Alessandra Nícolas, em Vou Bulir com Tu, no Cohatrac

0comentário

A cantora Alexandra Nícolas presenteia os moradores do Cohatrac e adjacências com seu projeto musical “Vou Bulir com Tu”.

Alessandra Nícolas. Foto: Divulgação
Alessandra Nícolas. Foto: Veruska Oliveira

Esse será o quarto show da cantora e do projeto, e acontece nesta sexta, dia 4 de novembro, às 20h30 na Praça de Nossa Senhora. de Nazaré, no bairro do Cohatrac. Entrada franca!

Os shows cujo repertório é composto de músicas de raízes nordestinas tem agrado em cheio ao público e por onde já passou, teve sempre praças lotadas, nos bairros do Centro Histórico, Madre Deus e Monte Castelo.

A direção musical é de Wendell Cosme.

sem comentário »

Jovem maranhense brilha na passarela do SPFW

1comentário

A maranhense Myrian Leticia Pinheiro Souza saiu das passarelas do SLZ Fashion para brilhar na São Paulo Fashion Week (SPFW).

Modelo maranhense Amira Cantanhede brilhando na passarela do SPFW. Foto: Divulgação
Modelo maranhense Amira Cantanhede brilhando na passarela do SPFW. Foto: Divulgação

Brilhando

Conhecida no mundo da moda como Amira Cantanhede, por orientação de uma agência, a jovem, de origem humilde no bairro Vila Sarney, na cidade balneária de São José de Ribamar, na região Metropolitana de São Luís, mora em São Paulo há dois anos.

Amira foi sensação na mais recente edição da SPFW. Agenciada atualmente pela Way Model, Amira faz parte do casting de oito desfiles.

Beleza Pura

Myriam Pinheiro, agora Amira Cantanhede, foi uma das escolhidas entre as 300 inscritas na seletiva Elite Model Look Brasil, realizada em 2011.

Dedicatória

Na época, a garota dedicou a conquista à mãe, Maria da Graça Pinheiro, que, mesmo sendo deficiente visual, acompanhou e torceu pela filha, cujo o sucesso atravessou o Estreito dos Mosquitos.

1 comentário »

Voz do Brasil estreia novo formato nesta segunda

0comentário

Estreia nesta segunda-feira (31), com nova roupagem, o programa A Voz do Brasil, da EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Em seu novo formato, o programa de rádio mais antigo do Brasil será mais interativo e próximo do cidadão. Haverá novos quadros, com jornalismo, prestação de serviço e diálogo com os ouvintes. Uma das grandes mudanças será a maior participação da audiência.

Voz do Brasil a partir de agora interagindo com o ouvinte. Foto: Divulgação
Voz do Brasil a partir de agora interagindo com o ouvinte. Foto: Divulgação

A ideia é oferecer um programa que lembre menos o formato solene e distante de décadas anteriores e tenha uma linguagem menos formal, mais próxima do cidadão. O programa contará com novos apresentadores – Airton Medeiros e Gláucia Gomes. “A ideia da nova Voz do Brasil é aproximar o cidadão, trazê-lo mais para perto da notícia, da informação. Fazer com que o cidadão interaja com o que fazemos aqui na EBC. A gente não pode estar distante”, diz Gláucia à Agência Brasil.

Os ouvintes poderão tirar dúvidas sobre programas sociais, sobre o trabalho do presidente da República e ministros ou esclarecer informações, como tirar documentos, por exemplo, além de fazer perguntas para os integrantes do Poder Executivo. O programa abrirá canais de e-mail e telefone, além de um número de WhatsApp para interagir com o público. Pelo aplicativo, os ouvintes poderão enviar mensagens para a produção pelo número 61 99862-7345.

A “Voz”, como é chamada nos corredores da EBC, tem especial importância para as regiões afastadas dos grandes centros do país. São nos locais onde as rádios comerciais não investem na informação que o programa cumpre papel fundamental. “É a prestação de serviço daquilo que o cidadão precisa na vida dele, lá na cidadezinha onde mora. Precisamos trazer a Voz do Brasil para perto desse cidadão. Essa nova linguagem e as informações essenciais são para que o cidadão possa saber o que o governo federal está fazendo para ele”, acrescenta a locutora.

Veiculado diariamente (exceto aos sábados, domingos e feriados) das 19h às 20h, os primeiros 25 minutos são dedicados às notícias sobre o Poder Executivo. As mudanças da nova Voz do Brasil se darão nessa primeira parte do programa. A produção dos demais 35 minutos é de responsabilidade dos Poderes Legislativo e Judiciário. A Voz do Brasil alcança hoje cerca de 60 milhões de brasileiros e é transmitida em todas as emissoras de rádio do país.

História

Com 81 anos, A Voz do Brasil é o programa de rádio mais antigo do país e do Hemisfério Sul ainda em execução. Essa marca lhe rendeu um espaço no Guinness Book, o Livro dos Recordes, em 1995. Em julho de 1935 foi criado o Programa Nacional, para divulgação dos atos do Estado novo, da era Vargas.

Três anos depois, o Programa Nacional deu lugar à Hora do Brasil, quando passou a ter veiculação obrigatória nas rádios do país, com o horário fixo das 19h às 20h. Em seus primeiros anos, o programa abria espaço para a arte, com execução de músicas e transmissão de radionovelas. Em 1961, o presidente Jânio Quadros costumava usar o programa para transmitir recados escritos por ele de última hora.

O nome A Voz do Brasil foi adotado a partir de 1971. Ao longo dos anos, passou por reformulações. Em 1998, por exemplo, foi incluída uma voz feminina na locução. A abertura do programa, quando uma voz masculina imponente dizia “em Brasília, 19 horas”, tornou-se marca de A Voz do Brasil. Aos poucos, o bordão foi sendo flexibilizado e foram incluídas novas frases de abertura, como “Está no ar a sua voz, a nossa voz, a Voz do Brasil”. Mas, para os fãs do bordão original, uma boa notícia: ele vai voltar.

O Guarani

Apesar de criada no século 19 e aclamada na ocasião de sua estreia, em 1870, em Milão, a ópera O Guarani, de Carlos Gomes, é mais conhecida como o tema de abertura de A Voz do Brasil. A ópera é extensa, com quatro atos, mas os acordes mais conhecidos são os de sua abertura. Os primeiros segundos da peça de Gomes foram escolhidos para anunciar a entrada do programa no ar. O tema de abertura se tornou uma das marcas mais conhecidas do programa.

A ópera foi exibida em sua versão original por décadas. Posteriormente, releituras foram feitas em diferentes estilos, sempre remetendo à cultura nacional. Versões de samba, axé e capoeira já foram usadas no programa. A nova versão, que estreia hoje, remete à música clássica, mas traz uma orquestração nova, mais moderna e com ares de telejornal.

sem comentário »

Rapper MV Bill dia 26/11, em São Luís

0comentário

mvbill640

sem comentário »

Salve ! Salve ! Hoje é Dia Nacional da Poesia

0comentário

A poesia brasileira é um dos nossos patrimônios culturais. São inúmeros os nomes reconhecidos e premiados internacionalmente. Esses autores são responsáveis por, em períodos distintos, contar a história do povo brasileiro e apresentar suas impressões sobre o mundo e os outros.

Faça um poema e mostre o poeta que existe em você!!! Foto: Divulgação
Faça um poema e mostre o poeta que existe em você!!! Foto: Divulgação

Citamos entre os destaques, o baiano Castro Alves, o mineiro Carlos Drummond de Andrade, além dos maranhenses Gonçalves Dias, Ferreira Gullar, Celso Borges, Fernando Abreu, Paulo Melo de Sousa, entre tantos outros poetas que embelezam a literatura brasileira.

Histórico

O Dia Nacional da Poesia é comemorado oficialmente em 31 de outubro no Brasil.

A data foi criada em homenagem ao poeta Carlos Drummond de Andrade, um dos principais nomes da literatura brasileira.

O Dia Nacional da Poesia foi oficializado através da lei nº 13.131, de 3 de junho de 2015, por sugestão do senador Álvaro Dias do PSDB do Paraná.

O dia 31 de outubro remete a data de nascimento de Drummond de Andrade, conhecido por ser um dos principais nomes da segunda geração do Modernismo brasileiro. A data, além de homenagear os poetas em geral, também serve para lembrar da riqueza e importância cultural que a arte poética representa.

