O grupo Afrôs faz show na próxima quarta-feira, dia 25 de novembro, na Aldeia Sesc Guajajara de Artes, abrindo para a banda paulista Metá Metá, cuja cantora é Juçara Marçal, na Praça Nauro Machado, Praia Grande.
– Acompanhamos a trajetória dessa banda há muitos anos. É um trabalho que muito inspira a sonoridade de Afrôs, já que o trio trabalha, assim como nós, signos da música africana. Estamos ansiosos por esse intercâmbio – afirma
Afrôs é uma banda independente e autoral de São Luís que pesquisa e trabalha com a cultura popular brasileira, costurando a sonoridade percussiva com riffs de guitarra e os grooves do contrabaixo.
Com show de uma hora, o Grupo Afrôs pretende trazer ao palco da praça Nauro Machado, o show Inoromô, que significa “está aqui”, na língua indígena Tenetahara (Guajajara), é um passeio à música brasileira ancestral, indígena e africana, no geral, e às raízes culturais do povo maranhense, no particular. As letras das músicas, todas autorais, falam sobre a mulher cabocla, sobre as entidades afro brasileira, festas populares, as matas e os povos indígenas. O show, com forte presença feminina (seis mulheres e dois homens), é marcado pela presença de uma performer e percussionistas que tocam ritmos brasileiros ancestrais, de matrizes africanas e indígenas, que se conectam através das cordas (guitarra, violão e contrabaixo) às sonoridades de outras aldeias, como o funk, rock’n roll, samba, salsa, jazz, entre outros.
O Grupo é formado por Cris Campos, Fernanda Pretah, Rebeca Alexandre, Jânia Lindoso, Melannie Carolina, Tieta Macau, Hugo César e Fofo Black.
EPA
Ainda na programação da Aldeia Sesc Guajajara de Artes, o grupo Afrôs, juntamente com a ONG NAVE, vai realizar a mostra VI Eita Piquena Arteira – EPA, que acontecerá dia 28, na Praça das Crianças, trazendo vasta programação de shows, performances, exposições, painéis e participação de movimentos sociais.
A 10ª Aldeia Sesc Guajajara de Artes acontecerá no período de 25 de novembro a 03 de dezembro nos municípios de São Luís e Raposa e é um projeto de continuidade, integrante da Rede Sesc de Intercâmbio e Difusão das Artes Cênicas no país. No formato de “Aldeia Cultural” – concentra uma programação diversificada em linguagens artísticas e manifestações da cultura local para públicos variados.