Uma boa receita, para o maranhense que gosta de jazz e está bobeira em Sampa no fim de semana, é a terceira edição do Bridgestone Music Festival, que começou na quarta-feira, no Citibank Hall, na capital paulista . O objetivo é misturar veteranos com jovens promessas, na tentativa de abraçar um leque diverso da música negra atual
Na lista de atrações do evento destaque para o pianista Ahmad Jamal, 79 anos, um dos favoritos de Miles Davis, e o baixista Dave Holland, 68, que carregam décadas de estrada musical. O outro destaque ficou por conta do trompetista Christian Scott de apenas 26 anos, eleito o melhor instrumetista em ascensão pelos críticos da revista Down Beat no ano passado.O festival, que dá ênfase ao jazz, vem também bem municiado no segmento “cantoras”. Na abertura do evento, subiu ao palco Barbara Walker. Destaque para o pianista Uri Caine (foto), que se apresentou junto com a cantora Melissa Walker. Seu surpreendente jazz mistura altas doses de música erudita (Mahler e Bach, por exemplo) com influências de funk, rock e pop.
Nesta sexta-feira, 21, é a vez da revelação Dee Alexander (foto). A cantora é destaque da nova geração do jazz norte-americano. Natural de Chicago, Dee Alexander, 55, começou a ganhar destaque na cena jazzística em tempos recentes. Seu último álbum, “Wild Is the Wind”, de 2009, recebeu cinco estrelas (cotação máxima) da mítica revista “Down Beat”.
Apesar de seu recente disco ter sonoridade mais tradicional, a cantora está intimamente ligada à cena vanguardista de Chicago e faz parte da AACM (associação musical criada nos anos 1960 com papel fundamental na difusão do free jazz).
Para o show, a cantora vem com o grupo Evolution Ensemble e promete apresentar sonoridades que vão do jazz ao gospel, do soul ao R&B.
Dona de voz potente e aconchegante, a artista –que cita Nina Simone e Dinah Washington como influências– tem, cada vez mais, alimentado sua faceta de compositora.
E no sábado, último dia de apresentações, Melissa Walker exibe sua voz com performances do saxofonista Don Byron e seu New Gospel Quintet e do baixista Christian McBride.
Fonte: Folha Online