Jazz & Cia.

1comentário

O 1º Lençóis Jazz e Blues Festival ocorrerá entre os dias 10 e 11 deste mês, no Resort Lençóis Maranhenses, no município de Barreirinhas, a 260 Km da capital maranhense.

No ‘cast’ do festival estão o gaitista brasiliense Engels Espíritos, o trompetista Jim Howard, o duo Flávio Gumarães (gaita, vocal) e Otávio Rocha (guitarra). Tem ainda o gaitista Jefferson Gonçalves e representando o Maranhão, Jayr Torres Trio Jazz e Edson Travassos e banda.

Além dos shows, serão realizadas oficinas, cortejo e jam sessions. Todas as informações sobre o evento estão disponíveis no site oficial do festival: www.lencoisjazzeblues.com

SERVIÇO:

Data: 10 e 11 de outubro        Horário:  a partir das 21h30

Local: Resort Lençóis Maranhenses, bairro Cruzeiro, cidade de Barreirinhas, Maranhão. Fone: (98) 3349-1139 ou 3349-1144- Falar com Alan / http://www.lencoisresort.com.br/

Venda antecipada de ingressos: (já disponível) no Uimar Jr Turismo, Av. Colares Moreira,nº10, Ed. Multiempresarial,  loja 7,  Renascença II, São Luís. Fone:  3227-2369

Preço do Ingresso: R$ 50,00  Meia: R$ 25,00.

Venda de ingressos nos dias do festival: Resort Lençóis Maranhenses, bairro Cruzeiro, cidade de Barreirinhas,  Maranhão. Fone: (98) 3349-1139 http://www.lencoisresort.com.br/

OUTRAS INFORMAÇÕES: (98)9976-3087/ (98)8819-5007 

Produção:

Tutuca- 9976-3087
[email protected]

Ivaldo Guimarães-8819-5007
[email protected]

Assessoria de Comunicação: Patrícia Santiago (CE 01091 JP): (98)9143-0110/ 3233-6695

Todas as informações sobre o evento estão disponíveis no site oficial do festival: www.lencoisjazzeblues.com

Atrações

JIM HOWARD III

É Maestro, compositor, arranjador, trompetista – norte americano morando em São Luís, criador da Infinity Jazz Band em 2004. Estudou Música, Trompete e Piano na Universidade Estado New York e outras clínicas. Participou em diversos eventos e grupos de Jazz e Soul/Rock incluindo grupos dirigido pelos artistas de Jazz em destaque (Jaki Byard, Hank Mobley etc). Recebeu prêmios para composições próprias, tendo já lançado 2 CDs: “Reflection” e “For the Love of Jazz”.

Engels Espiritos

É considerado um dos mais versáteis e expressivos gaitistas brasileiros. Desenvolve, por meio da gaita e da voz, composições que permeiam diversos estilos do universo da música afro-americana e brasileira.  É reconhecido internacionalmente pela criatividade, técnica e personalidade expressadas nos solos de gaita. Já se apresentou em vários estados e representou o Brasil em importantes festivais e circuitos no Canadá, EUA, Alemanha, Países Escandinavos e México. Sua trajetória musical iniciou-se com o estudo de canto lírico na Escola de Música de Brasília, onde desenvolveu uma base técnica que possibilitou estudar mais profundamente os timbres e sonoridades de grandes cantores da música mundial. Foi pioneiro no trabalho com gaitas harmônicas em Brasília, desenvolvendo um curso responsável pela formação da primeira geração de gaitistas na cidade. Sempre atento às inovações e mistura de ritmos, Engels quebrou o paradigma que muitos tinham sobre a gaita ser instrumento exclusivo de Jazz, Rock e Blues, inserindo o instrumento de forma extraordinária em ritmos regionais brasileiros e na música mundial. Junto à Orquestra Harmônica Brasileira, em Curitiba, sob orientação do mestre Ulysses Cazallas, aprendeu liuteria, técnicas de manutenção em gaitas como afinação, otimização, restauração, ajuste técnico e reposição de peças. Em Toronto, Canadá, a convite do renomado gaitista cubano-canadense , Carlos Del Junco, fez um aperfeiçoamento de sua técnica na utilização da cromatização em harmônicas diatônicas. Em Detroit, EUA, participou do SPAH (The Society for the Preservation and Advancement of the Harmonica – Convenção mundial de harmonicistas) para o estudo histórico e técnico visando a conservação e desenvolvimento da harmônica. É endorser e um dos principais divulgadores da marca Bends Harmônicas, detentora da mais avançada tecnologia em gaitas no Brasil. (Fotos e música  disponíveis no site do artista: http://www.engelsespiritos.com.br

JEFFERSON GONÇALVES

O carioca Jefferson Gonçalves começou a carreira no início da década de 1990, seguindo por um caminho comum a muitos gaitistas: o blues. Logo, trocou a profissão de bancário pela de músico, fundou a banda Baseado em Blues e o trio acústico Blues Etc., gravou com artistas de diferentes gêneros e se consolidou como um dos mais completos nomes da gaita no País – inclusive representando o Brasil em encontros internacionais, como o da Sociedade para a Preservação e Avanço da Harmônica (SPAH, em 1998, em Detroit (EUA). No entanto, o blues não foi fator limitante para Jefferson. O gaitista identificou traços muito semelhantes entre a música negra norte-americana e a do Nordeste brasileiro, baseada nos ritmos de forró, como o baião, o xaxado e o xote. E essa percepção alargou-lhe os horizontes. Dedicou-se, então, a estudar os representantes mais significativos da arte nordestina. Descobriu o maracatu e o samba rural e, como conseqüência natural, incorporou esses elementos ao seu primeiro CD solo, “Gréia” (2004). A mistura foi bem recebida por críticos e público. “Gréia” põe no mesmo balaio a criatividade de Bob Dylan e de Luiz Gonzaga, o balanço de Jackson do Pandeiro e de Ray Charles. Tudo é música, afinal – e de extrema qualidade. Com toda esta experiência adquirida em centenas de shows, gravações e workshops, Jefferson Gonçalves tem sido uma referência em harmônica no Brasil. Visite o site dele e saiba  mais de sua carreira.: www.jeffersongoncalves.com

EDSON TRAVASSOS

Guitarrista de pegada forte e de formação musical baseada, principalmente,no blues, passando por influências que remetem ao swing, ao rockabily, ao funk, ao soul e ao rock. Trocando o Rio de Janeiro pela Capital Federal em 1994, fundou o MANIFESTO BLUES, seu principal projeto musical. Em 1999, a convite de Guigui Trotta, “gaitista universal” nas palavras de Nuno Mindelis, ingressou na banda CACHORRO CEGO, com a qual gravou os CDs “Família que briga unida permanece unida” e “Cachorro Cego II”, venceu o concurso nacional de bandas promovido pelo programa “Ultrasom” da MTV, e teve veiculado os clipes “Mary Juana Blues” e “Véio” naquela emissora. Atualmente, divide sua atenção musical entre o MANIFESTO BLUES, e acabou de lançar o CD “BLUZ’IN”, e o EDSON TRAVASSOS BLUES TRIO, power trio sediado em São Luís-MA, que tem por objetivo fomentar a cena “bluseira” local. Sua característica mais marcante é a busca incansável pelo timbre perfeito, que aliada a uma profunda sensibilidade artística, faz com que sua guitarra pareça estar viva em suas mãos.

JAIR TORRES TRIO JAZZ

Professor de música da Escola de Música do Estado do Maranhão, arranjador, nasceu em 24/08/70 na cidade de Carolina-Maranhão. Aos cinco anos de idade começou a tocar baixo de 4 cordas na igreja com seu pai. Aos 12  começa sua brilhante carreira como guitarrista. solo e passou aplicar no seu trabalho musical. Com o tempo descobriu PAT METHEN, com seu som fascinante. Passou então a ouvir seguidamente PAT até conseguir assimilar todas aquelas harmonias e improvisos. 

Aos 17 anos  começou a tocar em São Luís e logo chamou a atenção. Logo passou a produzir e arranjar músicas para cantores locais. Sempre autodidata, se enveredou pela música instrumental. Certo dia apresentou-se sem saber que na platéia estava Toninho Horta, que depois o chamou e o elogiou, pois seu fraseado era de alguém que tinha estudado fora. Desde então Jayr Torres não parou de tocar. Em 2005 participou do projeto Pixinguinha onde tocou com  Rosa Reis, Chico Pinheiro e Paulo Sérgio Santos. No momento está gravando seu primeiro CD JAYR TORRES TRIO onde ao lado de um baixo e uma bateria mostra toda sua técnica e conhecimento. Jayr Torres se apresentou recentemente com essa formação de trio  no circuito COVER BAIXO BASS FESTIVAL onde recebeu elogios de Celso Pixinga.

1 comentário para "Jazz & Cia."


  1. Carlos

    Acabei de entrar em contato por telefone, nos números citados como referencia para informações e reserva, quando no Resort um atendente muito mal-educado de nome Flavio me garantiu não haver nada parecido durante esse período e ainda deixou bem claro que se tratava de PROPAGANDA ENGANOSA. Dai ligo para o numero da “Pseudo” agencia responsável pela venda e mais uma vez outro mal-educado perguntou quem estava falando e pra onde eu queria ligar em seguida desligando o telefone sem concluir o assunto. Por fim entrei no link destinado ao evento e vejo um OFF-LINE estampado no meio da página. Afinal quem está com a razão?

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS