Revitalização do Centro Histórico de São Luís

0comentário

Assinado, em Brasília, na terça-feira (29/12), acordo entre a Prefeitura de São Luís e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para investimento em revitalização do Centro Histórico de São Luís.

O programa prevê a requalificação de logradouros públicos, elaboração de um plano de habitação para o local, requalificação da Fonte do Bispo, urbanização do Canal do Portinho e obras no Parque do Bom Menino e Diamante.

Reunião em Brasília. Foto: Divulgação
Reunião em Brasília. Foto: Divulgação

O acordo foi assinado pelo secretário municipal de Projetos Especiais (Sempe), Gustavo Marques, que representou o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT); pela representante do Ministério da Fazenda, Ana Lúcia Gatto, e pelo representante do BID, Hugo Florez.

Acompanharam o secretário no ato, o presidente da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph), Aquiles Andrade; a secretária municipal de Articulação Institucional (Semai), Ana Paula Rodrigues; e a chefe da Unidade de Captação de Recursos da Secretaria de Planejamento (Seplan), Regina Carvalho.

sem comentário »

RicoChoro ComVida, sábado, em praça do Vinhais

0comentário

A Praça do Letrado, no Vinhais, é palco da penúltima edição de RicoChoro ComVida na Praça, sábado (3), a partir das 18h. O evento é gratuito.

Chico Nô. Foto: Divulgação
Chico Nô: um dos protagonistas do projeto RicoChoro ComVida, idealizado pelo produtor cultural Ricarte Almeida. Foto: Divulgação

O nome da praça faz jus às atrações do evento, todos doutores quando o assunto é chorinho: o cantor e compositor Chico Nô terá como anfitriões os bambas do grupo Os Cinco Companheiros, coisa de craque desde o nome, batizado por choro de Pixinguinha. Os Cinco Companheiros é formado por Osmar do Trombone, Rafael Guterres (cavaquinho), João Soeiro (violão), Wanderson (percussão) e Ricardo Sax (saxofone).

O DJ da noite será Marcus Vinicius, “o Magnata”, como é reconhecido na cena reggae, mas também um especialista em samba, produtor e apresentador do programa O samba pede passagem, aos sábados, na Rádio Universidade FM.

Repertório

O encontro de Chico Nô e Os Cinco Companheiros terá um repertório entre clássicos da música popular brasileira – principalmente o choro – e músicas autorais. Chico Nô transita com versatilidade por gêneros como o samba, o choro, a bossa, vertentes nordestinas da música brasileira como o forró, xote, baião, além do maranhense bumba meu boi. É um de nossos mais versáteis compositores, com experiências na noite em grupos como Trio Tom, Feitiço da Ilha e o Cacuriá de Dona Teté.

Com “o pequeno gigante” Osmar do Trombone à frente, Os Cinco Companheiros também é um grupo versátil, transitando com desenvoltura pelo repertório de nomes como Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Raul de Barros e Antonio Vieira, além do repertório autoral de Osmar, registrado em seu disco Cinco gerações.

Marcus Vinicius alia sua experiência de radialista com a de dj e pesquisador. Dono de vasto acervo, é colecionador de reggae, samba e pérolas da música negra e certamente promoverá um verdadeiro baile em praça pública.

sem comentário »

Cortejo abre SESC Aldeia Guajajara

0comentário

A 11ª edição do SESC Aldeia Guajajara será nesta sexta-feira, dia 2 de dezembro, com um cortejo artístico, a partir das 15h. A concentração será no SESC Deodoro em direção à praça Nauro Machado, na Praia Grande, no Centro Histórico de São Luís.

O Circo Tá Na Rua e no Aldeia SESC Guajajara. Foto: Divulgação
O Circo Tá Na Rua e no Aldeia SESC Guajajara. Foto: Divulgação

Também festejando os 70 anos de atuação do Serviço Social do Comércio no Brasil, a versão 2016 do SESC Guajajara, traz, ainda, shows e a Feira Criativa, na Nauro Machado, partir das 18h.

No line up tem o Circuito Hip Hop, em seguida, tem show “Selvagem Transcendental”, com a cantora maranhense Nathália Ferro. Na sequência, tem o cantor pernambucano Johnny Hooker com o show da turnê do disco, “Eu Vou Fazer uma Macumba Pra Te Amarrar, Maldito !”.

