Ela está, entre as carnavalescas, a participar da seleção de blocos feita pela UOL Babado, com direito a um ensaio feito pela stylist Renata Queiroz Guimarães, da Sassaricando Acessórios; do cabeleireiro e maquiador Jonny Jonn; e da assistente Angélica Vasconcelos, do Berlin Hair.
Tassia veste body holográfico da Taz Body, saia pareô de lantejoula, tênis e tiara de sereia do Carnavália Acessório.
O Baile dos Idosos “Cabelo de Prata”, promovido pelos integrantes do Trabalho Social com Idosos do Sesc/Maranhão, aconteceu nessa quinta-feira (23/2), na Área de Vivência da instituição, em São Luís, com show de Carol Cunha e banda.
Nesta sexta-feira (24/2), o Sesc Caxias se enche de muito confete, serpentina e as marchinhas de carnaval embalam o tradicional baile “Cabelo Cor de Prata”, que ocorre das 17h às 20h, na Área de Vivência do Sesc Caxias, com animação do Grupo Mussambê.
A iniciativa do Sesc é promover momentos de integração, socialização, lazer e entretenimento para os idosos dessas cidades.
Vai quem Quer
No sábado gordo (25) a folia corre solta com o tradicional desfile do Bloco Vai Quem Quer pelo circuito oficial de rua ao som da Banda Clarins ao Vento.
Aberto a comerciários, dependentes, grupos da terceira idade e usuários, a camisa do bloco poderá ser adquirida das 16 às 18h30 mediante a apresentação da carteira Sesc atualizada e doação de 1 quilo de alimento não perecível durante o Baile de Concentração. O bloco inicia o percurso às 18h30.
Fantasia e Responsabilidade Social
Na segunda (27), o Baile de Fantasias Turismo Social sacode a Unidade ao ritmo de Ana Tereza e banda das 18 às 21 horas, na Área de Vivência.
Durante todos os dias de programação Sesc Folia técnicos do Sesc Saúde promovem ações de Educação em Saúde, com a Campanha Saúde Folia, que orienta sobre a prevenção de DSTs/AIDS, com distribuição de preservativos para os brincantes.
RODA DE DIÁLOGOS: Os meios de comunicação e a construção de valores na primeira infância
Data: 21/3; Horário: 14h30 às 17h30; Local: Anfiteatro de Comunicação da Ufma Público: estudantes universitários e profissionais de áreas diversas; Facilitador: Adalberto Melo – Jornalista, radialista e especialista em Desenvolvimento Sustentável Participação: Para isso é obrigatório efetuar inscrição; Como se inscrever: Para maiores informações de como se inscrever, basta acessar os sites www.matraca.org.br, cedca-ma.org.br ou a página no facebook Agência de Notícias da Infância Matraca.
Declaração de participação: Para as pessoas que participarem integralmente da roda; Realização: Agência de Notícias da Infância Matraca, por meio do projeto “Primeira Infância em Rede”, que é financiado com recursos do Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente; Parceria: Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Maranhão; Apoio: Departamento de Comunicação da UFMA.
Brincar o Carnaval com paz e alegria, buscando a fraternidade entre os foliões. É com esse lema que o Bloco da Serpentina da início ao seu segundo ano na festa momesca. Sábado Gordo de Carnaval, o bloco se concentra na Fonte do Ribeirão a partir das 16h, seguindo em cortejo pela Praia Grande. Na segunda(27) vai se apresentar no baile da crianças no Laborarte a partir das 15h.
Serpentina nasceu no Carnaval passado pela união de um grupo de amigos que aos poucos foi dando forma à brincadeira. A cobra já nasceu fazendo barulho. No mesmo ano de seu nascimento já foi premiada no Laborarte como bloco revelação. O grande destaque do grupo é a composição própria de todas suas músicas. Dando uma característica própria ao bloco.
