O 16º Festival Perc Pan – Panorama Percussivo Mundial – encerra nesta sexta-feira, dia 11, em versão paulistana. O evento foi realizado entre os dias 4 e 5 deste mês, no Teatro Castro Alves, em Salvador, e nos dias 8 e 9, no Teatro Oi Casa Grande, no Rio de Janeiro.
Este ano o festival dedicado à percussão trouxe em sua edição em São Paulo o show do grupo Beirut no palco da Via Funchal.
Além do Beirut, o Perc Pan 2009 também trouxe apresentações dos brasileiros Airto Moreira e Flora Purim, o trio Marco Suzano, Hamilton de Holanda e Jaques Morelenbaum, Emersom Taquari, o francês Cyril Hernandez, o italiano Andrea Piccioni, o grupo japonês Takashi, o alemão David Kuckerman, e o jordaniano Ahmad Al Khatib.
A atração principal, o Beirut, é liderado pelo músico Zach Condon e ficou conhecido no Brasil após ter uma de suas músicas, “Elephant Gun”, incluída na trilha sonora da minissérie “Capitu”, exibida pela Rede Globo.
O que é o Perc Pan
O Festival aconteceu pela primeira vez em março de 1994, em Salvador, e desde então já apresentou mais de 150 atrações vindas de 33 países,
sempre com o objetivo de estabelecer um panorama da música percussiva produzida em todo o mundo, reunindo seus principais expoentes e propagando-a de volta para o mundo, promovendo a universalidade da linguagem e a aproximação de culturas distintas por meio da música.
O Maranhão já esteve representado em 1996, pelo grupo Fogo de Mão, idealizado pelo percussionista Luiz Cláudio. O Mestre Leonardo também marcou presença no festival com o tambor de crioula.