Um grupo de mulheres de São Luís criou o Coletivo Fridas com o objetivo de compreender os valores e direitos femininos, por meio de intervenções artísticas, reivindicações, rodas de conversas, reuniões, entre outras ações.
Nesta sexta-feira, 17/7, o Coletivo, que tem como madrinha a pintora mexicana Frida Kahlo, realiza o Brechó das Fridas, a partir das 17h, no Centro Cultural do Amaral, na Montanha Russa, Centro Histórico de São Luís. Em entrevista no Plugado, na Mirante FM, Geovana Vieth, doutora em psicanálise e professora do Uniceuma, garantiu que vai rolar comida vegana, bingo de uma caricatura de Frida Kahlo, música, além do tambor do Mestre Amaral.
Geovana ressaltou, ainda, que a renda do Brechô tem como finalidade a realização de uma intervenção dia 28 de julho, na Praça Deodoro. É mais uma iniciativa do Coletivo Fridas que tem como causa nobre refletir sobre os direitos e a valorização da mulher.
Emblemática
Frida Kahlo foi uma importante pintora mexicana do século XX. É considerada, por alguns especialistas em artes plásticas, uma artista que fez parte do Surrealismo.