Exposição “Só Lâmina” de Nuno Ramos em São Luís

0comentário

A partir desta quinta-feira, 18 de maio a 14 de julho a Galeria de Arte do Sesc Centro recebe a exposição “Só Lâmina”, do artista plástico paulistano, Nuno Ramos. A mostra faz parte do projeto ArteSesc, do Departamento Nacional, e percorre o país com exposições itinerantes. O público poderá apreciar onze obras em tela que dialogam com a poesia de João Cabral de Melo Neto, além de uma instalação sonora e uma produção audiovisual no horário das 9 às 11 horas e das 14 às 17 horas. A agenda da exposição inclui ainda roda de conversa​ ​ e oficinas temáticas ​com vagas limitadas.

Artista plástico paulistano Nuno Ramos. Foto: Divulgação

A exposição é dividida em três partes: “Só Lâmina”, “Luz Negra” e “Carolina”. Com oito trabalhos bidimensionais (pintura em tela), uma escultura sonora e um vídeo, as produções revelam a diversidade de formas, cores e materiais utilizados pelo artista para compor a sua obra. Em “Só Lâmina” Nuno utilizou pelúcia, metal, tinta e espelho/vidro. O contraste de materiais da pelúcia com o metal e da tinta com o vidro, mostram as dualidades e a busca pelo equilíbrio, o caminho do meio. Nas placas foram gravados os versos extraídos do poema de João Cabral. “Carolina” é uma escultura sonora criada a partir de um diálogo de palavras soltas do dia-a-dia, pedaços de músicas e poesias com texto redigido pelo artista e lido pelos atores Gero Camilo e Marat Descartes, enquanto “Luz Negra” é um vídeo em homenagem ao sambista Nelson Cavaquinho produzido em parceria com Eduardo Climashauska.

Desenvolvendo desde a década de 1980 uma pesquisa sobre as “possibilidades” que existem para uma superfície bidimensional de tela, Nuno Ramos foi conquistando seu espaço no cenário artístico nacional com talento e diplomacia. Na exposição “Só Lâmina” o público terá a oportunidade de sentir a energia das suas formas concretistas, a força da matéria-prima das suas obras e a linguagem dos traços ousados de um homem que se supera a cada produção.

Nuno Ramos nasceu em 1960 em São Paulo e é formado em Filosofia. É escultor, pintor, desenhista, cenógrafo, ensaísta e videomaker. Para compor suas obras utiliza materiais diversos e trabalha com gravura, pintura, fotografia, instalação, poesia e vídeo. Seu trabalho ganhou tridimensionalidade em 1978, quando começou a realizar esculturas com cal, tecido e madeira. A partir de 1988 seus quadros começaram a ganhar cada vez mais volume. As primeiras instalações de Nuno surgiram no início da década de 1990. Sua obra mais emblemática é a instalação 111, uma leitura do artista sobre o massacre do Carandiru (São Paulo).

A exposição também apresenta uma agenda educativa com oficinas e roda de conversa. As oficinas “Lâminas Poéticas”, com vinte vagas cada, acontecerão de 01 a 02 de junho e de 06 a 07 de junho, no mesmo local e horário: das 14 às 17 horas, na Galeria de Arte do Sesc Centro. Ministrada pela arte-educadora do Sesc no Maranhão e seus estagiários Victor Bihen e Thiago Pacheco, os participantes terão contato com experimentações híbridas desenvolvidas por meio de elementos expressivos das artes visuais e literatura, atividade que dialoga com o trabalho em exposição.Com inscrições abertas, os interessados em participar da atividade devem entrar em contato pelo telefone (98) 3216-3830 para garantir a sua vaga.Já no dia 22 de maio, às 9h30, os ludovicenses poderão bater um papo com a arte-educadora do Sesc Paula Barros sobre a técnica e conteúdo na produção das obras inspiradas na poesia de João Cabral de Melo Neto na roda de conversa “A poética de Nuno Ramos na perspectiva da exposição Só Lâmina”.

Sem comentário para "Exposição “Só Lâmina” de Nuno Ramos em São Luís"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS