Começa nesta segunda-feira, dia 21/3, a partir das 20h, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, na Praia Grande, a oitava edição no Maranhão na Tela. O evento vai até o dia 26/3.
Na abertura, segunda, dia 21, às 20h, será apresentado o filme quase Memória, dirigido por Ruy Guerra e baseado no livro do escritor Carlos Heitor Cony. Na parte da manhã, filmes da mostra ANIM!ARTE, a partir das 8h30.
Reverência
A edição 2016 reúne cerca de 350 filmes entre inéditos e clássicos nacionais, mostra internacional de animação, competitiva local, uma retrospectiva do cinema maranhense e maratona de capacitação, além do Cine Café. Os diretores Roberto Farias e Murilo Santos são os grandes homenageados.
De Roberto Farias serão apresentados seis filmes, entre eles Pra Frente Brasil e a trilogia com Roberto Carlos, todos com cópias digitalizadas.
Do maranhense Murilo Santos, uma retrospectiva de sua filmografia. Convidados confirmados: Janaína Guerra, produtora de Quase Memória, e o ator Fernando Alves Pinto, protagonista de Para Minha Amada Morta, longa dirigido por Aly Muritiba e premiado no festival de Brasilia.
Além do filme de Ruy Guerra, o 8º Maranhão na Tela terá outros três filmes inéditos: Para Minha Amada Morta, de Aly Muritiba; Prova de Coragem, de Roberto Gervitz (com atuação da maranhense Áurea Maranhão) e Um filme de cinema, de Walter Carvalho.
Telona
A Mostra Maranhão de Cinema terá a apresentação de 36 filmes e está dividida em dois momentos: uma programação competitiva e uma retrospectiva de filmes que marcaram a produção maranhense dos últimos 40 anos. A curadoria é de Mavi Simão, Josh Baconi e Raffaele Petrini, e apoio do Instituto Guarnicê e do Museu da Memória Áudio Visual do Maranhão (MAVAM).
Para garantir a boa conversa depois do cinema o Maranhão na Tela apresenta o Cine Café, com uma dupla de profissionais da área e um mediador para debater temas ligados ao cinema. O programa terá sete debates e vai ocupar a Galeria Valdelino Cécio (hall do Centro de Criatividade), de terça a sexta-feira no final da tarde.
A Mostra ANIM!ARTE, programa cativo do evento desde 2008, traz neste ano cerca de 300 curtas, todos inéditos em São Luís. Direcionada especialmente para o público estudantil, numa parceria com a rede pública de ensino, será exibida no Cine Praia Grande e no Teatro Alcione Nazaré. A mostra é coordenada por Alexandre Juruena e terá duas sessões pela manhã e duas à tarde.
A etapa de capacitação – diferencial do Maranhão na Tela – oferece ao público, gratuitamente, 10 cursos e uma oficina. Já estão confirmados, entre outros, o curso Desenvolvimento de série de ficção, com Angélica Coutinho, e a oficina Animação em 2D, com Alexandre Juruena.
O Maranhão na Tela é uma realização Mil Ciclos Filmes.
Serviço:
8º MARANHÃO NA TELA
De 21 a 26 de março
Centro de Criatividade Odylo Costa, filho – Praia Grande – Centro
Programação das 9 às 21h
Todas as atividades têm acesso gratuito
Realização: Mil Ciclos Filmes
Patrocínio: Oi e Rede de Óticas Diniz, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Apoio cultural: Oi Futuro.
Mais informações: 9 81791113