Ah, já é meio-dia e meia. Pô, quase ia esquecendo que hoje é o dia do amigo. “Amizade de verdade é algo muito raro. Mas sou felizardo, pois acredito que tenho amigos”. Agora, falar sobre amizade ? Carinho ? Confiança ? Se importar com o próximo ? Doar seu tempo, seus ouvidos, seu dinheiro a um amigo ? O que você faria por um amigo?
Falamos muitos dos amigos que temos, que são bons amigos, são muitos amigos, pessoas sensacionais, mas o que é ser um amigo ? Eu, particularmente, entendo que conceber um amigo de verdade não é uma tarefa fácil. Mas, tenho a certeza de que não estou sozinho, pois aprendi cultivar amizade sem muita firula. Penso como o escritor Machado de Assis: “Não é amigo aquele que alardeia a amizade: é traficante; a amizade sente-se, não se diz”.
Não tenho muitos amigos, mas os que tenho são muito importantes, fundamentais, eu diria… Amizade é ter alguém na sua torcida, assim, jogando no seu time, de verdade… Aí, entra a amizade de um amigo para com outro, da família amiga e daquela boa amizade que pode surgir num relacionamento amoroso.
Sei que sou uma pessoa com defeitos e sinto que estou ficando mais velho. Mudam-se os valôres, mas nem por isso deixo de fazer amigos. Sejam eles mais velhos ou mais novos, conservadores ou moderninhos, o importante é renovar o ciclo.
Mas descobrir com o sábio Confúcio que para conhecermos os amigos “é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade”.
Eu prefiro a amizade seletiva e construída com o conceito de qualidade. Quero um amigo que sabe compartilhar, dialogar, nos bons e maus momentos dessa vida louca vida. Enfim, sou daqueles que amigos é pra muitas coisas.