A Companhia do Imaginário apresenta entre os dias 10 e 12 de novembro, a partir das 19h, a performance teatral “Miúdos Conto para Gente Graúda”, no Anfiteatro Beto Bittencourt (Praia Grande). No elenco as atrizes maranhenses Lívia Lima e Rosa Ewerton Jara.
Os contos são de Elizeu Cardoso, natural do município de Pinheiro (MA). O músico percorre os campos e a praça da Matriz, em sua terra Natal, além do município Raposa, desenhando mundos e percebendo com a delicadeza das palavras a vida das pessoas dos respectivos lugares.
O espetáculo faz parte da programação da 10ª edição da Feira do Livro de São Luís (FeliS), que ocorre entre os dias 7 e 13 de novembro, na Praia Grande, no Centro Histórico da Capital Maranhense.
Histórico
Lívia Lima
Atriz, contadora de história e professora. Há dez anos realiza trabalhos voltados para arte educação e pesquisa a importância da tradição oral em sala de aula, no canto e performance.
Diretora da Companhia do Imaginário, onde realiza oficinas artísticas e pedagógicas, produção cultural, engajada sobretudo na contação de história, em que se destaca alguns trabalhos como “Encontos”, “Fábulas Fantásticas”, “Lá Vem…História” e “O que Tu Tens a Me Dizer Sobre o Amor” ?
Participou de trabalhos como “O desejo de Catirina” com o ator e mímico Gilson César, “O Parto do Homem Lixo, junto a “Huhuhu Circo Teatro”, “Exposição Viva”, com acadêmicos do curso de Teatro da UFMA, “Desconcertos das Palavras”, em parceria com o grupo Doutor ao Teatro da Inconstância.
Estreia o trabalho “Miúdos contos para gente Graúda”, com a atriz e dançarina Rosa Ewerton Jara.
A Companhia do Imaginário conta, ainda, com Nato Silva, Madson Peixoto, Marília Araújo e Alysson Ericeira.
Rosa Ewerton Jara
Atriz/dançarina desde 1979. Participou de vários grupos como a “Santa Ignorância-Cia de Artes”, “Cia Duro-Angu de Teatro e Bonecos”, “Cia Cênica de Artes”, entre outros.
Atualmente está no elenco do espetáculo “As Três Fiandeiras”, como atriz convidada do grupo Xama Teatro. Também é atriz /dançarina do NUA-núcleo atmosfera da dança-teatro, sob a direção de Léo Portella.
Na Feira do Livro de São Luís, está como atriz convidada da Cia do Imaginário, de Lívia Lima.
Elizeu Cardoso
Nasceu em 15 de marco de 1975, na cidade de Pinheiro (MA).
Em 1992, começa sua carreira profissional ao participar do Festival de Musica de Pinheiro (FESMAP), obtendo a segunda colocação. Um ano mais tarde, em 1993, venceria o I Festival Ecológico de Pinheiro.
• Em 2001, o Boi Pirilampo grava de sua autoria a toada no sotaque de Pindaré, Boi de Luz.
• Em 2003 lança o CD TODOS OS CANTOS pela lei de Incentivo a Cultura, sendo indicado ao prêmio Rádio Universidade FM.
• Em 2004, participa com a música Reconstrução do CD “FESTIVEIROS” patrocinado pela FUNCMA (Fundação de Cultura do Maranhão), que reúne quinze novos autores que passaram por festivais.
• Em 2007 classifica a música INDÍGENA para dois dos maiores festivais do Estado do Maranhão, o CANTA GRAJÁU e o FESTIVAL DE MÚSICA DE PEDREIRAS
• Em 2008, vence o FESTIVAL JOÃO DO VALE DE MÚSICA POPULAR em São Luís (MA), com a música REDEMOINHOS, em parceria com Isaac Neto, Lurdes Cardoso e Dicy Rocha
• Em 2008 a sua música O MUNDO é o tema da redação do Centro Universitário do Planalto do Araxá (MG) com o tema SOMOS TODOS IGUAIS
• Em 2009 recebe o prêmio “Compositor do Ano” na Noite das Personalidades, em Pinheiro
• Em 2010 lança o cd “ALMA NEGRA”, voltado para as ritmidades africanas, e questões sociais.
• Em 2012, obtém a 2ª colocação no Fesmap – Canta meu Nordeste, com a música EM ALGUM LUGAR, interpretada por Lena Garcia.
• Lança o livro DIAS AMARELOS na galeria Trapiche em 5 de julho de 2013.
• Em 2015, dezembro, vence o I Festival Maranhense de Conto e Poesia (UEMA), com o conto “Poeira do Tempo”.
• Em 2016, lança o livro A DANÇA DOS VENTOS
• É membro da APLAC – Academia Pinheirense de Letras, Artes e Ciências, cadeira de nº 15.