“Cajueiro – fazer memória vida” é uma ação de desdobramento da 14ª Semana Nacional de Museus, realizada na comunidade do Cajueiro no período de 15 a 21 de maio de 2016, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram/MinC, em comemoração ao Dia Internacional de Museus.
A exposição fica em cartaz na Galeria Floriano Teixeira, do Museu Histórico e Artístico do Maranhão, entre os dias 9 de junho e 13 de julho, com participação de doze artistas contemporâneos: Bruno Ferreira, Ednaldo Jr., Jane Maciel, Josoaldo Rêgo, Layo Bulhão, Luís Santos, Nayra Albuquerque, Ramusyo Brasil, Regina Borba, Tarsis Aires, Thiago di Boque e Maria Zeferina.
Como uma trama narrativa, o conjunto dos trabalhos (num só tempo distintos e conectados, como os variados motivos de uma rede) propõe um entendimento sensível de um território que resiste. Existe um Cajueiro, uma ocupação formada por cerca de duzentas famílias na Zona Rural de São Luís, rumo do Bacanga. Grande parte dessas famílias está sob risco de desapropriação emvirtude da construção de um porto privado, não obstante os graves impactos socioambientais que afetam toda a região.
Os trabalhos reunidos conversam sobre as paisagens deste lugar, também deixando entrever como os moradores têm se movido com resistência frente ao violento processo de grilagem de terras e do assédio que vem sofrendo para a venda de suas casas. Cada um dos artistas conheceu o Cajueiro, com sua ambiência ímpar e diversidade de referências culturais, traduzindo um conjuntode reflexões sobre fazer-memória- vida na comunidade.
Com curadoria de Carolla Ramos e Dinho Araujo, a mostra confronta esses pontos de vista, cruza os tecidos narrativos, costura imagens em torno de um interesse central: desvelar o Cajueiro e sua paisagem que resiste.
Serviço:
Galeria Floriano Teixeira Museu Histórico e Artistico do Maranhão
Visitação: 9 de junho a 13 de julho
Terça a Sexta: 9 às 17h30 Sab.: 9 às 16h | dom.: 9 às 13h