O campeão mundial de xadrez, o maranhense Rafael Leitão, será homenageado pelo Bloco Tradicional “Os Foliões”, no desfile do Anel Viário, neste sábado Gordo de Carnaval, (25/2). Rafael vai desfilar junto com sua família, com destaque para o irmão Nicolau, campeão brasileiro da modalidade.
Além do enxadrista, o elenco principal do filme Muleque Té Doido vai estar presente no Bloco Os Foliões, como a corte encantada do mundo do xadrez.
Os cinco dias da folia de Momo se aproximam em São Luís, e junto as velhas polêmicas. Agora é a vinda do Bloco do Baleiro, o cachê de Zeca Baleiro e convidados, o artista e as manifestações carnavalescas locais que não foram contemplados para festa servem como um dos cardápios de discussão nas redes sociais no momento.
Na turbulência de ideias, artistas e produtores locais sugerem um diálogo para cobrar do Governo políticas públicas no setor cultural, definidas pela categoria, como “eficaz, com critério, e transparência”, enfim, com a ética em não falar de quem se apresentou ou não, ou do cachê de quem se apresentou.
Quanto a Zeca Baleiro, entendo que é um nome de Responsa, dono de um currículo impecável, aceitando ou não, por ser maranhense e elevar o nome do Estado dentro e fora dele. E quanto ao bloco já falei e repito: seja ele com amigos musicais ou não, vem para oxigenar, dar um “Up” e somar com o nosso tradicional Carnaval de Rua, sem xenofobia. E não podemos esquecer que a ideia vendida para o mercado agrega e agrada. E o maior efeito está na repercussão nas redes sociais, independente da mídia institucional, privada e do cachê que ele e companheiros vão receber.
E se o artista local, que se sente injustiçado, quer fortalecer a sua arte e a festa, deve evitar a indisposição entre a classe e buscar a legalidade da Lei. Na altura do campeonato, é necessário que o bom senso prevaleça se levantando pautas e questionamentos em comum e consistentes, pensar Política Cultural para dialogar e efetivá-las junto ao Estado, depois da Quarta-Feira de Cinzas.
Toda reivindicação é justa, mas não pode ser colocada acima do Carnaval.
Vem aí a “Quarta do Vinil” no Manu Restaurante (Hotel Brisamar – Ponta d´Areia), com Vanessa Serra & Tarcísio Selektah. Será uma sequência musical com discos da coleção particular de cada um. A estreia será nesta quarta-feira, a partir das 20h.
Um passeio nos diversos gêneros musicais, desde a raiz da música brasileira, movimentos culturais nacionais e internacionais, como a Bossa Nova, Tropicália, a Disco, etc.
Sensibilidade
O que faz o diferencial dessa iniciativa é o olhar feminino da jornalista e produtora cultural Vanessa Serra trazendo uma emoção sonora diferenciada somada a experiência desse grande colecionador e pesquisador musical DJ Selektah.
Colecionadores
Vanessa preservou uma bela coleção de discos adquirida por seu pai, que vem a acompanhando desde a infância, recebeu essa influência musical dele e também dos seus tios, apreciadores da boa Música. Manteve o hábito de ler sobre a história da Música, ouvir rádio, comprar discos e ouvi-los em casa, afinando o “feeling” e o seu gosto musical. Assim começou a praticar a discotecagem para a família e em reuniões entre amigos. Até que recebeu o convite do produtor e DJ Joaquim Zion para tocar na Rádio Zion pela primeira vez, durante o lançamento do disco da cantora Dicy, que ocorreu no Chico Discos (Centro) este ano. Ela também dividiu a discotecagem com Joaquim, dentro da programação do show do trio Flor de Cactus, recentemente, ocorrido no Bar Odeon (Praia Grande).
Tarcísio Selektah é colecionador, pesquisador e DJ (Seletor). Apresentou-se em várias cidades do estado do Maranhão, além de Belém, Fortaleza, Salvador, Recife, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Carlos (SP) e São Paulo. Participou da Virada Cultural (SP) e do Festival BR-135, com passagens por Espanha, França e Portugal. Também faz discotecagem free style – jazz, blues, rock, pop, samba, afrobeat, MPB, MPM, salsa, cúmbia, merengue, entre outras, exclusivamente com vinil.
Após turnê pelo Velho Mundo, a banda Sepultura faz show em São Luís no dia 31 de março. A apresentação inédita da banda brasileira de metal vai ocorrer na avenida Litorânea, e faz parte da turnê mundial do disco “Machine Mesiah” (2017).
O grupo, formado por Paulo Jr. (baixo), Andreas Kisser (guitarra e backing vocals), Derrick Green (vocais e percussão) e Eloy Casagrande (bateria), confirmou a apresentação em seu perfil no Facebook.
Após o show na capital maranhense, o Sepultura parte para turnê no continente americano do norte. A banda se apresenta nos Estados Unidos e Canadá.
A Secretaria Municipal de Cultura (Secult), divulgou a ordem dos desfiles e concursos da Passarela do Samba para o Carnaval de Todos, que será feito em parceria com o Governo do Estado.
A decisão foi tomada em acordo com agremiações e grupos carnavalescos que integram as associações de blocos tradicionais, organizados, grupos afro, tambor de crioula, tribos de índio, turmas de samba, alegorias de rua e escolas de samba.
Os desfiles tem início sexta-feira (24) e encerram na terça (28). A programação da passarela inicia sempre a partir das 18h. Na sexta (24), ocorre desfile dos blocos tradicionais do grupo B. No sábado (25), é a vez do desfile dos blocos tradicionais do grupo A.
As turmas de samba abrem os desfiles do domingo (26) e, em seguida, acontece a primeira noite do desfile dos blocos organizados e das escolas de samba.
Na segunda (27), desfilam as alegorias de rua, blocos organizados e escolas de samba. Na terça-feira (28), a passarela será palco do encerramento oficial do período carnavalesco, com desfile de tribos de índio, cortejo de blocos afro e um baile popular com a participação de grandes nomes da folia carnavalesca.
Ratificada a parceria entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Prefeitura de São Luís para obras de revitalização do Centro Histórico de São Luís. O conjunto de obras, denominado Pró-Cidade São Luís, compreende a revitalização de uma dezena de pontos na área do Centro. O objetivo é devolver ao centro a pujança econômica do passado a partir do desenvolvimento de novas cadeias produtivas.
O programa prevê investimentos em ações de recuperação de monumentos, urbanização de complexos arquitetônicos históricos e requalificação dos três parques ambientais existentes no Centro.
Na manhã desta sexta-feira (17) o prefeito Edivaldo se reuniu com a equipe do BID para tratar dos detalhes da parceria, definindo os pontos que serão alvo das ações de revitalização. A reunião contou também com a presença do vice-prefeito, Julio Pinheiro.
– Um dos compromissos da nossa gestão é com a revitalização e a preservação do patrimônio histórico e cultural da nossa cidade. A parceria que ratificamos hoje com o BID será de fundamental importância, no sentido de devolver à população da nossa cidade logradouros requalificados – disse o prefeito Edivaldo.
Entre as obras de requalificação previstas estão a recuperação do Orfanato Santa Luzia, na Rua Grande; a requalificação das praças da Misericórdia e da Saudade; a revitalização do Complexo Santo Ângelo, que compreende a Galeria Trapiche e o conjunto de edificações que se estende até a Secretaria Municipal de Administração (Semad), no Anel Viário; a restauração dos dois prédios da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação, na Rua Portugal; o Palácio de LaRavardiére e entorno; a requalificação do Parque do Bom Menino e da Fonte do Bispo, entre outros serviços.
As obras estão na fase de elaboração de projetos, para posterior licitação e início dos serviços. O andamento das obras e elaboração dos projetos será acompanhado em tempo real pelo BID conforme pactuação entre a entidade financeira e a Prefeitura de São Luís.
– A ideia é continuarmos a manter um contato mais contínuo com a prefeitura – disse o especialista em Desenvolvimento Urbano e Habitação do BID, Jason Hobbs.