A secretária de Estado da Cultura (Secma), Olga Simão, recebeu, nessa terça-feira (16), a visita do presidente da Fundação Municipal de Cultura de São Luís (Func), Francisco Gonçalves e equipe técnica para tratar da parceria na realização da7ª edição da Feira do Livro de São Luís (Felis). Este ano, o evento será realizado, no período de 27 de setembro a 6 de outubro, na Praia Grande.
Conforme explicou Olga Simão, o encontro – que também contou com a presença dos gestores dos órgãos (Casas de Cultura) da Secma – teve como finalidade a demonstração do projeto da Feira e a forma de como os equipamentos culturais do governo do Maranhão poderão contribuir, inclusive com participação efetiva, no evento.
“A Feira do Livro terá concentração maior no Centro Histórico. E a Fundação Cultural solicitou à Secretaria da Cultura uma parceria no que diz respeito à cessão dos aparelhos culturais, além do respectivo envolvimento nas exposições de livros. Prontamente nos colocamos à disposição, pois se trata de um evento que incentiva a população à leitura e contribui com a produção literária ao valorizar a cultura maranhense”, afirmou a secretária Olga Simão.
Segundo o presidente da Func, Francisco Gonçalves, a reunião foi bastante produtiva, na qual foram mostrados à secretária Olga Simão e demais gestores, aspectos físicos que serão utilizados na 7ª Feira do Livro de São Luís. “Uma parceria importante, porque a maioria dos equipamentos culturais pertence ao Estado. Saímos deste encontro com a certeza de trabalharmos juntos para o sucesso da Feira do Livro com uma programação diversificada”, disse Gonçalves.
Dentre as Casas de Cultura que contribuirão para o evento, está o Centro de Criatividade Odylo Costa, filho (CCOC,f), que cederá durante o período o espaço do Teatro Alcione Nazaré e as Galerias Ambrósio Amorim e Valdelino Césio (Café Literário). “Apoiamos com muita satisfação ações que visem divulgar a cultura literária”, destacou a diretora do CCOC,f e membro da Academia Maranhense de Letras (AML), Ceres Costa Fernandes.
Participam da Feira do Livro, autores, livreiros, editoras, palestrantes, contadores de histórias, arte-educadores, universidades, instituições culturais, grupos artísticos com interesse em lançar livros, realizar oficinas, performances e outras atividades culturais e literárias afins. Na edição deste ano o tema será “Livro e leitura: do impresso ao virtual sem perder a poesia”.
A Feira do Livro de São Luís terá como patrono o escritor e poeta Nauro Machado. Também serão homenageados Aluísio de Azevedo e Catulo da Paixão Cearense. Para abrigar a Feira serão instalados diversos espaços na Praia Grande, oferecendo conforto, condições técnicas de segurança e capacidade de ocupação para atendimento da demanda prevista de público, além do aproveitamento dos locais existentes na área do centro histórico (teatros, cinema, auditórios, praças etc.).
Fonte: Assessoria da Secma