Sugestão

Faça um poema e mostre o poeta que existe em você!!!

sem comentário »

DuSouto (RN) é atração no Festival BR-135

0comentário

A banda do Rio Grande do Norte, DuSouto, é uma das atrações do Festival BR-135, que acontece entre os dias 24 e 26 de novembro, na Praia Grande, no Centro Histórico de São Luís.

DuSouto (RN). Foto: Divulgação
DuSouto (RN). Foto: Divulgação

O trio, formado por Paulo Souto, Gabriel Souto e Gustavo Lamartine, embala as noites com seus beats autorais e letras bem sacadas, tudo misturado ao groove com infálivel com sotaque potiguar.

Uma das músicas mais conhecidas do DuSouto em São Luís é “Aonde está meu outro par da sandália havaiana.

sem comentário »

Projeto Venga Venga (SP) no Festival BR-135

0comentário

Nação Zumbi (PE), Liniker e os Caramelows (SP), Di Melo (PE), DuSouto (RN), Venga Venga (SP) e Bruno Batista (MA) integram as 12 atrações musicais do Festival BR-135, entre os dias 24 e 26 de novembro, na Praia Grande, Centro Histórico de São Luís.

Os DJs Danny e Don montam a festa que mistura batuques africanos, tropic, música dos Balcãs com psicodelia turca, carimbo, kuduro até ritmos indianos e japoneses e batidas eletrônicas. Eles exaltam a extravagância com vestimentas cheias de tecidos e pinturas. Foto: Divulgação
Os DJs Danny e Don montam a festa que mistura batuques africanos, tropic, música dos Balcãs com psicodelia turca, carimbo, kuduro até ritmos indianos e japoneses e batidas eletrônicas. Eles exaltam a extravagância com vestimentas cheias de tecidos e pinturas. Foto: Divulgação

Além de shows, o evento idealizado pelo Coletivo Criolina, traz palestras, feira criativa, oficinas e “food trucks”.

sem comentário »

Lista da seletiva de atrações para o Festival BR-135

0comentário

Acabou o suspense!!!

Eis o resultado da seletiva de atrações que irão se apresentar no Festival BR 135. 🎸

A curadoria responsável pela seleção foi formada pelo realizador do festival Abril Pro Rock, Paulo André; pelo radialista e DJ Pedro Sobrinho, e pelo realizador do Movimento Sebo no Chão, Diego Pires

br-135

sem comentário »

Café Society em cartaz no Cine Praia Grande

0comentário

ESTREIA

CAFÉ SOCIETY, Eua, 95 min, 10 anos. Comédia. De Woody Allen. Elenco: Jesse Eisenberg, Kristen Stewart, Steve Carell, Blake Lively, Parker Posey. Anos 1930. Bobby (Jesse Eisenberg) é um jovem aspirante a escritor, que resolve se mudar de Nova York para Los Angeles. Lá ele deseja ingressar na indústria cinematográfica com a ajuda de seu tio Phil (Steve Carell), um produtor que conhece a elite da sétima arte. Após um bom período de espera, Bobby consegue o emprego de entregador de mensagens dentro da empresa de Phil. Enquanto aguarda uma oportunidade melhor, ele se envolve com Vonnie (Kristen Stewart), a secretária particular de seu tio. Só que ela, por mais que goste de Bobby, mantém um relacionamento secreto.

Filme Cafe Society. Foto: Divulgação
Filme Cafe Society. Foto: Divulgação

Sessões
18h30: Sexta (28/10), Sábado (29/10), Domingo (30/10), Quarta (02/10)
20h10: Todos os dias, exceto Sexta (28/10)

EM CARTAZ

AQUARIUS, Brasil, 140 min, 16 anos. Drama. De Kleber Mendonça Filho. Elenco: Sonia Braga, Irandhir Santos. Clara (Sonia Braga) tem 65 anos, é jornalista aposentada, viúva e mãe de três adultos. Ela mora em um apartamento localizado na Av. Boa Viagem, no Recife, onde criou seus filhos e viveu boa parte de sua vida. Interessada em construir um novo prédio no espaço, os responsáveis por uma construtora conseguiram adquirir quase todos os apartamentos do prédio, menos o dela. Por mais que tenha deixado bem claro que não pretende vendê-lo, Clara sofre todo tipo de assédio e ameaça para que mude de ideia.

