Racismo é crime ! Xenofobia idem !

6comentários

Colegas do estudante de Engenharia Química da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Nuhu Ayúba, que é natural da Nigéria, denunciaram, pela internet, que o professor José Cloves Verde Saraiva teve atitudes racistas contra o nigeriano.

Eles criaram um abaixo-assinado via internet abaixo-assinado via internet, que já tem mais de 3.900 assinaturas, e o encaminharam à UFMA. A instituição divulgou em nota, no início da noite desta segunda-feira (4), que abriu processo administrativo para apurar o caso e que encaminhou o caso, também, ao Ministério Público Federal.

De acordo com o abaixo-assinado feito pelos alunos do curso de Engenharia Química, durante a entrega de uma nota de prova, o professor não teria falado sobre a nota de nenhum outro aluno, mas apenas da de Nuhu, “bradando em voz alta que ‘tirou uma péssima nota’”.

Eles afirmam, ainda, no documento, que por mais de uma vez o professor dizia que ele deverial “voltar à África” e que deveria “clarear sua cor”. O professor Cloves Saraiva teria perguntado ao nigeriano “ com quantas onças já brigou na África”.

Segundo os colegas de Nuhu Ayúba, em nenhuma das situações ele teria respondido ao professor, ficando calado.

Na sua página do Facebook, Nuhu Ayúba deixou pistas do racismo. Em 19 de junho, ele postou o seguinte texto:

“Africa: voce eh o meu pai… tenho orgulho de ser Nigeriano, de ser negão… porque quando Deus me criou, me criou perfeito… Porque se preocupar sobre um assunto de diferenca da cor… se daria a chance para escolher de onde eu quer ser. Escolheria Africa cem veses “.

Já neste domingo (3), ele diz (originalmente em inglês):

“eu nunca passei por esse tipo de humilhação em toda minha vida … Mas eu passo agora… é uma história que nunca anunciou sua passagem, eu não posso chamá-la de acidente, porque foi intencionalmente provocada, brutalmente executada, mas o objetivo nunca foi alcançado, porque ela obedeceu a 3ª lei de Newton”.

Nuhu Ayúba refere-se a lei de ação e reação.

Na nota divulgada, o reitor Natalino Salgado afirmou que é lamentável a ocorrência de fatos dessa natureza em qualquer instância pedagógica, ainda mais em uma universidade pública como a UFMA. “Temos pautado nosso trabalho no respeito e na dignidade humana; e não partilharemos de atitudes que se caracterizem em retrocesso e vergonha para a nossa sociedade. Os estrangeiros, assim como todos os outros estudantes, têm o nosso apreço e respeito. Vamos continuar honrando os acordos educacionais e culturais assumidos pela universidade e pelo governo Brasileiro com outros países”, destacou Salgado.

Em retratação pública, o professor Cloves Saraiva pediu desculpas à interpretação de ocorrências que teriam ofendido o estudante. Sobre as denúncias, o docente afirma que houve um mal entendido, sobre o qual pede desculpas ao estudante Nuhu Ayuba e aos colegas de classe. “Jamais tive intenção discriminatória, de qualquer espécie, mesmo porque sou, como muitos brasileiros, descendente de africanos, inclusive a minha avó era de Alcântara (MA). Acredito no potencial de todos, e o que exijo como docente é que os estudantes tenham compromisso com o conteúdo da disciplina e com a participação e frequencia às aulas”.

Agora, fiquemos certos de uma coisa, pois está garantido por lei: Racismo é Crime ! Xenofobia é crime ! Clique aqui

6 comentários para "Racismo é crime ! Xenofobia idem !"


  1. CESAR FMF

    EU COMO DESCENDENTE DE NEGROS E TAMBÉM NÃO SENDO BRANCO, TENHO TUDO PRA DIZER QUE RACISMO É NOJENTO, MAS SOU CASADO CUM UMA MULHER BRANCA E MEUS FILHOS TODOS PUXARAM A RAÇA DELA ENTÃO APROVEITO PARA PERGUNTAR OUE DIZER DOS BRANCOS SEREM CHAMADOS DE BRANQUELOS, AMARELOS, CEBOLAS BRANCAS, E OUTROS ADJETIVOS, AÍ NÃO É CRIME, AÍ NÃO É RACISMO, É PUYRA GOZAÇÃO, ACHO QUE O NOSSO PAÍS NÃO É DEMOCRÁRICO COISA NENHUMA, PORQUE SÓ UM LADO TEM RAZÃO. EU ACHO QUE É INACREDITAVEL UM PROFESSOR DE NIVEL UNIVERSITARIO COMETA O CRIME DE RACISMO DENTRO DE UMA SALA DE AULA, MAIS SÓ QUE AGORA É ASSIM, OS NEGROS TEM QUE SER CHAMADOS DE MORENOS, PORQUE SE FOREM CHAMADOS DE NEGÃO, NEGUINHO, PRETINHO OU ESCURINHO É CRIME, E AS QUOTAS UNIVERSITARIAS PARA NEGROS NÃO É UMA FORMA DE RACISMO? E PORQUE ELES ACEITAM? SE O PROFESSOR COMETEU ESSE CRIME NOJENTO TEM QUE SE PUNIDO, MAIS SE NÃO COMETEU, E SE FOR DAQUELES PROFESSORES, RANZINZAS,QUE NÃO DÁ FOLGA PARA ALUNOS “MALANDROS” (NO BOM SENTIDO), COM A PALAVRA O ESTUDANTE OFENDIDO ELE TE QUE VIR A PÚBLICO E CONTAR O QUE ACONTECEU.

    • pedro sobrinho

      Caro amigo, César, concordo com o seu pensamento. Mas, a minha preocupação é com o suposto aluno nigeriano discriminado em sala de aula. Não está correto e tem que ser denunciado e apurado. Acho que deves fazer o mesmo se sentir ofendido. O que não se deve aceitar é preconceito de espécie alguma. Deixo bem claro a você. Não sou sectário, pois aprendi na vida que branco e preto, pobre e rico amam e odeiam com a mesma intensidade. Apenas procuro ser justo em determinados momentos da minha vida e como um formador de opinião.

  2. Ana Paula da Silva e Souza

    Senhor César
    Primeiro existe apenas uma raça, a humana.
    A questão é que ele ofendeu o estudante com a clara intenção de humilhar o rapaz. Os próprios estudantes disseram que o estudante era alvo constante de piadas de mal gosto no intuito de apenas de desmerecer o mesmo, pelo simples o fato de ser negro. O senhor também está sendo leviano quando levanta a hipótese de o estudante ser malandro, agora pense, o senhor acha que o rapaz vai sair do país dele, lá do outro lado do mundo, ficar longe dos familiares, pra ficar levando as coisas de qualquer jeito? Pelo amor de Deus.
    Outra coisa, nunca ouvi caso de ninguém ser ofendido ou humilhado ou ter sua capacidade intectual dimunuída por ser branco, mas por ser negro já perdi a conta. O incrível é que pessoas que pensam extamente como senhor, desmerecendo o sentimento e sofrimento dos outros é que alimentam esse tipo de situação. Pelo jeito o senhor é bastante orgulhoso por ter se casado com uma mulher branca e seus filhos terem “puxado” a ela…

  3. CESAR FMF

    DEIXEI BEM CLARO EM MEU COMENTARIO SE O PROFESSOR COMETEU ATO DE RACISMO OU XENOFOBIA, O CASO DE VERIA SER APURADO E ELE PUNIDO DE ACORDO COM A LEI, SÓ QUE TAMBÉM EM MEU COMENTARIO ESTÁLÁ ESCRITO "COM A PALAVRA O PROFESSOR" QUERO DIZER A VOCES, QUE O RENATO SOUSA DA RADIO CAPITAL FOI UM DOS MAIS REVOLTADOS COM O ASSUNTO, MAIS DEU OPORTUNIADDE DO PROFESSOR DEFENDER-SE, PORQE VOCE, NÃO FAZ O MESMO, NÃO DÁ A CHANCE DELE DEIXAR SEU DEPOIMENTO, AFINAL O ASSUNTO REPERCUTIU NO MUNDO TODO, PORQUE SÓ OUVIR OS COLEGAS DO ALUNO SUPOSTAMENTE OFENDIDO?, NÃO ESTOU DUVIDANDO DOS MESMOS SÓ QUE A ACUSAÇÃO É SÉRIA POR ISSO DEVE-SE OUVIR TAMBÉM O ACUSADO, E QUE O POVO FAÇA SEU JULGAMENTO, MINHA CARA AMIGA ANA PAULA EU TAMBÉM NÃO SOU SECTÁRIO É APENAS QUESTÃO DE JUSTIÇA.

  4. pedro sobrinho

    Caro amigo César, você está equivocado. Em momento algum do meu post me comportei de maneira unilateral. O espaço para o professor Cloves Saraiva está livre. Até porque jornalismo se faz com imparcialidade. Ele pode se manifestar. Agora, assisti a entrevista que ele concedeu aos telejornais da Rede Globo. O direito de resposta {dele] saiu pior que a encomenda, quando disse que estaria ofendendo o estudante nigeriano se o tivesse chamado de “macaco”. A fala dele foi veiculada no mundo inteiro. Então, meu caro amigo, César o professor legitimou o seu comportamento racista. Agora, não cabe a mim puni-lo, mas sim a Justiça. A função que tenho é a de apenas informar, principalmente, um fato inadmissível em pleno século XXI.

  5. CESAR FMF

    PROCUREI E ENCONTREI A ENTREVISTA DO PROFESSOR NA GLOBO/MIRANTE BASEADO NO QUE ELE INFELIZMENTE COLOCOU, SOU OBRIGADO A CONCORDAR COM VOCE, O REITOR DA UFMA TEM RAZÃO QUANDO FALA QUE ESTÁ ENVERGONHADO, SERÁ SE SÓ SE ENVERGONHAR RESOLVE O PROBLEMA? CITEI AQUI O DIREITO DE RESPOSTA DELE NA RADIO CAPITAL NO PROGRAMA DE RENATO SOUSA, SÓ QUE ESSA DEFESA FOI DEPOIS DA M…QUE ELE FALOU NO JN DA GLOBO, NÃO APÓS A OFENSA AO ESTUDANTE. E PELO QUE PARECE O CASO FOI ENCERRADO, COMO ACONTECE NO NOSSO PAÍS PRINCIPALMENTE NO MARANHÃO ACABOU E PRONTO!. CONTINUO COM A MESMA OPINIÃO DESSA FRESCURA DE CHAMAR NEGRO DE MORENO.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS