Diga não a pobreza de espírito…

48comentários

anil1150410

Garota não identificada que virou para os internautas a “A louca do Rio Anil” ou @alokadorioanil

O que seria uma grande festa acabou em tumulto. Estou me referindo a inauguração, ontem, do Rio Anil Shopping. Uma verdadeira multidão de jovens estava no local para prestigiar os artistas de televisão que dariam autógrafos em três lojas do shopping. E foi um Deus nos acuda, pois ninguém conseguia entrar e sair do estabelecimento. Do lado de fora uma outra aglomeração de pessoas querendo entrar, sem falar em engarrafamentos quilometricos nas ruas e avenidas da região do Turu, Cohab e Angelim. Enfim, o caos instalado.

rioanil7

Eu não acompanhei a confusão, apenas ouvia os burburinhos da correria e alguns boatos que tinham meninos e meninas carregando até manequins de lojas. Não sei se a notícia tem fundamento. Agora, o inadmíssivel é saber que as pessoas saem de casa para bagunçar a festa alheia. Não cabe aqui generalizar, pois tem gente que saiu de casa entendendo que passear no shopping é sinônimo de lazer e do consumo, não importando daquele que saiu  para consumir apenas uma Coca Cola com batata frita  numa franquia gringa de ‘fast food’ traduzindo ‘lanche ligeiro’. O inaceitável é a pobreza de espírito.

rioanil4

E o que se viu ontem à tarde, foi uma cena patética, pífia, uma Òpera Bufa, que serviu de comentário para quem veio de fora. Logo vem o bairrismo que o preconceito é porque somos nordestinos, nortistas ou do Meio Norte, e por aí vai. Eu discordo contra qualquer comentário pejorativo e preconceituoso. Agora, têm coisas que não podemos fazer vista grossa, principalmente, com a balbúrdia patrocinada por uma facção de vândalos, que se autointitula de jovens.  Para algumas pessoas a verdade dói na alma, mas quando o caso é real temos que aceitar e buscar uma solução.

rioanil8

As pessoas na rua comentam que São Luís está crescendo por quem tem muito carro de luxo e importados, prédios de primeiro mundo, shopping centers, o que é viável para qualquer cidade que busca o desenvolvimento. Mas temos que atentar para uma coisa. É necessário avisar as diversas instituições, entre as quais, a do empresariado, o do social, política, religiosa, família, jurídica, que temos um bolsão de desavisados. Eles desconhecem o verdadeiro significado das palavras cidadania e educação. Aqui não são palavras de sociólogo, mas de quem não acredita em desenvolvimento de maneira subterrânea.

Foto: Biaman Prado/O Estado

48 comentários para "Diga não a pobreza de espírito…"


  1. thais ewerton

    de fato ocorreu sim pessoas saindo correndo com roupas me manequins das lojas..foi horrivel, tanto q nao demorei mto lá, tive q ir embora, qse me pisotearam…nossa o q era pra ser bom, virou uma grande bagunça

  2. Denilson

    Verdade a Cidade Cresce para os empresários, porque para os demais funcionários que trabalham em diversas lojas de segunda a sábado outras de segunda a segunda não cresce, os salários são os mesmo, não temos participações em lucros.
    O que vejo é só descontos sindicais e essa não é a forma de se crescer, temos que crescer em conjunto. Vamos valorizar os funcionários quem sabe assim, vamos ao shopping não só para comprar um hamburger e um refrigerante de promoção desses fests folds.

  3. Poliana Almeida

    Concordo plenamente com suas palavras, estão ratificadíssimas.
    Foram lastimavéis as cenas que presenciei ontem no Rio Anil Shopping, o que era pra ser uma grande festa tornou-se um grande túmulto.
    A falta de Educação e a falta de Bom Senso imperaram. Nunca tinha tanta gente mal educada reunida.
    É uma vergonha!