Sessões
16h exceto Sexta (28/10)

SESSÃO ESPECIAL DE HALLOWEEN

HALLOWEEN – A NOITE DO TERROR, Eua, 95 minutos, 16 anos. Terror. De John Carpenter. Elenco: Jamie Lee Curtis, Donald Pleasance. Michael Myers (Tony Moran) é um psicopata que vive em uma instituição há 15 anos, desde quando matou sua própria irmã. Porém, ele consegue fugir de seu cativeiro e retorna à sua cidade natal para continuar seus crimes na localidade que, aterrorizada, ainda se lembra dele.
Sessão única
Segunda (31/10), às 18h20
Ingresso promocional: R$ 6,00

SESSÃO CINECLASSICS

O Gordo e o Magro em FILHOS DO DESERTO, EUA, 70 min, LIVRE. Comédia. De William A. Seiter. Elenco: Stanl Laurel, Oliver Hardy. Dois homens enganam suas esposas para participarem de uma convenção. Um deles finge estar doente e consegue uma prescrição médica de um veterinário para poder viajar num “cruzeiro medicinal” ao Havaí.

Sessão única
Sábado (29/10), às 15h00
Ingresso promocional: R$ 6,00

CINECLUBE AMARCORD

KIDS, Eua, 90 min, 16 anos. Drama. De Larry Clark. Elenco: Leo Fitzpatrick, Chloë Sevigny, Rosario Dawson. Nova York serve de cenário para mostrar o conturbado mundo dos adolescentes, que indiscriminadamente consomem drogas e quase nunca praticam sexo seguro. Um garoto, que deseja só transar com virgens, e uma jovem, que só teve um parceiro mas é HIV soropositivo, servem de base para tramas paralelas, que mostram como um adolescente pode prejudicar seriamente sua vida se não estiver bem orientado.
Sessão única – Entrada Franca
Terça (01/11), às 18h20

PREÇOS

Terça a domingo. R$ 16,00 (inteira) e R$ 8,00 (meia).

Segunda-feira. Promoção Meia Para Todos: todos pagam meia

Sessão CineClassics: R$ 6,00

A Bela e A Fera: R$ 6,00

Cineclube Amarcord: Entrada Franca

Alunos dos cursos do Odylo Costa Filho pagam R$ 5,00

Alunos da Escola de Cinema do Maranhão não pagam

EM BREVE

CINEMA NOVO

INCOMPREENDIDA

A ESPERA

MULEQUE TÉ DOIDO 2
EU, DANIEL BLAKE
Mostra ALFRED HITCHCOCK

sem comentário »

Cia. Cambalhotas leva espetáculo ao Anjo da Guarda

0comentário

Com a proposta de levar o circo, a animação e a comédia às ruas, a Companhia Cambalhotas realiza, neste sábado (29), a segunda apresentação do espetáculo “Zzz Sganarelle”, projeto contemplado pelo Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo 2015 e que conta com o apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e do Ministério da Cultura. O espetáculo é gratuito e está marcado para começar às 16h30 na sede da companhia, no bairro do Anjo da Guarda (Avenida Jenipapeiro, Qd. 25 – A, nº 9).

Cia. Cambalhotas. Foto: Divulgação
Cia. Cambalhotas. Foto: Divulgação

Escrito por Geraldine Gauthier e dirigido por Waldemir Nascimento, a peça “Zzz Sganarelle” conta a história de Sganarelle, um palhaço criado por Molière há cerca de 500 anos na França que consegue satirizar as dificuldades do cotidiano das pessoas. Talvez, por isso, Sganarelle seja considerado um “retrato do povo”.

“O Sganarelle é um palhaço, é o resquício que vem da França. Ele está dentro desse universo
dos comediantes, dos sátiros. Além de ser um palhaço e de trabalhar isso muito corporalmente, ele é o povo. O Sganarelle se identifica com a população, ele é a população. Ele é a voz do povo e também carrega dentro dele várias simbologias. Por isso que o público vai se identificar com ele”, explicou Waldemir Nascimento, diretor do espetáculo.