Dia 2/12 (sexta-feira)

PROGRAMAÇÃO DE ABERTURA

15h às 18h

Cortejo Artístico

“Bloco Afro Juremê”, com Associação Cultural e Beneficente Juremê/MA, “Imaginautas /DeOlhoNoMuseu”, com Célula Mater/PE

“O Circo tá na Rua”, com O Circo tá na Rua/MA
“Procissão dos Ossos”, com Casa do Sol Cia de Artes/MA. “Tambor de Crioula Manto de São Benedito”, com Tambor de Crioula Manto de São Benedito/MA

“Voo dos Pássaros” com Trupe Huhuhu Circo Teatro/MA

Concentração: Sesc Deodoro

Circuito: Praça Deodoro, Rua Grande, Largo do Carmo, Beco da Pacotilha, Rua do Giz e Praça Nauro Machado

Programação Praça Nauro Machado

18h às 23h Feirinha Criativa e Praça de Alimentação

19h Circuito Hip Hop: Lançamento do Projeto “Dançando nos Bairros”, com Movimento Dança de Rua/ MA

21h Show “Selvagem Transcendental”, com Nathália Ferro/ MA

22h Show “Eu Vou Fazer uma macumba Pra Te Amarrar, Maldito !”

sem comentário »

Johnny Hooker confirma show em São Luís

0comentário

O cantor pernambucano Johnny Hooker confirmou, em sua página no Facebook, show em São Luís, no dia 2 de dezembro,como parte da programação da 11ªe edição da Aldeia SESC Guajajara.

johnnyhooker640

O local da apresentação é a Praça Nauro Machado, na Praia Grande. O artista vai mostrar aos ludovicenses canções do disco “Eu Vou Fazer Uma Macumba pra te Amarrar, Maldito!”, em turnê nacional.

sem comentário »

Galeria Trapiche recebe violoncelistas da EMEM

0comentário

A Galeria Trapiche será palco para um recital temático de violoncelo, promovido pelo Núcleo de Violoncelo da Escola de Música do Estado do Maranhão (EMEM).

O “Suíte Nordestina” vai interpretar grandes sucessos nordestinos nesta terça-feira (29) às 19h, com entrada franca.

O recital será realizado por alunos de violoncelo e músicos convidados.

– Este é mais um recital temático que fazemos, desta vez com a turma deste semestre da Escola de Música, fazendo um singelo encontro da sonoridade do violoncelo com a flauta, rabeca, sanfona, viola caipira, violão e percussão. Além dos 15 alunos desta turma, receberemos professores e outros músicos convidados. É a primeira vez que escolhemos músicas nordestinas e mais uma vez fechamos a parceria com a Galeria Trapiche por dispor de um espaço amplo e que comportará todo o público que iremos acolher – destacou Káthia Salomão, professora de violoncelo da EMEM.

A diretora da Galeria, Camila Grimaldi, ressaltou que estas parcerias abrem espaço para outras linguagens que não eram rotineiras da Trapiche Santo Ângelo.

– É uma forma de enriquecer nossa cultura e dialogar com diversas formas das artes, trazendo para a galeria linguagens como a música nordestina que irá dinamizar este espaço. Um verdadeiro equipamento público precisa acolher todas as formas de cultura – destacou Grimaldi.

A Galeria Trapiche Santo Ângelo fica localizada na Avenida Vitorino Freire, s/n – Praia Grande, em frente ao Terminal de Integração.

sem comentário »

Escola de Música do Maranhão em reforma

0comentário

A Escola de Música Lilah Lisboa, que pertence ao Estado do Maranhão, vai ser reformada pelo atual governo. A informação é da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo: Clique Aqui #SECTUR.

Escola de Música Lilah Lisboa. Foto: Divulgação
Escola de Música Lilah Lisboa. Foto: Divulgação

Uma boa notícia para docentes e discentes da escola, que reivindicam pela reforma há anos.

sem comentário »

“Visões de um Poema Sujo”será lançado na 4ª

1comentário

Visões de um Poema Sujo, inspirado na obra-prima “Poema Sujo”, do maranhense Ferreira Gullar, é o novo projeto fotográfico de Márcio Vasconcelos.  A curadoria dos trabalhos é de Diógenes Moura. A obra traz 95 imagens do ensaio fotográfico Visões de um poema sujo, um dos vencedores do XIV Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia em 2014.

Fotógrafo Márcio Vasconcelos. Foto: Divulgação
Fotógrafo Márcio Vasconcelos. Foto: Divulgação

A exposição, com lançamento de livro, será nesta quarta-feira, dia 30/11, a partir das 19h30, no Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM). Haverá performance com os atores Gisele Vasconcelos e Cláudio Marconcine, além da discotecagem de Jorge Choairy.

Visões de um Poema Sujo tem texto do poeta Celso Borges, projeto gráfico de Letícia Moura, coordenação editorial de Marina Gonzalez e realização de Mônica Schalka e Vento Leste Editora.

A obra traz 95 imagens do ensaio fotográfico Visões de um poema sujo, um dos vencedores do XIV Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia em 2014.

