O Observatório da Cultura do Maranhão dará início a uma agenda mensal de palestras e rodas de conversas sobre temas que compõem a cadeia criativa da cultura.
Para a abertura, dia 4 de fevereiro de 2017, no TEATRO IMPARCIAL, das 8h ao meio-dia, os convidados são : o produtor cultural André Lobão, com a palestra “Desafios da produção cultural” , em seguida a roda de conversa com o tema “Políticas Públicas de Cultura” , com Joãozinho Ribeiro , gestor cultural , Elizandra Araújo, consultora do Plano Municipal de Cultura de São Luís-MA e Imira Brito, Conselheira Nacional de Cultura. A participaçao é gratuita. Inscrições no dia, por ordem de chegada. Serão oferecidas 90 vagas.
O Observatório da Cultura do Maranhão é um movimento da sociedade civil, integrado por artistas e produtores culturais, criado em 2014 com o objetivo de promover diálogos , reflexões e propostas no campo da cultura e da econonomia criativa, e suas relações nas diversas esferas sociais.
O Observatório defende a educação, a informação e o conhecimento dos temas como elementos básicos de desenvolvimento para o fortalecimento da democracia e o constante diálogo para a conquista de novos horizontes do segmento .
Serão convidados profissionais, professores, agentes, produtores, artistas e gestores que contribuem diretamento com os cenários da gestão e da produção cultural no Estado do Maranhão . Ao longo do ano os temas serão debatidos em suas transversalidades, em alinhamento com as políticas públicas de cultura, patrimônio cultural, mercado cultural, direitos culturais, acessibilidade cultural, economia criativa, patrocínios, leis de incentivo, editais, dentre outros.
Serviço:
Dia 4 de fevereiro de 2017 – Sábado
Local : Teatro Imparcial – Jornal Imparcial , atras do shopping Tropical
Horario : das 08h as 12h
Mais informações: Facebook : Observatório da Cultura do Maranhão
Programação:
8h – Credenciamento
9h – Palestra “Desafios da Produção Cultural – André Lobão, produtor cultural (SLZ-MA)
10h – Intervalo
10:20h – Roda de Conversa “Políticas Públicas de Cultura: os desafios dos sistemas regionais de cultura.” Joãozinho Ribeiro (gestor cultural), Elizandra Araújo (consultora do Plano Municipal de Cultura de São Luís-MA), Imira Brito (Conselheira Nacional de Cultura).