Em festa o Coletivo O Circo Tá Na Rua. Quatro anos de ocupação e resistência na Praça Nauro Machado, na Praia Grande, com treino de circo aberto e gratuito para toda comunidade ludovicense.
A programação teve início na quinta-feira, dia (27/7) e continuou nesta sexta-feira (28/7). O festejo se encerra neste sábado, a partir das 17h, na Praça Nauro Machado, com cortejo artístico do Maratuque Upaon Açu e convidados. Apresentações Circenses: Gilson César e Mágico Jeif Karaf
Discotecagens: Nega Glícia e Fê Marques
Shows Musicais: Jam Session + Palco Aberto e Banda Cofo de Parafernalha
Enfim, o picadeiro foi montado no chão da praça sem incentivo do Poder Público e o bom da história que o Circo Tá Na Rua democratizando e fomentando arte.
Sexta, dia 28 de julho de 2017 18h – ATO POLÍTICO DE ABERTURA: EM DEFESA DA DEMOCRACIA! NENHUM DIREITO À MENOS! 20h – CERIMÔNIA DE HOMENAGEM À MULHERES QUE SE DESTACARAM NA LUTA POR UM MUNDO DE IGUALDADE, CONTRA O MACHISMO, RACISMO E HOMOFOBIA***
21h – SHOWS GRATUITOS
Tássia Campos
Célia Sampaio
Flávia Bittencourt
Jéssica Góis e Banda Desdemona Etc
Maria Itskovich
PERFORMANCE Débora Melo EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA “O Olhar do feminino sobre o feminino” FEIRA DE ARTESANATO Associação de Artesãs Mãos do Quilombo (Caxias/MA) PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO BRINQUEDOTECA GRATUITA (espaço criança)
CORRA, Eua, 100 min, 16 anos, Suspense. De Jordan Peele. Elenco: Daniel Kaluuya, Allison Williams, Catherine Keener. Chris (Daniel Kaluuya) é jovem negro que está prestes a conhecer a família de sua namorada caucasiana Rose (Allison Williams). A princípio, ele acredita que o comportamento excessivamente amoroso por parte da família dela é uma tentativa de lidar com o relacionamento de Rose com um rapaz negro, mas, com o tempo, Chris percebe que a família esconde algo muito mais perturbador.
Sessões
17h30 (exceto quinta e sábado)
20h10 (todos os dias)
EM CARTAZ
UM MARANHENSE CHAMADO JOSÉ RIBAMAR: A ARTE EXISTE PORQUE A VIDA NÃO BASTA, Brasil, 60 min, 10 Anos, Documentário. De Gabriela Gastal e Zelito Viana. Elenco: Marco Nanini, Paulinho da Viola, Adriana Calcanhotto. O documentário dos cineastas Zelito Viana e Gabriela Gastal é um grande tributo à contribuição de Ferreira Gullar ao mundo das artes. Textos célebres do escritor são dramatizados por Marco Nanini, em interpretações intensas e solitárias de alguns de seus versos mais conhecidos. Na voz do ator é possível conhecer um pouco da personalidade do homenageado, saber dos problemas enfrentados nos tempos de ditadura militar, os dramas da sua vida e seus questionamentos políticos e sociais. Seus poemas ainda ganham versões musicadas no violão de Paulinho da Viola e nas vozes de Adriana Calcanhotto e Laila Garin. O roteiro de Nelson Motta traz verdadeiras pérolas registradas em entrevistas com o protagonista desta película. Ferreira Gullar explica a relação com suas obras, a descoberta do apreço pela poesia e o início da vida no Maranhão sem fugir de polêmicas, marca tradicional de sua trajetória.
Sessões
16h40 (todos os dias, exceto sábado)
19h20 (todos os dias, exceto quinta)
KIKI – OS SEGREDOS DO DESEJO, Espanha, 102 min, 16 anos, Comédia. De Paco León. Elenco: Paco León, Ana Katz, Candela Peña. Cinco histórias de amor e sexo em Madri, na Espanha. Paco (Paco León) e Ana (Ana Katz) buscam reacender a paixão das suas relações sexuais. Jose Luis (Luis Bermejo) tenta retomar os sentimentos pela esposa Paloma (Mari Paz Sayago), que está com a mobilidade limitado em uma cadeira de rodas após um acidente. Senhora Candelaria (Candela Peña) e Antonio (Luis Callejo) são um casal tentar ser pais, mas ela vê como problema o fato de não conseguir ter um orgasmo com ele. Álex (Álex García) deseja satisfazer as fantasias de Natalia (Natalia de Molina), enquanto ela se questiona se ela a pedirá em casamento. Sandra (Alexandra Jiménez), por sua vez, é uma mulher solteira à procura de um homem para se apaixonar.
