como o estupro é crime, torna-se mais agravante, com a exposição das cenas em veículo de comunicação. Punição se tiverem culpa no cartório. E cabe a nós usuários das redes sociais a união contra a violência e a impunidade !!!