Para alguns que aqui vivem e resistem a fazer vista grossa para essa diversidade cultural única e ímpar do Maranhão, ou por falta de conhecimento, ou pela influência da indústria cultural, o que resta dizer: “Se não Quer tem Quem Queira”.
O universo da música jamaicana e suas vertentes é o formato do show que o baixista e cantor maranhense Gerson da Conceição, radicado na capital paulista, realiza dia 21 de maio, sábado, a partir das 20h, na Virada Cultural 2016, no SESC Consolação, em SP. Durante o show, o músico convida a cantora maranhense Célia Sampaio.
Nessa noite, tem ainda, os maranhenses do Criolina e Rita Benneditto. Todos vão se juntar a Orquestra Brasileira de Música Jamaicana, que recebe como convidado Zeider, da banda Planta e Raiz; além de Anelis Assumpção cantando Peter Tosh e Aláfia convidando a Margareth Menezes para dividir o palco. Enfim, será uma noite em que “um Bob Marley anima muita gente e dez Bob Marleys animam muito mais”.
Intervenção
O Maranhão também se faz representando pela sua Cultura Popular, na Virada Cultural 2016, em São Paulo com o grupo Cupuaçu, liderado por Tião Carvalho, maranhense, natural do município de Cururupu.
No sábado, dia 21/5, às 19h, no SESC Consolação, tem o tambor de crioula. Dança de origem africana em louvor a São Benedito.
No sábado, às 21h30, SESC Consolação, tem Cacuriá e Caroço. As danças são variantes do Carimbó de Caixa, originadas da Festa do Divino do Maranhão.
SESC Consolação
18h às 2h – Um Bob Marley Anima Muita Gente
20h – Gerson da Conceição & Mano Bantu convidam Célia Sampaio
21h – Orquestra Brasileira de Música Jamaicana convida Zeider (Planta & Raiz)
22h – Criolina
23h – Rita Benneditto
23h59 – Anelis Assumpção canta Peter Tosch
1h – Aláfia convida Margareth Menezes