A partir desta sexta-feira (5/8), a cidade de Barreirinhas, porta de entrada dos Lençóis Maranhenses, será embalada ao som do jazz e do blues com a 8ª Edição do Lençóis Jazz e Blues Festival. Serão 17 shows, seis oficinas de música (quatro delas em Barreirinhas e duas em São Luís), uma palestra, duas exposições de fotografia e três jams sessions. A programação é totalmente gratuita.
CIRCUITO BARREIRINHAS- Em Barreirinhas, os shows serão realizados a beira do Rio Preguiças, na Avenida Beira Rio, nos dias 5, 6 e 7 de agosto. Os shows seguem a seguinte programação: SEXTA-FEIRA, dia 5 de agosto, apresentam-se Carlos Malta Quarteto às 20h, Liz Rosa Trio às 21h15 e Camila Boeuri às 22h30; no SÁBADO, dia 6 de agosto, fazem show no festival Sérgio Galvão às 20h, Rodrigo Nézio às 21h15 e Paulinho Moska, encerrando a noite, às 22h30. Já no DOMINGO, dia 7 de agosto, último dia do festival, passarão pelo evento Marconi Rezende às 20h, Nicolas Krassik e Mestrinho às 21h15 e André de Sousa MB, às 22h15.
APRENDIZAGEM- Além dos shows, haverá uma PROGRAMAÇÃO PARALELA com oficinas, palestras e exposições de primeira qualidade. Na SEXTA-FEIRA, dia 5 de agosto, das 10h às 12h, acontece a OFICINA DE CANTO ministrada por Liz Rosa (RN), no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora da Conceição (Igreja Matriz). No mesmo local, das 15h às 18h, será realizada uma OFICINA DE FOTOGRAFIA DE CELULAR, com Márcio Melo, Presidente do Clube de Fotografia Poesia do Olhar, e o fotoclubista Marco Aurélio Nogueira da Silva. No mesmo horário, no piso térreo do salão paroquial da Igreja Matriz, ocorre a PALESTRA POLÍTICAS PÚBLICAS DO MINISTÉRIO DA CULTURA, ministrada por Yuri Sampaio Cartellato Logrado, representante regional do Nordeste do Ministério da Cultura do Maranhão (MinC-MA).
No dia seguinte (6/08), SÁBADO, iniciando as atividades, no período da manhã, das 10h às 12h, será realizada a OFICINA DE SAXOFONE que será ministrada por Sérgio Galvão (RJ), no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora da Conceição (Igreja Matriz). No mesmo local, será realizado o segundo dia da OFICINA DE FOTOGRAFIA DE CELULAR, das 15h às 18h. E para quem gosta de dar aquela esticadinha, não vão faltar as tradicionais JAMS SESSIONS em Barreirinhas. Os encontros musicais são realizados após os shows oficiais do Lençóis Jazz & Blues Festival e acontecem todos os dias do festival, no Bar Terraço Gourmet (antigo Deck Bistrô), na praça da Igreja Nossa Senhora da Conceição (Igreja Matriz).
NOVIDADE- Este ano, a grande novidade na programação do Circuito Barreirinhas é a integração entre os mundos da música e da fotografia, pois além das oficinas de fotografia de celular, a cidade ganhará a exposição fotográfica “Música no Olhar” que será realizada durante todos os dias do festival, na Praça do Trabalhador. Uma realização do Clube de Fotografia Poesia do Olhar que terá a música como inspiração.
CIRCUITO SÃO LUÍS- No fim de semana seguinte, nos dias 12 e 13 de agosto, o festival será realizado na capital maranhense. E o grande palco do evento será mais uma vez a Praça Maria Aragão, onde serão realizados seis shows de grandes artistas. Na SEXTA-FEIRA, dia 12, abrirá a programação em São Luís, às 20h, o músico Ademir Júnior Quarteto e o saxofonista francês Baptiste Herbin, como convidado especial.
Em seguida, se apresentam Filó Machado e Felipe Machado, às 21h15, e o grupo vocal Boca Livre, encerrará a programação do primeiro dia, às 22h15. No SÁBADO, dia 13/08, segundo e último dia do festival, será a vez de Ronald Santos e Quarteto, às 20h; de Gilson Peranzetta e Trio, às 21h15; e da cantora americana Whitney Shay, que contará com a participação luxuosa de Igor Prado e banda, às 22h15.
ATIVIDADES- Assim como no Circuito Barreirinhas, São Luís também receberá as oficinas, palestras e exposições. Em São Luís, a programação será iniciada na QUINTA-FEIRA, dia 11 de agosto, com a OFICINA DE VIOLÃO ministrada por Filó Machado e Felipe Machado (SP), das 16h às 18h, no Auditório da Escola de Música do Estado do Maranhão – Lilah Lisboa, localizada à Rua da Estrela, 363 – Praia Grande, no Centro Histórico de São Luís. Já na SEXTA-FEIRA, dia 12, será realizada a OFICINA DE MÚSICA E CANTO, apresentada pelo grupo vocal Boca Livre, do Rio de Janeiro. A oficina ocorrerá das 9h30 às 12h, também no Auditório da Escola de Música do Estado do Maranhão. De Barreirinhas para São Luís, a exposição fotográfica Música do Olhar expõe o universo da fotografia, também, na capital maranhense, entre os dias 12 e 13 de agosto, na Praça Maria Aragão