  4. Wania Almeida

    O que para nós, moradores do Turu,era visto como crescimento para região acabou se mostrando o caos que vamos viver daqui pra frente.Ruas congestionadas,sem estrutura nenhuma de trânsito para receber um empreendimento desse porteo.Aí vemos o completo descaso dos empresários,políticos e de todos aqueles que estão envolvido nesse pseudo desenvolvimento da cidade.A impressão que tive foi que o shoping teria que abrir ontem de qualquer jeito,não importando aí a segurança e o bem estar de quem se dirigia ao local.Lamentável também o comportamento dos jovens,fiquei muito triste e envergonhada com as cenas que presenciei

  5. JULIO CESAR

    É UMA PENA VER IMAGENS COMO ESSAS,MAS A EDUCAÇÃO COMEÇA DENTRO DE CASA,PROVAVELMENTE ESSES “JOVENS” NÃO AS TIVERAM POR PARTE DOS SEUS PAIS QUE SÃO OS GRANDES RESPOSAVEIS PELA FORMAÇÃO DE SEUS FILHOS.
    A POPULAÇÃO DE SÃO LUIS AINDA ESTÁ LONGE DE SABER SE COMPORTAR NUM EVENTO DE GRANDE IMPACTO SOCIAL,CLARO QUE NÃO SÃO TODOS ,MAS UMA GRANDE MAIORIA AINDA PRECISA APRENDER QUE OS SEUS DIREITOS COMEÇAM A ONDE TERMINA O DOS OUTROS.
    O DESENVOLVIMENTO ESTÁ CHEGANDO,VAMOS SABER APROVEITA-LO DE MANEIRA EDUCADA E COM CIDADANIA.

  6. Alexandrey Melo

    Frenesi!!!
    De fato nossa cidade demonstra sinais claros de crescimento econômico (a construção civil está a toda carga). Entretanto, padecemos da falta de um programa objetivo, sólido e eficiente para a educação do nosso povo. Nossa geração de jovens não foi criada e educada nos moldes educacionais que estimulam o respeito pelo próximo, a educação (do mais simples, como um “bom dia”, “com licença”, “me desculpe”), a cortesia…
    O que vimos onte foi apenas uma demonstração do frenesi da novidade, aliado a pura falta de educação dos nossos jovens, os futuros cidadãos que tomarão, em seu tempo, as rédeas da estrutura funcional desta cidade.
    Mas não se enganem: não somos os únicos a enfrentar esta dura realidade. O contexto é bem maior e mais complexo. Atinge todos os rincões do Brasil e o foco é o mesmo em todos os locais: nossa estrutura familar está fragilizada e a escola não mais suporta a missão de educar, isolada do apoio dos pais e das demais forças sociais.

  7. Silvana

    Realmente é impressionante o que acontece com a educação no nosso país, especificamente neste Estado, onde a busca de informação é confundida com educação e, diga-se de passagem, a qual vai muito além do conhecimento, ainda que um acompanhe o outro.
    E situações como essa ocorrida na simples inauguração de um Shopping demonstram o caos em que se encontram os jovens, pois o fato vai muito além do desvario juvenil.
    É caso de polícia! Falando nela, onde ela estava no momento?!

  8. LUCIENE

    VERGONHA É POUCO MEUS AMIGOS.ISSO FOI UM ACONTECIMENTO LASTIMÁVEL POR PARTE DESSE POVO,DESVALORIZARAM A IMAGEM DA CIDADE, DO SHOPPING.ESSES ABORRECENTES SAÍRAM DE CASA OU DE QUALQUER OUTRO LUGAR MAS DEIXARAM A EDUCAÇÃO E O BOM CENSO PRA TRAS,SE É QUE ELES TEM!CONCORDO COM VC PEDRO ELES SÃO É VANDALOS MESMO.

  9. VINICIUS

    CONCORDO QUANDO DISSE QUE A CIDADE ESTA CRESCENDO, MAS PARA A CLASSE RICA DA CIDADE. TODOS NOS TEREMOS ACESSO A TODOS ESSES INVESTIMENTOS, MAS A GRANDE MAIORIA AINDA NAO SE DEU CONTA DE QUE SE DEVE CRESCER COM CIDADANIA E EDUCAÇÃO. CREIO QUE A POLITICA TEM MUITA CULPA NISSO, EDUCAÇÃO SE TEM DE BERÇO E TBM NA ESCOLA, MAS O QUE VEMOS AQUI É QUE A MAIORIA DO JOVENS ESTUDANTES NAO QUEREM NADA COM A VIDA, E SAO ESSES QUE PROVOCAM TODO ESSE TUMULTO NUMA FESTA COMO ESSA.

  10. Losiley

    Sua Matéria está perfeita!
    Tratou o assunto com realidade e classe.
    Tenho pena dos moradores da região, pois o trãnsito nas proximidades desse shopping será um Deus nos acuda. E que situação delicada… nossa cidade, antes conhecida como ilha do amor, está sendo “carinhosamente” tratada como a ilha do caos, na saúde (nem preciso comentar) no quesito mobilidade humana, aiai… enfim dentre tantas áreas… agora até o lazer, ficou dificil, gente! Onde estamos mesmo….

  11. luis victor saldanha

    Falou e disse Pedrinho!

  12. Susan Wesley

    Ontem estive por lá e realmente fiquei impressionada com o vandalismo, Não há outra palavra que defina melhor, visto que o shopping tornou-se a “rua grande” climatizada. Um segurança pediu que nos retirassemos porque eles iriam fechar o local e então perguntamos o que estava havendo realmente, ele relatou que quebraram os elevadores, roubaram muitas lojas e que a situação estava fora do controle e realmente era isso, faltou mais homens na segurança, mas não justifica as atitudes barbaras dos jovens de depredarem o shopping, agindo como animais, cuspindo nas pessoas que estavam abaixo da escada, enxendo os canteiros de plantas com lixo, quebrando os produtos do supermercado expondo-nos ao ridiculo diante de outras pessoas(artistas) de fora que como ja foi dito não tem preconceito por sermos nordestinos mas sim pela falta de educação que por sua vez não poderá ser justificada pelo nivél economico dos mesmos. Foi lamentável, até o Mercado de Todos da Cohab estava mais organizado. E se esses jovens são o futuro de nossa cidade precisamos parar para refletir se estamos indo na direção certa e no ritmo certo, se não os maranhenses sempre ficarão nos piores cargos e os de fora vem e ganham mais as nossas custas.

  13. Celso Valois

    Talvez não lembre o amigo Pedro das vezes que saíamos da Mirante às 18hs e indo para o retorno do S.F. pegar o coletivo comentavamos sobre o futuro de nossa cidade, cresciemnto social e a educação deste povo.
    Hoje dá pra ver que não eram apenas previsões. Infelizmente estamos a mercê do descaso de alguns pais que não tem o poder de autoridade, nem de referencia sobre seus filhos.Excessões a parte, é claro.
    Acompanhei pela mídia e tive que mudar meu trajeto mais 15 km, e mais uma hora e meia de atrazo ate chegar em casa. Isso sem falar nas crateras das ruas e avenidas que tive que passar, onde você escolhe se cai no buraco ou passa por dentro dele. Absurdo!
    Nada justifica o caos de ontem. Mas que isso sirva de lição para nossos empresários e governantes, que a desordem e a falta de educação de um povo é resultante do descaso deles prórpios. O que me diriam os sociólogos sobre políticas públicas sérias, divisão de renda e salário justo?
    Educação é tudo.

  14. Simone Rodrigues

    Diante de cenas como estas, nesse momento, asseguro o ”orgulho de ser maranhense”.
    Lamentável…

  15. thais ewerton

    esse crescimente está sendo feito de forma desordenada, a qulquer custo..os empresários so querem saber do lucro final deles, qnto a educação no nosso estado, essa passou foi longe…
    faltou planejamento nisso, até o transito lá eles vão udar, sem nem um aviso previo pra população…agora vê se isso vai dar certo!!

  16. João

    Eu já previa isso e por isso não fui.

  17. cassiel carlos

    Concordo desde cedo somos influenciados pelos outros vivemos num mundo consumista e que tudo q faz moda todos querem a inalguracao desse shopping foi a confimarcao que o povo maranhese tenho uma mentir futio e atrasada deichando-se leva por meres apretrechos da vida , muita confusao fora e dentro qual a necessiade de briga so por causa de um shopping ? lamento disse sou maranhese e mi envergonhe de ver isso acontece um povinho de merda brigando por causa de entrada ainda soube q tiveram arrastoes nas lojas isso realmente mostra cada vez mais para as pessoas de fora que nos somos fora de si e nao temos organizacao ….
    malz somos todos animais quando vemos coisas novas todos querem e isso somente

  18. Ney

    Parabens pelo post nao precisava nem seu acertadissimo comentario o titulo e as fotos ja falariam por si, lamentavel.

  19. NEIF MATHIAS

    ISSO SO MOSTRA A VERDADEIRA REALIDADE DA TIGRADA!

  20. Mayara

    A coisa já está feia começando por estes comentários. "Censo", "Atrazo", etc. Pior do que a pobreza material é a pobreza de espírito e a cara de burro que esse povo tem. Ficam mais feios do que são. Muitos querem estar onde não convêm por achar que basta estar no local para melhorar de nível. Como Albert Einstein falou "Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta".

  21. Vera Carvalho

    È lamentável saber que o publico jovem não sabe como lidar com o que é público e diferenciar o privado, tudo isso devemos a uma educação que não é levada a sério. Isso vem nos alertar de que temos uma responsabilidade muito grande em educar os nossos jovens para que outros eventos posterior tenham outros modelos comportamentais.

  22. Carlos Machado

    Como maranhense eu realmente fico envergonhado com tal situação e a primeira impressão que eu tenho é que a maioria do povo ludovicense nunca viu ou presenciou um shopping em toda a sua vida. Realmente lamentável 🙁

  23. Patrícia

    Eu acredito que as empresas de comunicação estão no seu direito de publicar aquilo que é notícia. Infelizmente, o que deveria ser um evento civilizado tronou-se um caos generalizado. Em se tratando das pessoas que lá estiveram tenho a certeza de que cada uma delas tinha uma intenção ao se deslocar para o Rio Anil Shopping ontem, con ou algo do tudo, percebe-se claramente pelas imagens postadas o descontrole de algumas delas. Uma coisa é ir ao local de inauguração, perceber um tumulto e sair de lá, outra coisa é ir, fazer baderna e ficar pulando com os braços esticados em uma clara demonstração de descontrole emocional. Se ainda fosse uma final de campeonato öu algo do gênero isso seria ceitável, mas a abertura de um shopping? Como se justifica uma euforia dessa? É claro que a epoxição dessa garota não pode ser atribuída apenas ao Imirante ou mesmo a internautas. Ela se colocou em situação ridícula e acabou virando notítica, no mínimo cômica, de uma situação tão rotineira em grandes centros urbanos.

  24. Ueider Moraes

    Lamentável. E eu que iria lá ontem, ainda bem que não fui.

    Quero nem ver quando inaugurar o Shopping da Ilha, vai ser outro caos.

  25. Samir Ewerton

    Pedro

    Suas colocações estão perfeitas, mas acredito que estão criticando agora ou jogando a culpa somente pra cima da imensa multidão jovem alí atraída sobretudo pelo apelo da presença de atores e ex-BBs.
    Em nenhuma cidade do mundo se deixaria construir um Shopping naquele local, o trânsito ali era complicadíssimo, vai ficar instransitável.
    Não era o momento de trazer artistas na Inauguração. A admistração foi incompetente e a Prefeitura foi omissa para dar as licenças para a construção alí.
    Pra analisar o comportamento do público, totalmente inaceitável até concordo, temos ver quais variáveis influiram nessa atitude.
    Me causa espécie, quando o portal Imirante que deveria adentrar na seriedade do acontecido como fez e faz em muitos casos, tenta agora desviar o foco e fazer brincadeiras com a “loka do rio anil”, dando destaque a algo bobo e sem nenhuma base nos critérios de noticiabilidade.
    Enfim, a Inauguração foi pífia ,deplorável. Não começou bem o novo Shopping da cidade.

    • pedro sobrinho

      Samir, o objetivo de mostrar a garota não foi motivo de brincadeira. Afinal, ela reflete a euforia e a inconsequência de todos os jovens que ali se encontravam. Este tipo de comportamento não deixa se preocupante. Se ela não quisesse sair do anonimato desta forma, não estaria sendo alvo do espetáculo pífio. dessa Òpera Bufa. Enfim, se a TV é ‘uma máquina de fazer doido’, a internet é o hospício. Portanto, corra…rsrsrsrs

  26. Mr.Roma777

    Eu acho que oq aconteceu nesse shoping, já não era de se espera, pois esses tipos de coisas já acontecem na nossa Cidade. Não só por si tratar de uma inalguração de um Novo estabelecimento Comercial, mais por varios outros fatores. Mais acretido que isso não vai ser um Caos total, só um pouco rs.. Não sei o por que, mais achei muita graça no que aconteceu ontem, vamos fala a real, esses pessoal não tem muito oque fazer isso sim rs… fala serio !!!!

  27. cleudson

    EITA QUE VERGONHA HEIM UM SHOPING FAZER ISSO TUDO ESSA GAROTA É LOUCA
    ATE PAREÇE QUE NAUM TEM SHOPING EM SÃO LUIS
    MAIS ESSAS COISAS SO ACONTECEM AQUI SÃO LUIS DO MARANHÃO

  28. Graça

    Creio que agora ficou bem claro o porquê de se investir mais em educação e em atividades culturais no estado… justamente para que a população tenha outras opções de lazer, que hoje em São Luís, lazer significa ir ao único cinema da cidade (por enquanto), ou simplesmente passear no shopping, como é o caso de vários adolescentes que andam por aí sem a presença dos pais, fazendo arruaças como estas e principalmente, envergonhando-nos.

  29. nilL FILho

    A GAROTA FOI APENAS O BODE EXPIATÒRIO DE TODO ESSE ASSUNTO. (pelo que percebi, ela queria apenas aparecer na foto)

  30. Paula Tavares

    Infelizmente presenciei e sofri na pele esse triste epsódio. Estava na C&A com mh vizinha de 7 anos q ficou em pânico qd vimos akela INVASÃO de adolescentes eufóricos q derrubavam td q viam pela frente.. Fui espremida, esmagada, ao meu lado várias senhoras de idade, pais com crianças de colo, gente de bem q estavam ali pra prestigiar um novo estabelecimento, q estavam dando lucro pra empresa, afinal a gente tava FAZENDO COMPRAS (coisa q a maioria não foi fazer lá).. Qd me deparei com akele furacão.. Qd tentaram controlar o caos, o q se via era mercadorias espalhadas pelo chão, bijouterias kebras, roupas roubadas, funcionarios desesperados tentando juntar as coisas.. Soube q levaram celulares, oculos e mts coisas da loja.. Prejuízo total.. Mais creio o pior prejuízo foi o MORAL pq a fama q SÃO LUIS levou pra fora realmente não é das melhores pra uma CAPITAL q leva o título de ILHA DO AMOR.. Triste fato e mais triste ainda é ver tantos jovens perdidos, se intitulando modernos e livres.. Qts pais não estão envergonhados de seus filhos hj hein!!

  31. Lícia

    Caberia inumeros adjetivos a esse lamentável acontecimento e o pior é saber que são justamente essas pessoas o alicerce, o futuro, do nosso país.Diante dessas e de tantas outras situações de vandalismo e violencia fica o seguinte questinamento : De que futuro estamos falando se não conseguimos ao menos educar o presente?.
    O ensino nas escolas, faculdades e ate universididade esta cada vez mais caotico; O poder público pensa que quantidade é qualidade e todos os anos distribui milhares de "diplomas"; Os professores perderam a autonomia em sala de aula e são obrigados a aprovar alunos sem o minimo de conhecimento e como se não bastasse os pais perderam autoridade com os filhos e por muitos são tidos apenas como Pa(i)lhaços e/ou Pa(i)trocinadores.
    A impressão que tenho é que apesar do louvável desenvolvimento tecnico-cientifico estamos vivendo uma involução humana, a degradação do homem enquanto ser social.

  32. NildmaRocha

    Sao Luis esta crescendo..sim é obvio.Mas sinceramente…esse povo deveriam ter uma visao geral das coisas q acabariam acontecendo com a inauguraçao desse shopping…O q mais me irrita é saber q vou sofrer diariamente com esse transito….semáforo e mais semáforo nao vao ser a soluçao para o nosso transito…Mas nao é por isso e por outras coisas q aconteceram q vou dizer que tenho vergonha de ser Maranhense e tal..PQ NAO TENHO!!!Em todas as grandes cidades acontecem diversas coisas tristes mas o contrario da nossa é “q eles la” das outras cidades “abafam” certos acontecimentos tristes…ja “nós” daqui parece q fazemos questapo de expor…Nao estou criticam ninguem apenas falo q Amuhhhhhhhhhhhh minha cidade!!!rs

  33. REIZA

    SÓ EXISTE DUAS PALAVRAS PARA SE RESUMIR A ESSA SITUAÇÃO…..
    FALTA DE CULTURA E PRINCIPALMENTE FALTA DE EDUCAÇÃOOOOOO….

    É TRISTE MAIS É A REALIDADE…..

  34. Marcelo

    Belo comentário Pedro!!!!!! ai está a educação dos jovens maranhenses!!!! vergonhosooooo…..

  35. Patricia Cunha

    Não fui à inauguração pq ja imaginava q ia ser um sufoco, mas nem de longe pensava nessa loucura q foi. A imagem negativa q ficou é irreparável, de q somos uma província e de q certamente nunca vimos um shopping. É lamentável, mas tb não é novidade: São Luís só aparece na mídia nacional qdo se trata de tragédia ou escândalo. Infelizmente é isso. Parabéns ao fotógrafo.

  36. Endrew Faray

    Cara as montagens não foram desse Wandson,talvez uma seja o resto foi o “peroba’s team” inclusive eu tbm fiz uma que foia a do Jurasssic Park ,aê o Thomas que postou na Comunidade tbm pertencente ao “Peroba’s team”,enfim so avisando
    abraço

  37. Graziella

    Caro Pedro,
    Faço das suas as minhas palvras. Realmente lamentável o que aconteceu ontem na inauguração do shopping. Faltou educação à nossa juventude, mas não a educação de que muitos falaram aqui, de um ensino melhor, de melhores opções de lazer e cultura na nossa cidade. A educação em questão é a que recebemos de nossos pais, esses sim têm o DEVER DE EDUCAR OS FILHOS ensinando-os o básico como dizer bom dia, boa tarde, boa noite, desculpe, obrigado, com licença. Além disso, impor limites, respeitar o outro, respeitar a coisa alheia, porque pelo que já escutei e li do vandalismo que tomou conta do shopping, dos jovens cuspindo nas pessoas, isso, para mim, é falta de limites dos pais. E aí me faço uma pergunta, será que esses jovens, que estão em pleno ano letivo não deveriam estar na escola ou em casa estudando?? E mais uma pergunta: e seus pais, será que sabiam onde eles estavam e o que estavam fazendo?
    Educação não é só o ensino das escolas. Ela começa dentro de nossas casas e não podemos transferir essa obrigação para a escola e colocar a culpa nas políticas de educação, que, reconheço, não são levadas a sério em nosso país.
    O que vimos ontem foi a falta de limite e de responsabilidade de pais que não conseguiram ensinar a seus filhos que a educação é algo bem mais simples, que não se limita aos bancos escolares.

  38. Dominick

    É louca mesmo, meu pai –‘ enfim, só vim para avisar que AS PRIMEIRAS MONTAGENS que vem aparecendo na internet, como a do Power Rangers ou do Dinossauro, SÃO DE AUTORIA DO PEROBA’S TEAM (http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=2012802074279183471), NÃÃÃÃO DESSE WANDERSON LISBOA OU SEJA LÁ QUAL FOR O NOME DO INDIVÍDUO. Obrigada. :*

  39. Dougado

    O que a Cacau e o Eleiser vão pensr de São Luís?

  40. pedro murano

    Realiza… se fosse para pegar fila para matricular um filho na escola, todos eles estariam se queixando.
    Meu medo era de começar um arrastão fora do shopping, levando tudo dos infelizes motoristas que estavam parados no transito ao voltar para suas casas depois de um dia de trabalho.
    Aonde colocaram o Planejamento Urbano nesta cidade?!

  41. sandreia santana

    LAMENTÁVEL O QUE ACONTECE COM OS JOVENS QUE NÃO SABEM SE DIVERTIR, É POR ESSAS E OUTRAS QUE NÃO SAIO DO MEU CONFORTO, DA MINHA CASA PARA ENCONTRAR UM MONTE DE JOVENS MAL-EDUCADOS EM UM ESTABELECIMENTO DESSES.
    NÃO VAMOS CULPAR A ESCOLA, A POLÍTICA, O GOVERNO PELA EDUCAÇÃO DESSES JOVENS, ISSO COMEÇA NA FAMÍLIA.
    QUE PAIS SÃO ESSES DESSA GERAÇÃO QUE NÃO TEM CONTROLE SOBRE O FILHO? QUE EDUCAÇÃO ELES DÃO PARA ESSES JOVENS? RESPOSTA NENHUMA.
    DEIXAR UM JOVEM PASSEANDO, BADERNANDO, BAGUNÇANDO OU QUALQUER COISA PARECIDA PELO SHOPPING SOZINHO OU COM “AMIGUINHOS” SIGNIFICA FALTA DE CONTROLE SOBRE O FILHO. SE OS JOVENS DE HOJE SÃO MAL-EDUCADOS A CULPA SÃO DOS PAIS E NÃO DA ESCOLA EM QUE ELE ESTUDA, A ESCOLA NÃO PODE RESOLVER UM PROBLEMA QUE NÃO É CONTROLADO EM CASA.

