Guarnicê de Cinema mobiliza São Luís

0comentário

Na noite de segunda feira (6), aconteceu a abertura oficial do 39º Festival Guarnicê de Cinema, pela primeira vez, no Teatro Arthur Azevedo (TAA). O ponto chave do evento ficou por conta da exibição do longa-metragem A frente fria que a chuva traz, produção do cineasta homenageado nesta edição, Neville D’Almeida.

 A atriz Juliane Araújo e o cineasta Neville D´Almeida, homenageado nesta edição do festival. Foto: Lauro Vasconcelos
A atriz Juliane Araújo e o cineasta Neville D´Almeida, homenageado nesta edição do festival. Foto: Lauro Vasconcelos

A solenidade contou com a presença do próprio cineasta; de Juliane Araújo, atriz carioca, que integra o elenco do filme; representantes da Universidade Federal do Maranhão, da Companhia Energética do Maranhão (CEMAR) e do Teatro, da Secretaria Municipal de Cultura houve música, bate papo, discursos e cinema.

Letícia Sabatella ao lado do marido Fernando Alves na plateia do teatro. Foto: Lauro Vasconcelos
Letícia Sabatella ao lado do marido Fernando Alves na plateia do teatro. Foto: Lauro Vasconcelos

A primeira atração da noite foi o pocket show da cantora e jornalista Cecília Leite em um tributo a Papete, compositor, percussionista e cantor maranhense que faleceu no último dia 26.

A abertura foi prestigiada por um grande público. Foto: Lauro Vasconcelos
A abertura foi prestigiada por um grande público. Foto: Lauro Vasconcelos

Assim, em ritmo maranhense, o público ouviu os discursos de Celso Brandão, diretor do TAA e secretário adjunto de economia criativa; de Carlos Hubert, gerente de comunicação e marketing da CEMAR; de Dorlene de Aquino, pró-reitora de Extensão, Cultura e Empreendedorismo da UFMA, e de Nair Portela, reitora da UFMA, que abriram o festival e exaltaram a importância da cultura, da arte e do Guarnicê para o meio cultural maranhense.

A continuidade ficou por conta do pequeno bate papo com Neville D’Almeida, seguido da exibição do filme. Em Frente fria que a chuva trás, seu mais novo trabalho, ele enfatiza as mazelas da sociedade, transgredindo conceitos e retratando de forma ácida a elite que acha que pode comprar tudo e todos.

Recepção lúdica é novidade da edição do Guarnicê deste ano. Foto: Lauro Vasconcelos.
Recepção lúdica é novidade da edição do Guarnicê deste ano. Foto: Lauro Vasconcelos.

Mais Guarnicê

O ponto alto do segundo dia do festival ficou por conta da recepção lúdica pelo Grupo Catártica realizada no Teatro João do Valle. Em seguida, aconteceu a sessão de cinema com a programação do filme “As Aventuras do Pequeno Colombo”, de Rodrigo Gava, destinado a alunos da rede pública de ensino de São Luís.

Cinco escolas do ensino fundamental, acompanharam a programação desta terça-feira, e puderam ter o primeiro contato com o cinema e assim aguçar ainda mais a criatividade e a imaginação.

A programação do 39º Festival Guarnicê de Cinema continua nesta quarta-feira (8), com as mostras Guarnicezinho, Jovem, Cine Sesi Cultural e Anima Mundi no Teatro João do Vale; Cenário Brasil e Competitiva no Teatro da Cidade; Cenário Maranhão e mostra Neville D’Almeida no Cine Praia Grande. Além disso, as oficinas continuam no prédio do IEMA – Praia Grande (Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão).

Como novidades, o evento traz a oficina “A construção da personagem no audiovisual” com a atriz Mayana Neiva, no Salão Versátil do Teatro Arthur Azevedo; bate papo com Aída Queiroz, diretora de animação em produções como a minissérie “Hoje é dia de Maria” e fundadora do festival Anima Mundi; no Teatro João do Vale, mostra Neville D’Almeida, no Cine Praia Grande, com exibição de filmes do cineasta homenageado, reprise dos filmes da Mostra Competitiva, no Cine Praia Grande; e o Movie Lounge, momento de conversa com participantes do festival, no Teatro da Cidade.

A programação acontece das 8h às 12h30, das 14h30 às 18h, e inicia à noite, 19h. Para mais informações sobre cada horário, acesse o site www.cultura.ufma.br/39guarnice.

Sem comentário para "Guarnicê de Cinema mobiliza São Luís"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS