Até o mês de outubro, o Cine Praia Grande, em parceria com a cinemateca francesa Cinefrance, exibirá seis filmes, entre romances e dramas. O primeiro deles é “Duas Garotas Românticas”, de Jacques Demy, que ficará em cartaz de 14 a 21 de agosto. O longa conta a história de Delphine e Solange, duas irmãs gêmeas encantadoras e espirituosas de 25 anos. Delphine, a loira, dá aulas de dança, e Solange, a ruiva, aulas de música. Elas vivem da música e sonham ir para Paris e ter uma vida de fantasias.
O segundo, que ficará em exibição de 23 a 31 de agosto, é “Meu tio da América”, de Alan Resnais, uma das personalidades mais marcantes do cinema francês. O título do filme faz alusão a um personagem obscuro, que deixa a dúvida se está morto, rico ou miserável, numa América que jamais aparece. Os labirintos trilhados no filme são os mesmos dos textos científicos de Henri Laborit.
Em setembro, é a vez de “Capitaine Achab” e “Nha Fala”, de Philippe Ramos e Flora Gomes, respectivamente. Capitaine Achab, em cartaz de 1º a 20 de setembro, narra a trajetória de um garoto que, lendo a Bíblia numa casinha de caçadores perdida no meio do mato, se torna capitão de um navio baleeiro. O filme é uma interpretação incomum de Moby Dick, do inglês Herman Melville, já que Achab se apaixona por Louise, cuja pele branca é simbolizada em sonhos pela baleia branca encantadora Moby Dick. Já o drama “Nha Fala”, agendado de 21 a 30 de setembro, se passa em Cabo Verde e mostra que todos os acontecimentos que regem a vida social viram música, menos na família da jovem Vita. Vita desafia tradição e se envolve numa grande trama amorosa.
O mês de outubro começa com “O Batedor de Carteira”, de Robert Bresson, no período de 1º a 15. A segunda quinzena fica por conta de “Nas Cordas”, de Magaly Richard-Serrano. O primeiro é é retratado de modo autobiográfico, com o personagem principal, Michael (Martin LaSelle), descrevendo os acontecimentos que se desenrolam ao longo da trama. O último da temporada conta a trajetória de Joseph, um treinador de boxe que ensinou o esporte para sua filha e sua sobrinha desde que elas eram crianças. Mas aos 18 anos, Angie e Sandra, criadas como irmãs, vão se confrontar na final do campeonato francês de boxe.
Os filmes serão exibidos de acordo com os períodos estabelecidos, no Cine Praia Grande, em três sessões: 16h, 18h e 20h. O ingresso custa apenas R$ 4,00 (quatro reais).
Fonte: Assessoria Secma