O projeto propõe uma interpretação imagética do Poema Sujo, uma das principais obras da literatura brasileira, do escritor maranhense Ferreira Gullar, membro da Academia Brasileira de Letras. Além das imagens de Márcio Vasconcelos, o livro tem textos do curador Diógenes Moura e do poeta Celso Borges. O patrocínio é do Grupo Mateus, através da Lei de Incentivo à Cultura do Maranhão

Visões de um poema sujo relê e recria as inúmeras cenas que o poema de Ferreira Gullar descreve sobre a cidade de São Luís, enquanto estava exilado em Buenos Aires, em meados da década de 1970. Márcio Vasconcelos traz neste ensaio todo o drama que o escritor viveu naquele momento e a sua visão autoral de como Gullar imaginava e traduzia em versos a São Luís de sua infância.

– Crio sensações visuais como se estivesse no lugar do poeta, reinventando a São Luís em que ele viveu, seus tons e nuances – diz Márcio Vasconcelos.

O Poema sujo é o livro de Ferreira Gullar mais conhecido internacionalmente e já foi publicado na Alemanha, Espanha, Colômbia e EUA. Foi tema e inspiração de outras peças, mas é inédita a sua utilização na fotografia artística, como agora realiza o projeto Visões de um poema sujo.

– O Poema Sujo é parte da história da nossa literatura e esse livro de arte pode contribuir para a popularização dessa obra, escrita num momento histórico e cultural importante da vida brasileira – afirma Monica Schalka, da editora Vento Leste, responsável pela publicação.

Márcio Vasconcelos realizou uma vasta pesquisa preliminar para levantar informações sobre o poema, sua criação, contexto histórico, momento de vida do autor, episódios importantes para a obra e seu autor, textos críticos, teses, bibliografia e personalidades envolvidas. A constatação de sua importância atemporal e o processo de criação “catártico” que Ferreira Gullar imprimiu ao escrevê-la.

O artista vem se destacando por sua intensa e relevante atividade no cenário da fotografia, com diversos prêmios nacionais, inclusive no Marc Ferrez de 2011 com o trabalho Na trilha do cangaço – O sertão que Lampião pisou. O artista vem contribuindo para a difusão da cultura brasileira e sua diversidade, formando há anos um importante acervo na documentação de manifestações populares, religiosas e do folclore brasileiro.

Exposição em São Paulo

Visões de um poema sujo será mostrado em janeiro numa exposição no Museu Afro-Brasileiro, no Parque Ibirapuera, São Paulo, com participações de Rita Benneditto e Zeca Baleiro interpretando versos do Poema Sujo e fragmentos de canções do imaginário popular do Maranhão, além da performance dos atores Áurea Maranhão e Claúdio Marconcine.

– Na exposição haverá uma sala PALAVRA, especialmente montada para se ouvir as vozes de Gullar, Zeca, Rita, do babalorixá Jorge da Fé em Deus, Marcelo Preto (grupo A Barca) e Zezé Meneses (filha de Santo da Casa Fanti Ashanti), além de poemas de escritores maranhenses contemporâneos – afirma Márcio.

Perfil

Márcio Vasconcelos (São Luís/Maranhão/Brasil), fotógrafo profissional independente que tem se dedicado a registrar a Cultura Popular e Religiosa dos afro-descendentes no Maranhão.

Autor do projeto “Nagon Abioton – Um Estudo Fotográfico e Histórico sobre a Casa de Nagô”, aprovado na Lei Rouanet e no Programa Petrobras Cultural/2009, editado na forma de livro sobre um dos terreiros mais antigos do Tambor de Mina no Maranhão.

Vencedor do 1º Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras/2010 (Fundação Cultural Palmares/Petrobras) com o projeto Zeladores de Voduns do Benin ao Maranhão. Exposição Fotográfica que mostra as semelhanças entre Sacerdotes de culto a voduns na África e no Brasil.

Vencedor do XI Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia com o projeto “Na Trilha do Cangaço – Um Ensaio pelo Sertão que Lampião Pisou”.

Finalista do Prêmio Conrado Wessel 2011 com o projeto “Na Trilha do Cangaço – Um Ensaio pelo Sertão que Lampião Pisou”.

Menção Honrosa no 3º Concurso Ibero-americano de Fotografias, promovido pela Embaixada da Espanha, com o Ensaio Incorporados.

Vencedor do XIV Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia com o Projeto “Visões de um Poema Sujo”, inspirado na obra-prima “Poema Sujo” do poeta Ferreira Gullar.

VISÕES DE UM POEMA SUJO

Livro de arte de Márcio Vasconcelos

Lançamento dia 30 de novembro

Museu Histórico e Artístico do Maranhão – rua do Sol, às 19:30h

Com performance de Claúdio Marconcine e Gisele Vasconcelos

Patrocínio: Grupo Mateus, através da Lei de Incentivo à Cultura do Maranhão

Ficha Técnica

Márcio Vasconcelos – Concepção e fotografias

Diógenes Moura – curadoria de textos e imagens

Celso Borges – consultoria literária

Letícia Dias de Moura – design gráfico

Marina Gonzalez – Coordenação editorial e administrativa

O livro

Editora Vento Leste:

Tiragem: 1500 exemplares

1 comentário »

Festival BR 135: significativo e perfeito

1comentário

Um mar de gente fez o chão da Praia Grande tremer de diversão, paz e amor, em três noites de Festival BR-135/Conecta Música, idealizado pelo duo Criolina [Alê Muniz e Luciana Simões], com o patrocínio da Vivo Transforma, por meio da Lei de Incentivo Estadual de Cultura.

Público correspondeu a missão do Festival BR-135. Foto: Divulgação
Público correspondeu a missão do Festival BR-135. Foto: Divulgação

O que se viu foram as praças Nauro Machado e da Criança, a Escadaria do Beco Catarina Mina, assim como todos os espaços do Patrimônio Tombado pela Humanidade ocupado por juventude e musicalidade plural.

Ali estava presente a cadeia produtiva da música alternativa brasileira visceral e com atitude e que não quer concorrência com o “Mainstream” instituído pela grande mídia. Apenas defende a existência de um espaço da boa convivência e uma plateia para consumo.

Em cinco anos de existência, o Festival BR 135 atingiu maturidade e cumpriu bem a sua missão, a começar pela pontualidade dos shows, ao estimular o comércio informal, mostrando que a economia criativa é uma alternativa significativa de negócio; assim como refletiu sobre mercado musical e a relação com a mídia pública, privada, virtual. Misturou positivamente o folclore maranhense com vertentes Pop, assim como determina a teoria do hibridismo cultural de Canclini; além de ter levantado a bandeira contra a intolerância ou qualquer tipo de preconceito.

Enfim, o festival mexeu com o comportamento de uma ilha conceituada como provinciana, do amor, porém dona de uma rebeldia de quem tem desejo de convergir com as mudanças do Globo.

1 comentário »

Campanha pelo fim da violência contra a mulher

0comentário

A campanha dos ¨16 Dias de Ativismo no Maranhão: combate à violência contra as mulheres, acontece desde o último dia 18 e vai até 18 de dezembro, no Maranhão.

mulher800

O objetivo é intervir junto à população de forma criativa, através de exposição, grafitagem, sarau, festival artístico, na perspectiva de reflexão sobre o combate à violência contra as mulheres e morosidade na aplicabilidade da Lei Maria da Penha, debater a cerca das medidas de combate a violência doméstica e familiar contra as mulheres, ampliando os espaços de discussão com a sociedade e disseminando as ações de enfrentamento à mulher vítima de violência doméstica e de gênero nas escolas, comunidades e municípios para divulgar os serviços da rede de enfrentamento a violência contra as mulheres em São Luís e no Estado.

Aqui no Maranhão a Campanha ganha um estilo próprio, todo maranhense, com programação com muitas atrações culturais e debates que vão durar para além de 16 dias, 30 dias de campanha, afinal de contas todo dia, é dia da MULHER! E todos os dias são dias de lutar [ela igualdade de direitos e PELO FIM DA VIOLENCIA CONTRA A MULHER!

O evento é promovido pelo Fórum Maranhense de Mulheres, Fórum de Mulheres de Imperatriz, Rede Amiga da Mulher, Rede de Educação Integral, Conselho Municipal da Condição Feminina, Conselho Estadual da Mulher e Articulação de Mulheres Brasileiras articulados com instituições da sociedade civil e poder público nas comunidades, municípios e regionais do Maranhão.

Serviço:

O quê: Campanha “16 dias de Ativismo no Maranhão: combate à violência contra as mulheres”

Quando: De 18 de novembro a 18 de Dezembro.

sem comentário »

Liniker faz show em nome da igualdade em SLZ

0comentário

Liniker veio para impactar com letras fartas em imagens sensuais, eróticas, delicadas e uma sonoridade black cheia de balanço e swingue. O cara é o tipo de artista cujo o discurso é contrário a qualquer tipo de preconceito, pois aderiu a saia ou vestido para transgredir.

Liniker e os Caramelows no Festival BR-135. Foto: Divulgação
Liniker e os Caramelows no Festival BR-135. Foto: Divulgação

Toda a textura comportamental e musical foi construída ao lado da banda Caramelows, que acompanha o artista no show deste sábado, dia 26/11, na praça Nauro Machado, encerrando a quinta edição do Festival BR 135, idealizado pelo duo Criolina, Alê Muniz e Luciana Simões.

Outras atrações

A festa tem início às 19h com a Orquestra de Berimbau Mandigueiros do Amanhã. Às 20h30 tem show “Bagaça” de Bruno Batista. Às 21h30 tem performance. Às 22h tem a banda paraense Strobo.

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/pedrosobrinho/wp-admin/
Twitter Facebook RSS