O lançamento do espetáculo “Zzz Sganarelle” ocorreu no último fim de semana, também no Anjo da Guarda, e encantou o público. Com um texto leve e um visual que consegue levar quem assiste para dentro do espetáculo, a peça atrai a atenção de crianças e adultos que ficam deslumbrados com a forma como o teatro de rua se desenvolve bem diante dos seus olhos.

O espetáculo “Zzz Sganarelle” é um projeto da Companhia Cambalhotas contemplado pelo Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo 2015. Conta, ainda, com o apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e do Ministério da Cultura.
Ao todo, o espetáculo contará com mais de 15 apresentações durante os próximos cinco meses. “Zzz Sganarelle” será encenado em vários bairros, escolas e praças de São Luís até o mês de fevereiro de 2017.

Companhia Cambalhotas

Fundada em 21 de outubro de 1997, a partir da união de Renato Porto e Waldemir Nascimento, a Companhia Cambalhotas deu seus primeiros passos fazendo animações em festas de aniversário por diversos bairros de São Luís.

Em 1998, a dupla recebeu um convite para fazer uma apresentação teatral para uma campanha interna de uma empresa. O resultado artístico do trabalho e o consequente retorno financeiro estimulou a continuidade nesta linha artística específica.

A formalização da Cia ocorreu em 2002 e desde então vem se especializando em fazer o chamado ‘Teatro Empresa’, proporcionando aos seus clientes alegria, bem-estar e conhecimento por meio de ações didáticas.

O espetáculo “Zzz Sganarelle” será a terceira produção da Companhia Cambalhotas que, em
2016, completa 19 anos de fundação. Nas produções anteriores (“Os Saltimbancos” e “Os Três Porquinhos”), a companhia sempre utilizou formas animadas – bonecos, máscaras, teatro de
sombra – para encantar o público. No entanto, em “Zzz Sganarelle”, mais um elemento é agregado: o circo.

SERVIÇO

O quê: Espetáculo “Zzz Sganarelle”

Quando: Neste sábado (29), às 16h30

Onde: Sede da Cia Cambalhotas (Avenida Jenipapeiro, Qd. 25 – A, nº 9, Bairro Anjo da Guarda /

Ponto de referência: segunda rua à direita após o Hospital da Mulher)

Entrada franca

PROGRAMAÇÃO DE ESPETÁCULOS

OUTUBRO 2016

Dias 22 e 29 – Cia Cambalhotas (Anjo da Guarda) / 16h30

NOVEMBRO 2016

Dia 5 – Cia Cambalhotas (Anjo da Guarda) / 16h30

Dias 8, 9, 10 e 11 – C.E. Mário Meireles, C.E. Lúcia Chaves, C.E. Antônio Ribeiro da Silva e C.E.

Vicente Maia

Dia 11 – Praça Nauro Machado / 19h

Dia 18 – Praça Deodoro / 17h30

DEZEMBRO 2016

Dia 2 – Praça Deodoro / 17h30

Dia 8 – Largo do Teatro (Anjo da Guarda) / 16h30

Dia 9 – Praça Nauro Machado / 19h

JANEIRO 2017

Dia 13 – Praça Deodoro / 17h30

Dia 20 – Praça Nauro Machado / 19h

Dia 21 – Cia Cambalhotas (Anjo da Guarda) / 16h30

FEVEREIRO 2017

Dia 4 – Largo do Teatro (Anjo da Guarda) / 16h30

Dias 11 e 18 – Cia Cambalhotas (Anjo da Guarda) / 16h30

Ficha Técnica

Duração: aproximadamente 60 minutos

Classificação: Livre

Gênero: Circo; Teatro de Rua

Texto: Géraldine Gauthier

Músicas: Domínio público

Direção e Produção Executiva

Direção: Waldemir Nascimento

Produção Executiva: Bianka Marques

Assistente de Produção: Adalberto Costa

Elenco

Sganarelle: Edson Lima

Dom José (voz): Adalberto Costa

Marina Mary Martins e Madame Gordão: Marlucie Emily

Suzete (boneca): Andressa Kelly

Funcionário e Gordão: Jefferson Gama

Sans feu ni lieu: Anderson Pytuyba

Produção Artística

Concepção: Waldemir Nascimento

Cenografia e Adereços: Wanderson Silva

Assistente de Cenografia e Adereços: Flávia Félix Rodrigues

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/pedrosobrinho/wp-admin/
Twitter Facebook RSS