  42. Maria Eduarda

    Pedrinho, em uma cidade ainda provinciana como São Luís, é de se esperar tal comportamento.
    A cidade cresce desordenada, desigual, eufórica e deslumbrada com o capitalismo selvagem. Este é o resultado alcançado por um estado onde investimentos na área educacional são assuntos de outro planeta.
    Felizmente, para nossa alegria, não roubaram nem danificaram teu equipamento de som. UFA!

  43. Fabio Portela

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    De onde ela veio pra onde ela vai?
    isso nada mais é do que ”O CANO QUEBRANDO”
    saca,varios anos de administrações sem nenhuma comprometimento
    com o social!
    nada de ecudação,saúde,lazer,cultura….
    nada…
    o cano começou a estourar,quem viver verá!
    Panic on the streets of Maranhão
    Panic on the streets of São luis…
    kkkk

  44. THAÍS

    Não creio que São Luís ainda seja “provinciana”, mas sim cheias de provincianos, de todas as classes sociais.
    Não foi a primeira vez que isso aconteceu em São Luís, alguém lebra da inauguração do Colônia Shopping, como foi absurdamente parecido, só que em um abiente muito menor, ou nos primórdios do Marafolia, na entrega de abadá, como os shoppings e hoteis ficavam lotados e aconteciam também vários assaltos.
    Realmente, São Luís não tem locais de diversão apropriados para os jovens, e quando há uma novidade como um Shopping novo, grande, lindo e com muita publicidade, e a presença de Celebridades Instâtanea, era de se esperar o inesperado.
    E outra bairrismo, não apenas de quem vem de fora, falando que é porque somos nordestinos e tal, mas aqui mesmo na cidade, várias pessoas falram que aconteceu isso pela localização do Shopping, “que na cohab só podia dar isso mesmo”, não lembrando que pessoas “atoas, sem educação, sem cultura” tem em todos os lugares, falaram ainda que é porque só tinha gente de invasão.
    De qual Invasão estavam falando???? da invasão próxima à PENÍSULA da Ponta da Areia, ou Invasão depois do Cohafuma, Invasão perto do Renascença, São Francisco, Jaracati ou Altos do Calhau??? os bairros “nobres” também tem seu quinhão de “invasão”.
    Foi lamentável, concordo, mas não se pode generalizar, já que famílias que estariam por lá queriam, conhecer, consumir….
    O trânsito naquela área é complicado, faculdade, supermecado, casa de shows e escolas ( e em breve um condomínio de 8 torres com 10 prédios por andar).

    Primeiro devemos fazer uma relexão e depois tomar atitudes coerentes.

    um abraço

  45. Samira Ferro

    Pedro Sobrinho,
    é hilário e triste essa cena.
    Sou de São Luís e moro a 4 em Salvador.
    Fico passada por ver que tanta gente se predispõe ao ridículo.
    Fico olhando essas fotos e vejo o quanto a galera jovem, precisa controlar mais seus impulsos.
    São Luís precisa de mais opções de Lazer e diversão para essa turminha doida pra pirar o cabeção,
    no bom sentido… é claro.
    Fica aí até uma dica aos possíveis investidores para nossa terrinha.
    Tá pensando em investir. São Luís é um bom começo.
    Sinto muitas saudades, mas confesso que São Luís precisa crescer, muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito.
    Fico aqui torcendo para que isso aconteça.

    Abração e fica com DEUS.

    Ah! e com relação a garota da foto… rsrsrsrsrsrsrsrsr, deixa a menina curtir os seus 15 min de fama!!!!

    bye!

  46. Silvia

    Ridícula a cena e muitos ridículos comentários,
    Educação? Rapaz, nessa cidade conta-se nos dedos aqueles q a tem, e qndo tem logo logo a perdem…
    Seja nas ultrapassagens no transito, na fila do banco, no supermercado no caixa p 10 volumes, respeito aos idosos, educação com o motorista do onibus, a cobradora, as filas nos terminais de integração, no R.U da UFMA … sejamos sinceros… educação é realmente o que os nossos maranhenses precisam. Mas não falo de umtipo específico… digo de todos! Tooodos os possíveis e imagináveis. Além disso, ainda sofremos com o mal planejamento da cidade, avenidas estreitas para a quantidade de carros e a Engenharia de Transito foi parar no lixo… todos os sinais que rodeiam o shopping não funcionam até hoje! Brincadeira, não é?!

  47. Henrique

    Compartilho com sua opinião. Agora, “muita das vezes”dói mesmo, é verdade, na norma culta!

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS