Valorizar a língua portuguesa no cenário mundial foi o principal objetivo da conferência internacional aberta ontem (25), no Palácio Itamaraty, pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, lembrou da importância dos 21 centros culturais brasileiros espalhados pelos continentes Americano, Europeu e Africano, para a divulgação da cultura e da língua portuguesa por meio da literatura, do cinema e de outras expressões culturais.
Amorim que as discussões promovidas durante a conferência servem para a reflexão de propostas para a difusão da língua portuguesa no mundo.
– As discussões que se realizam nos próximos dias, favorecerão a reflexão das propostas de difusão do português entre os outros países, como o caso da reforma ortográfica. Além de fortalecer o ensino da língua nas escolas e de divulgá-la como meio de comunicação no âmbito mundial”.
O ministro citou o poema de Fernando Pessoa, Minha Pátria é a Língua Portuguesa, para expressar o apreço que tem pelo idioma. “Ao celebrar hoje a língua portuguesa, celebramos a vida”, disse Amorim fazendo alusão ao poema do poeta português.
O idioma português atualmente é falado por mais de 245 milhões de pessoas. É a língua oficial de nove países em quatro continentes. No Ocidente é a terceira língua mais falada.
Durante a cerimônia de abertura da conferência, a cantora Maria Bethânia recitou alguns poemas de autores lusitanos e cantou músicas de compositores brasileiros.
A Conferência Internacional Sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial reúne delegações dos países que integram a CPLP, formada pelo Brasil, por Angola, Cabo Verde, pela Guiné-Bissau, por Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
Fonte: Agência Brasil