Turismo hospitaleiro e com profissionalismo

0comentário

É viável toda e qualquer pesquisa feita para se conhecer o perfil do turista que visita o Maranhão, principalmente São Luís,  principal portão de entrada turística do estado. A Secretaria Municipal de Turismo realiza a partir desta quarta-feira, 28, até domingo, dia 1º, a coleta de dados da primeira Pesquisa de Turismo Receptivo 2009, no período de alta estação. A pesquisa acontecerá nos Terminais Rodoviário, Aeroportuário, Hidroviário, Ferroviário, e também no Posto da Polícia Rodoviária Federal, localizado na BR 135.

Não entendo muito sobre pesquisa de mercado, entre outras metodologias para aferir se aquele produto é bom ou não, se aquilo tem audiência ou não, se o turismo é ou não uma realidade no Maranhão. Em se tratando de São Luís, a capital do estado, a primeira impressão que se tem é a de que o turismo pras bandas de cá ainda se comporta de maneira tímida.

Estamos em plena alta estação, uma multidão invade Fortaleza, Salvador, Recife, Maceió, Natal, João Pessoa, Aracaju, Manaus, Belém capitais de praias, rios, belezas naturais e muita festa. Aqui também tem praia, festa e como vantagem um patrimônio histórico e arquitetônico valioso. Mesmo com todo esse potencial turístico, existe o fenômeno de que ainda não somos um pólo atrativo como merecíamos. A verdade dói, mas a realidade existe. È chegada a hora de se combater os equívocos e as falácias. Rever conceitos xenófobos, de se fomentar políticas sociais, de urbanização e, em especial, de conscientização. É notório você entrar em muitos estabelecimentos comerciais e ser maltratado, sem falar que basta se falar em turismo por aqui para ser confundido com exploração. É triste ainda se ver gente mendigando por falta de políticas públicas, É lamentável tentar dialogar com uma pessoa padronizada de policial e correr o risco de ser desrespeitado(a) com atitudes preconceituosas e alienadas, por ignorar o que significa a política de turismo para geração de emprego e renda para o desenvolvimento do Estado.

Não devemos colocar a culpa apenas no isolamento geográfico. Vamos incentivar o turismo e torná-lo uma realidade de fato, dentro do sabor agradável da hospitalidade e de um bom serviço para quem estar desenvolvendo essa atividade no Estado.

Sem comentário para "Turismo hospitaleiro e com profissionalismo"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS