Igreja da Sé e Palácio Arquiepiscopal em Restauro

0comentário

roseana1O lançamento do Projeto de Intervenção para Conservação, Restauro e Adaptação da Catedral de Nossa Senhora da Vitória (Igreja da Sé) e do Palácio Arquiepiscopal aconteceu nesta sexta-feira. Ao lado do ministro do Turismo, Gastão Vieira; da superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Maranhão, Katia Bogéa; do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior; do vice Roberto Rocha, e da secretária de Estado de Cultura, Olga Simão, a governadora Roseana Sarney destacou a importância da iniciativa.

– A proposta é resgatar o que temos de mais belo e valioso, o nosso patrimônio cultural, monumentos, e a nossa história”, declarou a governadora Roseana. Também presentes à cerimônia, o vice-governador Washington Luiz Oliveira; o gerente do Departamento de Cultura, Entretenimento e Turismo do BNDES, Marcelo Goldestein; o chanceler do Arcebispado, padre Raimundo Meireles, representando o arcebispo de São Luís, Dom José Belizário; o secretário de Estado chefe da Casa Civil, João Abreu; o secretário municipal de Turismo, Lula Fylho, entre outras autoridades.

Na ocasião, Roseana Sarney destacou que São Luís está recebendo um conjunto de serviços que vão garantir à cidade tornar-se referência nacional de preservação. “Neste espaço, por exemplo, será possível conhecer o acervo de arte sacra, com peças dos séculos XVIII e XIX, paramentos e pequenos mobiliários. Com certeza, será ponto de referência para quem visitar a cidade”, ressaltou a governadora.

Para o ministro do Turismo, Gastão Vieira, a preocupação do Governo Federal é recuperar e valorizar a história do Brasil. “Nosso patrimônio cultural entra, definitivamente, no roteiro turístico brasileiro. Após a recuperação do Palácio Arquiepiscopal, teremos a missão de manter e cuidar desse espaço e dos demais que estão na relação do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) das Cidades Históricas”, revelou.

A obra 

roseana2

O projeto de Intervenção para Conservação, Restauro e Adaptação da Igreja da Sé e do Palácio Arquiepiscopal será desenvolvido em parceria pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-MA); Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secma); e do Instituto de Desenvolvimento Humano (IDH), com apoio cultural do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O valor do investimento é em torno de R$ 6 milhões e a estimativa é que o trabalho de restauro dure em torno de um ano.

Após o serviço de recuperação, o Palácio vai abrigar em seu 2º andar o Espaço de Referência da Arte Sacra no Maranhão será criado a partir da concepção da igreja como centro irradiador de cultura na época do Brasil Colônia e Imperial. “A obra representa um presente para São Luís que está comemorando 401 anos de fundação”, ressaltou a superintendente do Iphan no Maranhão, Katia Bogéa.

Além da mostra dos elementos de arte sacra, cujas peças serão doadas pelo Museu de Arte Sacra, o local deve ser composto por uma exposição gráfica cujo conteúdo remeta o observador a outros locais do Maranhão e permita conhecer o acervo de arte sacra existente fora do espaço.

O chanceler do arcebispado, padre Raimundo Meireles, destacou a relevância da ação para a memória do Maranhão. “O investimento é importante pela reorganização desse patrimônio histórico que representa a valorização das pessoas que durante séculos trabalham a educação e a religiosidade neste recinto”, declarou.

O representante do BNDES esclareceu que a iniciativa faz parte de um conjunto de intervenções realizadas. “Essa é parte de uma ação maior que se insere na nossa estratégia de ação prioritária de intervenção nas cidades históricas”, declarou Marcelo Goldenstein do BNDES. Ele disse que a obra se soma a outras, iniciando pelo Palácio Arquiepiscopal e seguindo pelo cronograma do PAC das Cidades Históricas.

História

Os prédios da Igreja da Sé e do Palácio Episcopal são um antigo território Jesuíta. Nos primórdios, entre 1621 e 1670, sediaram a Igreja e o Colégio Nossa Senhora da Luz, sob a coordenação da ordem Jesuíta, responsável pela instrução e formação dos filhos dos colonos, de índios e escravos alforriados.

“O espaço vai continuar servindo de escola, pois aqui funcionará um Laboratório Escola de conservação e restauro”, informou o chanceler do arcebispado, padre Raimundo Meireles. Os prédios, que passarão por recuperação total, ainda conservam muito da estrutura original, incluindo as colunas, a escada e o piso.

O Espaço de Referência também vai unificar um acervo sacro que, de acordo com o Inventário Nacional de Bens Móveis e Integrados do Estado do Maranhão, atualmente é composto por um conjunto de edificações, altares e peças de uso litúrgico, espalhado por igrejas e capelas localizadas em várias cidades maranhenses.

Fonte: Secom/Governo do Maranhão

Sem comentário para "Igreja da Sé e Palácio Arquiepiscopal em Restauro"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS