Um mês de março cheio de coisas boas em São Luís, Uma delas é a vinda pela primeira vez do DJ Grace Kelly Dum, um dos “deejays” de ponta da cena eletrônica brasileira. Ele é vencedor de diversos campeonatos e que tem como mentor ninguém menos do que o DJ Marky, que lhe ensinou sobre técnicas de mixagens. A qualidade dos sets levou Grace Kelly Dum à residência de casas como Sound Factory (5 anos) e Overnight (3 anos) e Cabral (1 ano e 8 meses).
Currículo
Toda a trajetória de sucesso teve início por volta de 1989, quando a cena eletrônica de São Paulo estava começando a tomar forma. Quanto ao nome de batismo na e-music surgiu de maneira engraçada. Aliás, foi na Sound Factory que Eduardo ganhou seu nome de DJ. O club reunia todo o tipo de público, inclusive as Drag Queens mais famosas da cidade. E foi de uma brincadeira delas que surgiu o nome: diziam que ele parecia com o ator Grace Jones, então veio a idéia de Grace Kelly, mas a diva do cinema era loira! A solução veio da linguagem dos RP´s, na qual DUM significa “Preto”. E pronto! Eduardo passou a ser Grace Kelly Dum. O nome é tão original que obteve sucesso imediato.
Em agosto de 2000, Grace foi considerado um dos melhores DJs que se apresentaram na rave Hypnotic. Ele também já concorreu como melhor DJ de Techno/ Techhouse nos prêmios das revistas DJ Sound e Cool Magazine e também da coluna Noite Ilustrada/Folha de S. Paulo, em todas as edições (inclusive a de 2003). Ainda no currículo, aparições nas mais famosas raves e eventos de São Paulo, como a Eletronic Circus, Hypnotic, Parada da Paz, Aniversário da rádio Energia 97FM e os eventos Clubtronic Live. Além disto, Grace foi – e ainda é – presença garantida nas edições do Skol Beats.
Grace tem no currículo apresentações em grandes clubs como Broadway, Lov.e, Mood, Blanco, Lombok, Sirena (Maresias), Car Wash (Maringá), Seven (Joinville), entre outros. E também já tocou ao lado dos maiores DJs do mundo, como Laurent Garnier, Armand Van Helden, Erik Morillo, entre outros.
Eletrizante
2002 foi de grande importância tanto para a cena eletrônica quanto para o DJ. Dois grandes lançamentos: o DVD Clubtronic Live 2002, um dos meus preferidos quando estou em casa. E pra quem não sabe, foi o primeiro DVD de música eletrônica lançado no Brasil. Figuram ainda nomes como o do DJ´s Patife, Marky, Andy, Koloral, Camilo Rocha, Dmitri, Ricardo Guedes, entre outros.
Ao assistir as performances dos inúmeros ‘deejays’ com um variado ‘setlist’, uns do que me chamou atenção foi o DJ Grace Kelly Dum. Adorei a sonoridade de “Batuke For The World”. Uma simbiose perfeita entre a musicalidade de raiz afro-brazuca e o ‘groove’ do ‘drum´n´bass’.
O DJ Grace Kelly Dum é daqueles que faz um set improvisado, onde tudo acontece naturalmente. Ele toca escolhendo novas músicas e na hora das ‘viradas’ tudo dá certo. Um set perfeito que merece ser prestigiado com a interação e a animação de todos na pista.