A Pequena Companhia de Teatro, formada por Marcelo Flecha (diretor), Kátia Lopes (produtora), Jorge Choairy e Cláudio Marconcine (atores), desenvolveu trabalhos pertinentes e de destaque no cenário cultural e artístico da região em 2010. Festivais de Teatro em Imperatriz, concepção artística das duas primeiras edições da Feira do Livro de São Luís e montagem de espetáculos (O Acompanhamento, Entrelaços e Pai & Filho).
Agora a Pequena Companhia de Teatro se prepara para o lançamento do livro “Cinco Tempos em Cinco Textos”, dramaturgia reunida de Marcelo Flecha que teve o patrocínio do Banco do Nordeste/BNB e Banco de Desenvolvimento Econômico e Social/BNDES através do Programa BNB de Cultura 2010 e tem o apoio cultural do SESC – Maranhão.
O lançamento será dia 7 de janeiro às 19h na Oficina Escola, na Praia Grande, mesmo prédio onde foi realizado o I Salão de Artes de São Luís. Na ocasião do lançamento do livro a Pequena Companhia de Teatro fará um retrospecto de sua trajetória.
Com a exposição dos cenários das peças “O Acompanhamento”, “Entrelaços” e “Pai & Filho” o ambiente se transformará numa grande instalação com interatividade do público presente e apreciação da manufatura cenográfica que permeia os pensamentos dos integrantes da companhia.
– A ideia é passar uma noite agradável com amigos, tentando entender o que é esse momento de publicar uma obra. Vamos nos divertir vendo Jorge e Cláudio ler um dos textos, fazer com que os convidados participem de intervenções urbanas, toquem, bebam um vinho, comam um queijo. Nada de mesa para autógrafos ou discursos. Vamos celebrar – diz Marcelo Flecha.
Os atores Jorge Choairy e Cláudio Marconcine farão leitura dramática do texto Dois.Completam a obra literária os textos: Distorções de Um Dia Interminável, Memórias de Um Mau-Caráter, Privada e Clausura. Aldo Leite, Gilberto Freire de Santana e Fernando Yamamoto prefaciam o livro.
Durante o evento, uma degustação de queijos e vinhos ao som do também ‘deejay’ Jorge Choairy tentará aproximar os convidados do ambiente cotidiano com que Marcelo recebe seus amigos em casa. A informalidade, marca da companhia, do autor e do ‘deejay’, será a tônica da noite que ainda reservará um banquinho e um violão no pequeno palco para amparar as intervenções dos amigos e convidados que queiram dar o tom.
Inclusão – O livro terá distribuição gratuita para aqueles que apresentarem o convite de lançamento na entrada. Além dos convidados, receberão o livro gratuitamente, companhias de teatro, docentes do curso de Artes Cênicas da UFMA, docentes do Cacem, bibliotecas públicas, bibliotecas universitárias, biblioteca do Cacem e docentes de artes das redes de ensino. Esta ação faz parte da contrapartida apresentada pelo projeto como forma de democratização do seu conteúdo
Não deixe de comparecer. A entrada é gratuita. Vai ser dia 7/01/2011, às 19h, na Oficina Escola, na Praia Grande (em frente ao Terminal de Integração).