O espetáculo “Velhos Caem do Céu como Canivetes”, da Pequena Cia de Teatro, de São Luís, marca presença na 21ª edição da Mostra Nordeste do FNT – Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga. O espetáculo será apresentado nesta quinta-feira (11/9), às 19h, no Teatrinho Rachel de Queiroz. O evento ocorre até sábado (13/9), na cidade serrana cearense.
Apesar da recente estreia, esta será a quinta participação do espetáculo “Velhos Caem do Céu Como Canivetes” em uma mostra ou festival de teatro nacional, que já totaliza vinte e oito apresentações.
“Velhos caem do céu como canivetes” concentra sua experimentação e pesquisa no desenvolvimento de uma dramaturgia que aborde a dificuldade humana em lidar com as diferenças, utilizando em seu escopo, temas como miséria, exílio e fé. O ponto de partida para essa dramaturgia é o conto de Gabriel García Márquez, “Um Señor muy Viejo com Alas Enormes”.
A narrativa apresenta um ser alado que cai em um quintal e altera a rotina do morador da casa. O ser humano, em sua labuta diária para conseguir sobreviver à miséria que assola sua família, vive como “Deus quer”, um dia por vez; quando vê sua rotina e a de sua comunidade mudar em detrimento da queda do ser alado, que deslocado, se retrai em detrimento da estranheza que causa aos moradores do local, evidenciando a dificuldade humana em lidar com as diferenças. O exílio forçoso e a miséria pontuam a trama. Em cena, os atores Jorge Choairy (Ser Alado) e Cláudio Marconcine (Ser Humano).
Com texto e direção de Marcelo Flecha, a encenação de “Velhos Caem do Céu como Canivetes” utilizou, na sua montagem, a metodologia desenvolvida pela Pequena Companhia de Teatro durante a última década, sistematizada no instrumento denominado Quadro de Antagônicos. É através desse instrumento, que indicam os caminhos da dramaturgia e encenação, partindo da oposição física como fundamento para o desenvolvimento do repertório gestual do ator e a construção final das personagens. “Nós compreendemos o teatro como a arte do ator. Assim, a encenação aqui proposta desenvolveu seu trabalho tendo o ator como centro gerador de linguagem”, diz.
Equipe
Direção: Marcelo Flecha
Texto: Marcelo Flecha
Elenco: Jorge Choairy (Ser Alado) e Cláudio Marconcine (Ser Humano)
Foto: Ayrton Valle
#FNTGuaramiranga #MostraNordeste #Festivais #DivulgaCultura