Festival BR 135: diversão e resistência cultural

0comentário

“Diversão e Resistência Cultural”. Essa é a melhor tradução para justificar a existência do Festival BR135 / Conecta Música, chegando em sua 5ª versão, entre os dias 24 e 26 de novembro, em São Luís.

Festival BR135 e uma plateia cheia de interação. Foto: Divulgação
Festival BR135 e uma plateia cheia de interação. Foto: Divulgação

A cada edição, o evento toma ampla dimensão e chama atenção do Brasil, ao se posicionar no “ranking”, dos melhores festivais de música alternativa do país. E o grande diferencial em relação aos outros é que a festa é de graça, com textura de democracia.

Ocupação & Valorização

Um outro feito positivo é que o Festival BR-135 ocupa as praças e escadaria da Praia Grande, valorizando o Centro Histórico e conclamando a todos para que façam festa com prudência e preservando a este Patrimônio tombado pela Humanidade. Para se manter vivo é necessário que seja sempre ocupado e com arte melhor ainda.

O que vai rolar

O festival faz a sua parte e você (de qualquer que seja a comunidade) tem mais é que contribuir interagindo com 18 shows confirmados, entre as atrações, a banda pernambucana Nação Zumbi I(PE), Liniker e os Caramelows (SP), o Imorrível Di Melo (PE), DuSouto (Sp), Venga Venga (SP) e Bruno Batista (MA). E tem mais 15 artistas selecionados por uma curadoria.

Isso sem contar os nomes dos participantes do Conecta Musica, a etapa de formação que abrange palestras, oficinas e encontros entre artistas, produtores e jornalistas de várias cidades brasileiras debatendo sobre arte, cidadania, música, cultura digital e jornalismo cultural.

E quem já garantiu presença: Roberta Martinelli (TV Cultura e Rádio Eldorado), Alexandre Mathias (blog Trabalho Sujo), Marcelo Costa (blog Scream&Yell), Maurício Garcia (Virada Cultural SP), Júlio Barroso (Ocupa Minc RJ), Alexandre Rossi (Circo Voador RJ), Marcel Arêde (Amplicriativa).

Fora do palco a arte também estará em exposição na feira criativa, que reunirá no entorno diversos pequenos negócios que representam a economia criativa relacionada ao mundo da música e ao universo dos shows de rua, como comércio de camisetas, brechó, food trucks , food bikes, e cervejas artesanais.

Alegria, Alegria !

Enfim, o Festival BR 135, uma realização da dupla Criolina e integra o programa Vivo Transforma, com patrocínio da Vivo por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, para mostrar que a rodovia está livre para os artistas que resistem fora da indústria cultural e para quem quiser fazer parte dessa viagem sonora e de ideias. Basta levar alegria, a paquera, a amizade, a paz e o amor, pois a diversão já está garantida em um hibridismo de informação que coloca o Maranhão no eixo.

Sem comentário para "Festival BR 135: diversão e resistência cultural"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS