Será aberta na quinta-feira, dia 16 de julho, a 4ª edição do Festival de Música Barroca de Alcântara, no município de Bacabeira. O festival itinerante vai passar por Rosário, na sexta-feira, dia 17, Alcântara, no sábado, dia 18, e domingo 19, e nos dias 20, 21 e 22 de julho, em São Luís.
Socializando
Este ano, a atividade incluirá além de concertos com grupos locais, nacionais e internacionais, ações pedagógicas, sociais, uma conferência sobre integração social e música erudita, no Convento das Mercês, e apresentações no hospital Aldenora Bello e na Penitenciária de Pedrinhas. A organização é da produtora Equinox do Brasil.
No dia 22 julho, por exemplo, o evento terá continuidade, às 14h, com apresentação musical e ação pedagógica para crianças e mulheres do Hospital Aldenora Bello, sob o comando do Ars Longa. Depois, às 17h, será a vez da ação pedagógica e do concerto do grupo Paraguay Barroco, no Complexo Penitenciário de Pedrinhas.
Abertura
O evento começa pelo município de Bacabeira, no dia 16, às 16h30, com ação pedagógica apresentada pelo grupo Bumba Ópera, seguida de cortejo até a Igreja Imaculada Conceição. Depois, alunos da Escola de Música de Bacabeira apresentarão o primeiro concerto. À noite, será a vez do concerto do grupo Zarabanda, às 19h, na Igreja Imaculada Conceição, seguido de outro com Bumba Ópera, na mesma igreja.
No dia 17 a programação será em Rosário. Na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, será apresentado concerto com o Grupo Ars Longa (Cuba) e a programação será encerrada com o Bumba Ópera.
Patrimônio
Nos dias 18 e 19, o festival seguirá para Alcântara, onde haverá ações pedagógicas no Museu Histórico da cidade, sob o comando dos grupos Ars Longa e Paraguay Barroco (Paraguai). Na Igreja do Carmo, às 19h, acontecerá a solenidade de abertura, seguida dos concertos com Ars Longa e Paraguay Barroco. No dia 19, haverá ação pedagógica com Bumba Ópera e, à noite, concerto do Conjunto de Música Antiga da Universidade Federal Fluminense (UFF), encerrando com Bumba Ópera.
Nos dia 20 e 21 a programação será realizada em São Luís, começando às 15h, com a Conferência Integração Social e Música Erudita: Experiências Pedagógicas e Modelos na América Latina (Venezuela, Paraguai, Cuba e Brasil), no Convento das Mercês.
Em seguida haverá um cortejo até a Igreja da Sé com representantes da Festa do Divino Espírito Santo, às 18h. Depois, às 19h, haverá o concerto do Conjunto de Música Antiga da UFF, na Igreja da Sé, seguido do conjunto Ars Longa.
No dia 21 haverá concertos com Zarabanda e Paraguay Barroco, no Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol), a partir das 20h. Nessa mesma noite acontecerá a entrega do Prêmio Equinox. As ações sociais serão no dia 22, no Hospital Aldenora Bello e em Pedrinhas.
PROGRAMAÇÃO
16 Julho – Bacabeira
16h30 Ação Pedagógica Bumba Ópera
18h Cortejo até a Igreja Imaculada Conceição
18h45 Apresentação de alunos Escola de Música de Bacabeira
19h Concerto Zarabanda Igreja Imaculada Conceição
20h Concerto Bumba Ópera Igreja Imaculada Conceição
17 Julho 2015 – Rosário
17h Ação Pedagógica Bumba Ópera
19h Concerto Ars Longa Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário
20h Concerto Bumba Ópera Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário
18 Julho 2015 – Alcântara
15h Ação Pedagógica Ars Longa Museu Histórico
17h Ação Pedagógica Paraguay Barroco Museu Histórico
18h Cerimonial de abertura
19h Concerto Ars Longa Igreja do Carmo
20h Concerto Paraguay Barroco Igreja do Carmo
19 Julho 2015 – Alcântara
16h30 Ação Pedagógica Bumba Ópera Museu Histórico
19h Concerto Conjunto de Música Antiga da Uff Igreja do Carmo
20h Concerto Bumba Ópera Igreja do Carmo
20 Julho 2015 – São Luís
15h Conferência Integração Social e Música Erudita. Experiênças pedagógicas e modelos na América Latina (Venezuela, Paraguai, Cuba e Brasil)
Convento das Mercês
16h Debate
18h Cortejo até a Igreja da Sé de Representantes da Festa do Divino de Alcântara
19h Concerto Conjunto de Música Antiga da UFF Igreja da Sé
20h Concerto Ars Longa Igreja da Sé
21 Julho 2015 – São Luís
20h Concerto Zarabanda
21h Concerto Paraguay Barroco
22h Noite de Clausura
Entrega do Prêmio Equinox Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol)
22 Julho 2015 – São Luís
Ações sociais
9h Apresentação musical e ação pedagógica para crianças e mulheres do Instituto Dino
Ars Longa Instituto Nacional de Oncologia Aldenora Bello – Instituto do Cáncer – São Luís
14h Ação pedagógica e concerto Paraguay Barroco
Complexo Penitenciário de Pedrinhas – São Luís
A conferencia é no convento ou no TJMA?
Obrigado. Retificação: Convento das Mercês.