Sessões
15h (todos os dias, exceto domingo)
Sessão Infantil
PONYO: UMA AMIZADE QUE VEIO DO MAR, Japão, 80 min, Livre. Animação. De Hayao Miyazaki. Sosuke (Hiroki Doi) é um garoto de cinco anos que mora em um penhasco, com vista para o Mar Interior. Um dia, ao brincar na praia, encontra Ponyo (Yuria Nara), uma peixinho dourado cuja cabeça está presa em um pote de geleia. Ele salva a peixinho e a coloca em um balde verde. Trata-se de amor à primeira vista, já que Sosuke promete que irá cuidar dela. Só que Fujimoto (Jôji Tokoro), que um dia foi humano e hoje é feiticeiro no fundo do mar, exige que Ponyo retorne às profundezas do oceano. Para ficar ao lado de Sosuke, Ponyo toma a decisão de tornar-se humana.
O 4º aniversário da Nego Axé Produções, do produtor cultural Raydenisson Sá, será festejado no dia 18 de agosto, com show do multimídia Marco Duailibe, no Cine Teatro da Cidade de São Luís, na rua do Egito, Centro Histórico de São Luís (antigo Cine Roxy).
No show “Cantando Um Poeta”, Marco Duailibe, passeia pelos mais diversos ritmos musicais como sambas, afoxés, reggae, MPB, forró, músicas religiosas, dentre outros. Enfim, um repertório sem fronteiras.
O show terá as participações especiais de Alessandro Batista, Anastácia Lia, Andrea Frazão, Anna Claudia, Camila Boueri, Célia Sampaio, Claudio Sampaio, Coral São João, Dorivan Lima, Emanuel de Jesus, Fábio Borges, Fernando de Carvalho, Gabriel Melônio, Gisele Padilha, Henrique Duailibe, Lena Machado, Luciana Pinheiro, Mauro César, Milla Camões, Natália Coêlho, Olinda Saul, Serrinha, Tássia Campos e Tutuca Viana
Uma opção de lazer bacana das férias, neste sábado (22/7), em São Luís, é o show de Núbia Rodrigues e banda, a partir das 21h, no L´Apero Bar e Restaurante (Praia de São Marcos).
Às 17h, tem discotecagem de Pedro Sobrinho com muito samba rock, reggae, raggamuffin, drum´n´bass e por aí vai.
“O artista tem que ir aonde o povo está” ! Mais que o refrão da música Os Bailes da Vida de Milton Nascimento, essa frase resume a missão do projeto cultural Caravana Pão com Ovo, em sua terceira temporada, vai passar por onze cidades maranhenses levando a peça que é sucesso há seis anos.
O projeto cultural vai muito além da formação de novas plateias e democratização da cultura no Maranhão, pois fomenta ampla cadeia da economia criativa e incentiva a produção artística maranhense.
“Pão com Ovo” é sinônimo de popularidade e identificação com a plateia por onde passa. Os números do projeto impressionam – São quase 1 milhão de espectadores impactados em 6 anos da comédia em cartaz e nos 2 últimos anos da Caravana, que leva a peça gratuitamente aos mais distantes municípios maranhenses.
Em 2015 e 2016 a Caravana Pão com Ovo percorreu 27 cidades, com mais de 8 mil Km rodados. E mais, recentemente a comédia foi sucesso também nas temporadas realizadas no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde ficou em cartaz respectivamente, por 5 e 2 meses, sempre com teatros lotados e grandes aplausos do público e da crítica especializada.
A Caravana é uma parceria da Cia. Santa Ignorância, autora da peça “Pão com Ovo” e da produtora Grupo Oito Comunicação, agência especializada na concepção e produção de projetos incentivados através de leis Estaduais /Federais, da publicitária Cássia Mello Pflueger.
