O tradicional Carnaval Jazzístico de Guaramiranga (CE) chega à 10ª edição e traz uma constelação de instrumentistas para fazer a folia e comemorar o aniversário.
Se você gosta de um carnaval com uma sonoridade diferente, uma boa opção é curtir o Festival de Jazz & Blues, de 21 a 24 de fevereiro, nas ruas e palcos da pequena cidade serrana de Guaramiranga (CE), de 26 a 28, em Fortaleza.
Atrações 2009
Este ano o Festival terá entre as atrações o belga Toots Thielemans,
reconhecido como um dos maiores gaitistas de jazz do século XX, o pianista, arranjador e compositor César Camargo Mariano; Arthur Maia, considerado pela crítica especializada um dos melhores baixistas do mundo; a cantora Ná Ozzetti, elogiada cantora paulistana, que vem com quarteto formado por Dante Ozzetti (violão), Mário Manga (guitarra e violoncelo), Sérgio Reze (percussão) e Zé Alexandre Carvalho (contrabaixo); o Trio + 1, do pianista, compositor e arranjador Benjamin Taubkin; o guitarrista Lanny Gordin, cujo mais recente trabalho, “Lanny – Duos”, traz versões de sucessos feitos entre o guitarrista e artistas como Gal Gosta, Max de Castro, Rodrigo Amarante, Zeca Baleiro, Chico César e Adriana Calcanhoto; e um dos pioneiros do blues no Brasil; além do sanfoneiro Dominguinhos; Paulo Meyer, fundador da hoje lendária banda Expresso 2222, que marcou época e influenciou toda uma geração de ‘bluesmen’ paulistanos; o gaitista e pesquisador Pablo Fagundes, de Brasília, entre outros convidados.
Depois das Cinzas
Depois dos quatro dias em Guaramiranga, o Festival desce a Fortaleza na quarta-feira de cinzas para, de quinta a sábado, levar aos palcos parte das atrações que estiveram na serra.
Além dos shows à noite, durante o dia, alguns dos importantes instrumentistas convidados passam um pouco de suas experiências e técnicas de instrumento para músicos profissionais e amadores em workshops gratuitos.
Prévia da Folia
Antes mesmo do carnaval a programação do Festival acontece em Fortaleza. Em janeiro, a cidade entra “Na Trilha do Jazz”, projeto que tem o objetivo dar um gostinho do que vai ser o evento em Guaramiranga. Nas noites de quarta a sábado, grupos cearenses de jazz se apresentam em bares e casas noturnas, interpretando clássicos do gênero de todos os tempos, com espaço para os improvisos e novos arranjos.
Quando chegar fevereiro, o Projeto “Novos Talentos” acontece em cidades do interior do Ceará. Esta é uma ação de responsabilidade social e inclusão do Festival. Oficinas são ministradas para jovens do interior do Ceará, onde bandas de jazz e blues são formadas e preparadas para subir nos palcos em Guaramiranga durante o carnaval.