Vale lembrar que a “Caravana Pão com Ovo” é um amplo projeto cultural viabilizado graças ao patrocínio da CEMAR e do Governo do Maranhão, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Este ano, a Caravana estará na estrada por um período de cerca 30 dias (de 28/7 a 10/9), com uma equipe que além dos três atores da peça, contempla ainda técnicos e produtores totalizando 16 pessoas.
As regiões contempladas nessa terceira temporada são: São Luís (diversos bairros), Paço do Lumiar, Cururupu, São Vicente de Férrer, São João Batista, Cajapió, São Benedito do Rio Preto, Pedreiras, Colinas, Imperatriz e Raposa.
SERVIÇO:
DATAS E LOCAIS DAS APRESENTAÇÕES DA CARAVANA “PÃO COM OVO” 2017 NO MA – SEMPRE ÀS 19h:
São Luis: 28 Julho / Viva da Cidade Operária
Paço do Lumiar: 29 de Julho / Ginásio Ciricão – Av. Principal
São Luís: 30 de Julho / Praça do Letrado – Av. Heitor Augusto – Bairro Vinhais
Cururupu: 3 de Agosto / Praça São Benedito
São Vicente de Férrer: 5 de Agosto / Praça de Eventos – Centro
São João Batista: 6 de Agosto / Praça de Eventos – Centro
Cajapió: 8 de Agosto / Praça Dique de Caxias (conhecida como Praça da Creche)
São Benedito do Rio Preto: 10 de Agosto / Praça da Bíblia – Centro
Pedreiras: 12 de Agosto / Ginásio Goiabal – R. Otávio Passos
Colinas: 15 de Agosto / Av. Beira Rio
Imperatriz: 17 de Agosto / Praça Beira Rio
Raposa: 25 de Agosto / Praça do Viva Raposa
São Luís: 26 de Agosto / Praça Nossa Senhor do Carmo
São Luís: 27 de Agosto / Praça da União – Vila Luizão
São Luís: 7 de Setembro / Parque Folclórico da Vila Palmeira
São Luís: 10 de Setembro / Ceprama – Madre Deus – Centro
Quinze artistas maranhenses contemporâneos se reúnem no Museu Histórico e Artístico do Maranhão (rua do Sol, 302 – Centro Histórico) para a exposição de Arte “Pedro II – Signos e Significados”, reproduzindo, em suas obras, interpretações sobre o Núcleo Fundacional de São Luís. A mostra será aberta no dia 27 de julho, quinta-feira, a partir das 19h.
Após a abertura, a exposição estará disponível ao público do dia 28 de julho ao dia 3 de setembro, de terça a sexta, das 9h às 17h30, e sábados e domingos, das 9h às 13h.
Artistas convidados: Ana Borges ,Ciro Falcão .Claudio Costa ,Donato, Fernando Mendonça ,Marcos Ferreira, Marlene Barros, Marília de Laroche, Miguel Veiga, Paulo César, Péricles Rocha, Romana Maria, Rosilan Garrido, Thiago Martins de Melo e Uimar Júnior.
O 23º Festival de Bumba Meu Boi de Zabumba será neste sábado dia 15 de julho, a partir das 18h, na avenida Newton Belo, no Monte Castelo.
Abertura será feita pela Quadrilha Estrela do Sertão, por volta das 20h, e o Cacuriá Assa Cana, em seguida começas os desfiles dos Bois de Zabumba: Boi Brilho de São João da Liberdade, Boi Capricho do Oliveira, Boi Laço de Amor, Boi da Ivar Saldanha, Boi da Vila Passos (Canuto), Boi Brilho da Paz, Boi Bairro de Fátima (Dona Zeca), Boi Anjo do Meu Sonho, Boi Novo Capricho, Boi Unidos Pela Fé, Boi da Areinha, Boi Sempre Serremos Unidos, Boi Brilho de São João, Boi da Liberdade, Boi Unidos Venceremos, Boi de Guimarães e Boi da Fé em Deus.
O cantor e compositor Chico Saldanha lança PLANO B, em show no próximo dia 20 de julho (quinta-feira), às 19h, no Anfiteatro Betto Bittencourt (Centro de Criatividade Odylo Costa, filho. Entrada gratuita.